dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo . |
|
dc.contributor.referee2 |
GOMES, Henaldo Moraes. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de
geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias
aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma
breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando
resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida
problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas
considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer
informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a
formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do
resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos
do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO,
localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados
questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o
autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia
aplicada na referida escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present work proposes to make a methodological discussion about the teaching of
geography in a public school, reflecting a little about the classes and the methodologies
applied at the time of execution. To achieve this goal we started with a
brief theoretical discussion about the trajectory of school geography in Brazil, seeking
rescue and reflect on how the stages of transformation took place. Then
I questioned the teaching of geography in the 21st century, where it was possible to discuss some
authors' considerations about the teaching problem, trying to establish
information consistent with teaching. Next, an analysis of
teacher education, the methodology applied in geography classes. For the acquisition of
The result of the present work was based on an empirical study conducted with the students
from the 9th and 3rd year EEEFM Elementary and High School ESTEVAM MARINHO,
located in the district of São Gonçalo. In the course of the study,
questionnaires for the students and teachers of this school space, through which the
author sought to discuss the teaching methodology geography learning
applied at that school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-25T11:26:50Z |
|
dc.date.available |
2019-10-25 |
|
dc.date.available |
2019-10-25T11:26:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - metodologia do ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Teaching Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
School Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Aline Luzia da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |