DSpace/Manakin Repository

Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
dc.contributor.referee2 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.description.resumo O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present work proposes to make a methodological discussion about the teaching of geography in a public school, reflecting a little about the classes and the methodologies applied at the time of execution. To achieve this goal we started with a brief theoretical discussion about the trajectory of school geography in Brazil, seeking rescue and reflect on how the stages of transformation took place. Then I questioned the teaching of geography in the 21st century, where it was possible to discuss some authors' considerations about the teaching problem, trying to establish information consistent with teaching. Next, an analysis of teacher education, the methodology applied in geography classes. For the acquisition of The result of the present work was based on an empirical study conducted with the students from the 9th and 3rd year EEEFM Elementary and High School ESTEVAM MARINHO, located in the district of São Gonçalo. In the course of the study, questionnaires for the students and teachers of this school space, through which the author sought to discuss the teaching methodology geography learning applied at that school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
dc.date.accessioned 2019-10-25T11:26:50Z
dc.date.available 2019-10-25
dc.date.available 2019-10-25T11:26:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia - metodologia do ensino pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Geography - Teaching Methodology pt_BR
dc.subject School Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Aline Luzia da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta