dc.creator.ID |
SOUZA, J. D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4160244841806165 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Sofia Dionizio. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, S. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6765455930121998 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA , Erliane Rocha da Silva. |
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dc.contributor.referee2 |
BEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira. |
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dc.description.resumo |
O ensino da saúde mental nos cursos de enfermagem é obrigatório, porém nem sempre aceito
de forma positiva pelos acadêmicos. Isso ocorre muitas vezes por preconceitos oriundos do
meio em que o aluno está inserido ou também por se sentirem despreparados para lidar com
situações que necessitem de ações imediatas, como por exemplo, o contato direto com o
paciente. Esse estudo buscou investigar se havia mudanças na concepção sobre saúde mental
durante a formação acadêmica do enfermeiro, a fim de verificar a influência das disciplinas
dessa área e de outras experiências nesse processo de formação. Trata-se de um estudo
qualitativo do tipo exploratório-descritivo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi
aplicação de Questionário específico elaborado para investigação do tema. Os sujeitos desta
pesquisa foram os acadêmicos ingressantes do curso de graduação em Enfermagem da
Universidade Federal de Campina Grande – campus de Cajazeiras, e aqueles matriculados em
disciplinas do sexto período deste curso que já tinham cursado as disciplinas “Enfermagem
em Saúde Mental” e “Enfermagem Psiquiátrica”, totalizando 36 discentes. Os dados coletados
através do questionário foram categorizados, com tabulação e análise estatística simples das
variáveis investigadas nas perguntas fechadas e análise qualitativa das respostas às perguntas
abertas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. As categorias de análise identificadas
foram: sentimentos em relação à saúde mental; conhecimento percebido como insuficiente;
atuação no âmbito da saúde mental; preferências por outras áreas de atuação. Traz como
resultado uma observação das mudanças de concepções entre os discentes dos primeiro e
sexto períodos do curso de enfermagem, permitindo investigações mais aprofundadas sobre o
impacto e a dinâmica dessas mudanças na formação do enfermeiro. Conclui-se que é
fundamental o processo de mudanças na forma de pensar e de agir desses estudantes com
relação ao tema, no sentido de se colocarem como futuros profissionais qualificados para
atuação nos diferentes espaços de atenção à saúde mental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-13 |
|
dc.description.abstract |
Teaching mental health in nursing courses is mandatory, but not always accepted positively
by academics. This is often due to prejudice that come from the medium in which the student
is inserted or also because they feel unprepared to deal with situations that require immediate
action, such as direct contact with the patient. This study aimed to investigate whether there
were changes in the conception of mental health during the academic nursing education in
order to verify the influence of the subjects of this area and other experiences in the training
process. This is an exploratory, descriptive and qualitative study. The procedure used for data
collection was the application of specific questionnaire designed for the research on the topic.
The subjects were freshman students of the undergraduate course in Nursing at the Federal
University of Campina Grande - Campus Cajazeiras, and those enrolled in courses of the sixth
semester of this course that had already taken the subjects "Mental Health Nursing" and "
Psychiatry Nursing ", totaling 36 students. The data collected through the questionnaire were
categorized with tabulation and simple statistical analysis of the variables investigated in the
multiple-choice questions and qualitative analysis of the answers to essay questions, using the
Content Analysis technique. The identified categories were: feelings about mental health;
knowledge perceived as insufficient; performance in mental health; preferences for other
areas. It brings as a result an observation of the changes of conceptions among the students of
the first and sixth semesters in the nursing program, enabling further research on the impact
and the dynamics of these changes in nursing education. In conclusion, we understand that it
is fundamental to the process of change in the way that these students think and act towards
the issue, in order to place themselves as future qualified professionals to work in different
areas of mental health care. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8515 |
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dc.date.accessioned |
2019-10-25T15:53:55Z |
|
dc.date.available |
2019-10-25 |
|
dc.date.available |
2019-10-25T15:53:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde mental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem psiquiátrica |
pt_BR |
dc.subject |
Mental health |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing education |
pt_BR |
dc.subject |
Psychiatric nursing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Josefa Daniele Miguel de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conception about mental health of nursing students of the Federal University of Campina Grande - Campus - Cajazeiras - Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Josefa Daniele Miguel de. Concepção sobre saúde mental dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - Campus - Cajazeiras -
Paraíba. 2015. 51f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |