DSpace/Manakin Repository

Os pentaminós: um recurso didático no ensino de área, perímetro e outros conceitos geométricos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, Josevandro Barros pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. A. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA JÚNIOR, Aluíso Freire da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA JÚNIOR, A. F. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.description.resumo Este trabalho baseia-se no uso do material concreto de pentominós como estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem de conceitos sobre área e perímetros e outros conceitos sobre geometria. A metodologia foi desenvolvida para apoiar e abordar a teoria, tendo como fundamento a análise da revisão de literatura sobre ensino e aprendizagem com o uso de pentominós e materiais didáticos com facilitador no ensino de conceitos matemáticos direcionados a temas que compõem a geometria e álgebra. Nosso objetivo é a partir dos estudos realizados na preparação de uma sequência de ensino em que os pentominós sejam utilizados como recurso para o ensino de conceitos geométricos em salas de matemática. Examine a possibilidade de usar pentominós na área e no perímetro da educação. Por isso, sugerimos ao professor que desenvolva atividades no trabalho como estratégias de aprendizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Os pentaminós: um recurso didático no ensino de área, perímetro e outros conceitos geométricos. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8452
dc.date.accessioned 2019-10-24T12:46:05Z
dc.date.available 2019-10-24
dc.date.available 2019-10-24T12:46:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pentaminó pt_BR
dc.subject Material Concreto pt_BR
dc.subject Área e perímetro pt_BR
dc.subject Poliminós pt_BR
dc.subject Concrete material pt_BR
dc.subject Area and perimeter pt_BR
dc.subject Material de hormigón
dc.subject Área y perímetro
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Josevandro Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pentaminós: a didactic resource in the teaching of area, perimeter and other geometric concepts. pt_BR
dc.title.alternative Los pentominós: un recurso didáctico en la enseñanza de área, perímetro y otros conceptos geométricos.
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Josevandro Barros. Os pentaminós: um recurso didático no ensino de área, perímetro e outros conceitos geométricos. 2015. 72 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resume This work is based on the use of pentominoes concrete material as a didactic strategy in teaching and learning process of concepts about area and perimeters and other concepts about geometry. The methodology was developed to support and theoretical approach, it has a foundation in analysis of literature review on teaching and learning with the use of pentominoes and teaching materials with facilitator in teaching mathematical concepts directed at themes that make up the geometry and algebra. Our goal is from the studies carried out preparing a teaching sequence in which the pentominoes are used as a resource for teaching geometric concepts in mathematics rooms. Examine the possibility of using pentominoes in the area and perimeter of education. So we suggest to the teacher that develops activities in the job as learning strategies. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo se basa en el uso del material concreto de los pentominós como estrategia didáctica en el proceso de enseñanza y aprendizaje de conceptos sobre área y perímetros y otros conceptos sobre geometría. Se desarrolló la metodología para sustentar y abordar la teoría, a partir del análisis de la revisión bibliográfica sobre la enseñanza y el aprendizaje con el uso de pentominós y materiales didácticos como facilitador en la enseñanza de conceptos matemáticos dirigidos a temas que conforman la geometría y el álgebra. Nuestro objetivo se basa en estudios realizados en la elaboración de una secuencia didáctica en la que se utilizan los pentominos como recurso para la enseñanza de conceptos geométricos en las aulas de matemáticas. Examinar la posibilidad de utilizar pentominós en el área de educación y perímetro. Por ello, sugerimos que el docente desarrolle actividades en el trabajo como estrategias de aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta