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Educação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos do assentamento Santo Antônio/PB.

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dc.creator.ID CAROLINO, E. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2505704671466878 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CANDEIA, Roberlúcia Araújo.
dc.contributor.advisor1ID CANDEIA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3402528767552686 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SALES, Ricélia Maria Marinho.
dc.contributor.advisor2ID SALES, R. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4718608750713388 pt_BR
dc.contributor.referee1 SIQUEIRA, Eliezer da Cunha.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Camilo Allysson Simões de.
dc.description.resumo Com este trabalho buscou-se estabelecer a relação entre a Educação Ambiental (EA) e a sustentabilidade, a partir de um estudo de caso no assentamento rural Santo Antônio da cidade de Cajazeiras-PB, ressaltando a problemática dos resíduos sólidos gerados na comunidade e propondo alternativas de reaproveitamento desses resíduos, mostrando seus benefícios para a qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente em sua volta. Os resíduos sólidos, quando destinados de forma inadequada produzem grandes impactos ambientais, causando poluição das águas superficiais e subterrâneas, contaminação dos solos e do ar e a proliferação de doenças; não constituem somente um problema de ordem estética, mas representam também uma séria ameaça à humanidade e a natureza. Ao serem destinados adequadamente apresentam extrema importância no que se refere à qualidade de vida dos indivíduos na sociedade, e redução aos riscos à saúde pública. A metodologia adotada para desenvolver este projeto foi de natureza aplicada, descritiva, com procedimentos de pesquisa-ação, envolvendo avaliações antes e após as intervenções educativas que foram desenvolvidas de acordo com o interesse e a realidade dos assentados. Assim, a Educação Ambiental foi uma ferramenta utilizada para instigar nos habitantes do referido assentamento rural o interesse pela reutilização dos resíduos e a preservação do meio ambiente local. Para tanto, a proposta teve relevância social, ambiental e econômica, visto que contribuiu para a conscientização dos assentados, por meio de intervenções educativas para construção de uma comunidade sustentável. Neste trabalho detectaram-se alguns problemas e desafios a serem enfrentados pelos assentados referentes ao interesse em adotar atitudes ambientalmente corretas. Verificou-se na análise dos dados que os assentados destinam de forma inadequada os resíduos sólidos que produzem. Com as intervenções educativas buscou-se promover a sensibilização da comunidade do assentamento rural, na minimização dos impactos no meio ambiente causado pelos resíduos gerados. Construiu-se uma cartilha educativa com linguagem acessível e de fácil compreensão abordando temas como educação ambiental, reciclagem, compostagem e sistemas biodigestores no intuito de sensibilizar a população do assentamento rural a respeito das boas práticas no manejo ambiental. A coleta seletiva foi abordada durante as palestras com o objetivo de incentivar a população a separar os resíduos sólidos. Nessa perspectiva promoveu-se a implantação da coleta seletiva, inclusive sendo doada a comunidade 4 coletores de plástico nas cores padrão para estimular o processo. Para tanto, foi sugerido à implantação de sistemas de compostagem, além da construção de um biodigestor, sugestões essas que foram negadas, pois os assentados gostariam de receber os sistemas já em funcionamento, apenas para operacionalização, o que não condiz com a proposta de educação ambiental e mudança de atitudes. Realizou-se oficina de artesanato com reaproveitamento de potes de sorvete, mas não houve êxito, pois justificaram que não possuem recursos para comprar o material e o tempo que dispõem é para os afazeres domésticos. Apesar de pequena parte dos assentados não apresentar interesse em trabalhar com artesanato, ficou evidente que a grande maioria dos moradores do assentamento tem interesse em adotar as medidas ambientalmente corretas, sugeridas pelas pesquisadoras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Saneamento ambiental pt_BR
dc.title Educação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos do assentamento Santo Antônio/PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract With this study sought to establish the relationship between the environmental education and sustainability from a case study in the rural settlement Santo Antonio at Cajazeiras-PB, emphasizing the problem of solid waste generated in the community and proposing alternatives for reuse of this waste, showing its benefits to the quality of life of workers and the environment around them. Solid wastes, when discharged inappropriately produce large environmental impacts, causing pollution of surface and groundwater, soil and air contamination and proliferation of diseases; they constitute not only an aesthetic problem, but also represent serious threat to humanity and nature. When discharged properly the solid wastes present utmost importance to the quality of life of individuals in society, and reduce the risks in public health. The adopted methodology to develop this project was applied one, descriptive in nature, with action research procedures, involving evaluations before and after the educational interventions that have been developed in accordance with the interest and the reality of the settlers. Thus, environmental education was a tool used to create in inhabitants of this rural settlement interest in reuse of waste and the preservation of the local environment. To this end, the proposal had social, environmental and economic relevance, since it contributed to the awareness of the settlers, through educational interventions for building a sustainable community. In this work was detected several problems and challenges to be faced by the settlers regarding the interest in adopting an environmentally correct behavior. It was found in the analysis of the collected data that the settlers discharged inappropriately solid wastes they produce. With educational interventions it was sought to raise awareness of the community of the rural settlement, in minimizing the impacts on the environment caused by the waste generated. It was built an educational manual with affordable and easy-to-understand language addressing topics such as environmental education, recycling, composting and bio-digesters systems in order to raise awareness among the population of the rural settlement regarding good practices in environmental management. Selective waste collection was raised during the talks with the aim of encouraging the population to separate their domestic solid waste. In this perspective it was promoted the implementation of selective waste collection, including being given the community 4 plastic sinks in standard colors to stimulate the process. To this end, it was suggested to introduce composting systems, as well as the construction of a bio-digester, suggestions which were refused because the settlers would like to receive the systems already in operation, only for their operation, which does not match with the proposal of environmental education and changing attitudes. Craft workshop was held with reuse pots of ice cream, but there was no success, as justified that do not have resources to buy the material and the time available is for the household chores. Although small part of settlers not to interest in working with crafts, it became apparent that the vast majority of the residents of the settlement has an interest in adopting environmentally correct measures suggested by the researchers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/850
dc.date.accessioned 2018-05-30T21:06:47Z
dc.date.available 2018-05-30
dc.date.available 2018-05-30T21:06:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gerenciamento de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Gestão de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Assentamento Santo Antônio - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Pesquisa Ação pt_BR
dc.subject Assentamento rural - Paraíba pt_BR
dc.subject Coleta seletiva de lixo pt_BR
dc.subject Environmental education
dc.subject Search Action
dc.subject Gestão de resíduos sólidos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAROLINO, Eclivaneide Caldas de Abreu.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education and solid waste management of the Santo Antônio / PB settlement. pt_BR
dc.identifier.citation CAROLINO, Eclivaneide Caldas Abreu. Educação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos do assentamento Santo Antônio/PB. 2016. 79f. (Dissertação de Mestrado Profissional). Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR


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