DSpace/Manakin Repository

Práticas integrativas e complementares de saúde na atenção básica: análise de discurso dos enfermeiros.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8709038270195072 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Marcelo Costa.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Marcelo Costa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7409130137153860 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITE, Eliane de Sousa.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Nívea Mabel de.
dc.description.resumo As práticas integrativas e complementares de saúde (PICS) buscam integralizar e ampliar o cuidado através de mecanismos naturais, promovendo ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de agravos. O estudo objetivou analisar o discurso dos enfermeiros em relação às práticas integrativas e complementares de saúde na Atenção Básica. Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, que foi realizado com 14 enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família do município de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com questionário semiestruturado, que ocorreu entre os meses de junho e julho de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Para a análise de dados optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre, obtendo-se quatro temáticas e 06 DSC. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Durante os discursos foi possível perceber o desconhecimento dos enfermeiros em relação à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde devido a lacunas no processo formativo e falta de educação permanente. Constatou-se ainda dualidade no discurso, visto que mesmo com o desconhecimento dos enfermeiros, os mesmos expressavam certa superficialidade do saber no que rege a política, baseados nas práticas que ela oferta. Este estudo identificou as características das PICS, onde os profissionais pontuaram as possíveis terapêuticas que podem ser utilizadas no cuidado. Evidenciou-se como destaque neste estudo a orientação de plantas medicinais e fitoterápicos e certa confusão na diferenciação dessas práticas. Pôde-se identificar os fatores que facilitam e dificultam a realização das PICS no âmbito da Atenção Básica. Portanto, há a necessidade do fortalecimento na formação acadêmica dos enfermeiros, diminuindo as lacunas existentes no aprendizado, através da inclusão de disciplinas e apoio da gestão oferecendo ações de educação permanente referentes a essas práticas no cenário da Atenção Básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Práticas integrativas e complementares de saúde na atenção básica: análise de discurso dos enfermeiros. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-12
dc.description.abstract The Integrative and Complementary Health Practices (ICHP) seek to integrate and extend care through natural processes, promoting actions to subside and recover health and prevent injuries. The study aims to analyze the nurses' discourse in relation to integrative and complementary health practices in Primary Care. This is a descriptive study with a qualitative approach, which was carried out with 14 nurses from the Family Health Strategies of the City of Cajazeiras-PB. For data collection, an interview with a semi structured questionnaire was conducted, which took place between June and July 2017, after approval by the Ethics and Research Committee. For a data analysis we chose the Collective Subject Discourse (CSD) proposed by Lefèvre and Lefèvre, obtaining four themes and 06 CSD. During the speeches, it was possible to perceive the lack of knowledge of nurses in relation to the National Policy on Integrative and Complementary Health Practices due to gaps in the training process and the lack of education. There was also a duality without discourse, since even with the ignorance of the nurses, they expressed a certain superficiality of the knowledge that governs politics, based on the practices they offer. This study identifies as characteristics of ICHP, where practitioners have scored as possible therapies as can be done in care. It was evidenced as a highlight in the study of the orientation of medicinal and herbal plants and some confusion in the differentiation and practices. It was possible to identify the factors that facilitate and make difficult the realization of the ICHP in the field of Basic Attention. There is a need for strengthening the academic training of nurses, decreasing existing gaps such the non-learning, through the inclusion of disciplines and support of management of continuing education actions referring to these practices no Primary Care scenario. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8512
dc.date.accessioned 2019-10-25T15:34:24Z
dc.date.available 2019-10-25
dc.date.available 2019-10-25T15:34:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cuidados de enfermagem pt_BR
dc.subject Terapias complementares pt_BR
dc.subject Atenção primária à saúde pt_BR
dc.subject Saúde Familiar pt_BR
dc.subject Enfermeiros - práticas integrativas em saúde pt_BR
dc.subject Nursing care pt_BR
dc.subject Complementary Therapies pt_BR
dc.subject Primary health care pt_BR
dc.subject Family Health pt_BR
dc.subject Nurses - Integrative Health Practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Daniele Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Integrative and complementary health practices in primary care: discourse analysis of nurses. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Daniele Pereira. Práticas integrativas e complementares de saúde na atenção básica: análise de discurso dos enfermeiros. 2017. 60f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta