DSpace/Manakin Repository

Atividades educativas para a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias: discursos de enfermeiros.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6757911904711097 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E.A.R. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1043760665389361 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Heloisy Alves de.
dc.description.resumo As doenças infecciosas e parasitárias compõem um relevante problema de saúde pública que pode ser prevenido com medidas higiênicas aplicáveis cotidianamente. A incidência dessas infecções está intimamente relacionada às condições econômicas, políticas e sociais. A Enfermagem atua na prevenção dessas patologias e na promoção da saúde da população, tendo as ações educativas como instrumento importante. O estudo teve como principal objetivo analisar as ações educativas desenvolvidas pelos enfermeiros da ESF, no tocante à prevenção das doenças infecciosas e parasitárias, sob a ótica destes profissionais. E objetivos específicos: Caracterizar a amostra quanto aos aspectos sociodemográficos e profissionais; Averiguar as temáticas abordadas pelos enfermeiros da ESF no tocante ao desenvolvimento de ações educativas, focadas na prevenção das doenças infecciosas e parasitárias; Investigar as práticas metodológicas empregadas pelos enfermeiros da ESF para desenvolverem as ações educativas, focadas na prevenção das doenças infecciosas e parasitárias; Identificar fragilidades e potencialidades das ações educativas desenvolvidas pela ESF; Apresentar sugestões para fortalecer as ações de educação em saúde desenvolvida pelos enfermeiros da ESF, no tocante à prevenção das doenças infecciosas e parasitárias. Trata-se de um estudo exploratório desenvolvido sob a abordagem qualitativa. Participaram deste estudo nove enfermeiros atuantes na ESF das cidades de Jaçanã-RN, Nova Floresta-PB e Cuité-PB. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, as quais foram submetidas à análise de conteúdo, proposta por Bardin. Verificou-se que a inclusão destas atividades na rotina dos serviços de saúde vem apontando vários desafios, que estão atrelados a entraves como: a sobrecarga de trabalho; limites na educação formal dos usuários; falta de subsídios de recursos para divulgação na comunidade. Sugere-se investir na capacitação dos profissionais, visando instrumentalizá-los para o melhor exercício das atividades de cunho educativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem de Saúde Pública pt_BR
dc.title Atividades educativas para a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias: discursos de enfermeiros. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Infectious and parasitic diseases constitute a major public health problem that can be prevented with applicable hygienic measures daily. The incidence of these infections is closely related to economic, political and social conditions. Nursing acts in the prevention of these diseases and the promotion of population health, and educational activities as an important instrument. The study was meant to examine the educational actions developed by nurses of the ESF, in the prevention of infectious and parasitic diseases, from the perspective of these professionals. And specific objectives: To characterize the sample in terms of sociodemographic and professional aspects; Ascertain the themes addressed by the ESF nurses regarding the development of educational activities, focused on prevention of infectious and parasitic diseases; Investigate the methodological practices employed by FHS nurses to develop educational activities, focused on prevention of infectious and parasitic diseases; Identify weaknesses and potential of educational activities developed by the ESF; Make suggestions to strengthen health education activities developed by nurses of the ESF, in the prevention of infectious and parasitic diseases. It is an exploratory study developed under the qualitative approach. The study included nine nurses working in the FHS of the cities of Jacana-RN, New Forest-PB and Cuité-PB. Data were collected through interviews, which were submitted to content analysis proposed by Bardin. It was found that the inclusion of these activities in the routine of health services has been pointing several challenges, which are linked to barriers such as: work overload; limits on the formal education of users; lack of resource subsidies for dissemination in the community. It is suggested to invest in the training of professionals in order to instrumentalize them for the better performance of educational nature activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8437
dc.date.accessioned 2019-10-24T09:54:40Z
dc.date.available 2019-10-24
dc.date.available 2019-10-24T09:54:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Prevenção de Doenças Transmissíveis pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Communicable Disease Prevention pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Enfermería
dc.subject Prevención de enfermedades transmisibles
dc.subject Educación para la salud
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cosma Firmina da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational activities for the prevention of infectious and parasitic diseases: nurses' speeches. pt_BR
dc.title.alternative Actividades educativas para la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias: discurso de enfermeras.
dc.identifier.citation SILVA, Cosma Firmina da. Atividades educativas para a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias: discursos de enfermeiros. 2015. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen Las enfermedades infecciosas y parasitarias son un problema de salud pública relevante que se puede prevenir con medidas higiénicas aplicables a diario. La incidencia de estas infecciones está estrechamente relacionada con las condiciones económicas, políticas y sociales. Enfermería trabaja para prevenir estas patologías y promover la salud de la población, con la actividad educativa como un instrumento importante. El objetivo principal del estudio fue analizar las acciones educativas desarrolladas por los enfermeros de la ESF, en materia de prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias, desde la perspectiva de estos profesionales. Y objetivos específicos: Caracterizar la muestra en aspectos sociodemográficos y profesionales; Investigar los temas abordados por las enfermeras de la ESF sobre el desarrollo de acciones educativas, enfocadas a la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias; Investigar las prácticas metodológicas empleadas por los enfermeros de la ESF para desarrollar acciones educativas enfocadas a la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias; Identificar las debilidades y potencialidades de las acciones educativas desarrolladas por el FSE; Presentar sugerencias para fortalecer las acciones de educación en salud desarrolladas por las enfermeras de la ESF, en materia de prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias. Se trata de un estudio exploratorio desarrollado bajo un enfoque cualitativo. En este estudio participaron nueve enfermeras que trabajan en la ESF de las ciudades de Jaçanã-RN, Nova Floresta-PB y Cuité-PB. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, las cuales fueron sometidas al análisis de contenido propuesto por Bardin. Se encontró que la inclusión de estas actividades en la rutina de los servicios de salud ha puesto de relieve varios desafíos, los cuales están vinculados a obstáculos como: sobrecarga de trabajo; límites a la educación formal de los usuarios; falta de subsidios a los recursos para su difusión en la comunidad. Se sugiere invertir en la formación de profesionales, con el objetivo de equiparlos para el mejor ejercicio de las actividades educativas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta