dc.creator.ID |
SOUZA, A. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9760294003816975 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Betânia Maria Pereira dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, B. M. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7949218813126124 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Maria do Carmo Andrade Duarte de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPIGOTTO, Andreia Cristina. |
|
dc.description.resumo |
É notável o crescente número de acidentes com motocicletas no país. A cada ano, os
números nos mostram que a quantidade de óbitos e morbidades cresce em decorrência da
violência no trânsito. As causas que levam a esses números alarmantes são principalmente a
facilidade de compra e financiamento de motocicletas, falta de habilidade para dirigir, ausência
de uma fiscalização mais efetiva, a combinação do uso de álcool e velocidade excessiva, o não
uso de EPI (equipamento de proteção individual) como o capacete. A conduta mais eficaz para a
obtenção de resultados satisfatórios, seria trabalhar sobre os fatores de risco acima citados no
intuito de minimizá-los e com isso reduzir a quantidade de acidentes. Objetivos: Traçar o perfil
epidemiológico de motociclistas acidentados na cidade de Aurora-CE no período de 2009 a 2013.
Metodologia: pesquisa exploratória e descritiva, transversal e retrospectiva, com abordagem
quantitativa. A população em estudo resultou das vítimas de acidentes de motocicletas da referida
cidade e a amostra constou das fichas de atendimento ambulatorial do Hospital Geral Ignez
Andreazza e registradas durante o período compreendido entre 1° de janeiro de 2009 e 31 de
dezembro de 2013, onde foram analisados os dados sóciodemográficos e referentes aos acidentes.
Resultados: o sexo e a faixa etária mais incidentes por acidentes de motocicletas foram homens
(80,4%), de 18 a 28 anos de idade, solteiros (54,6%), procedentes da zona rural (54,4%). Os
acidentes aconteceram principalmente durante os horários de 18h a 23h59, havendo um
acentuado aumento no mês de dezembro e um crescente aumento entre 2009 a 2013. O principal
desfecho dos casos foi a estabilização e transferência para outros hospitais. Conclusão: Aurora,
situado no cariri cearense possui uma taxa de ocorrências de acidentes de motocicleta bastante
elevada, há indícios que esse aumento esteja intimamente relacionado com uma série de fatores
que predispõem o acontecimento de acidentes, a falta de uma fiscalização mais efetiva, um lento
processo de educação de pedestres, desrespeito à legislação do trânsito por parte dos
motociclistas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Acidentes de moto: perfil epidemiológico de vítimas em uma cidade do interior cearense. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
It is remarkable the large crescent of motorcycle accidents in the country. Each
year, the figures show that the number of deaths and morbidities grows because of road rage. The
causes that lead to these alarming figures are mainly the ease of purchase and motorcycle
financing, inability to drive, no more effective monitoring, the combination of alcohol and
speeding, non-use of PPE (equipment individual) as the protective helmet. The most efficient
procedure to obtain satisfactory results, it would work on the aforementioned risk factors in order
to minimize them and thus reduce the amount of accidents. Objectives: To describe the
epidemiology of injured motorcyclists in the city of Aurora-CE in the period 2009-2013.
Methods: exploratory, descriptive, cross-sectional and retrospective research with quantitative
approach. The study population resulted victims of motorcycle accidents of that city and the
sample consisted of chips outpatient General Hospital Ignez Andreazza and recorded during the
period from January 1, 2009 and December 31, 2013, which were sociodemographic and
analyzed data related to accidents. Results: sex and age group most incidents by motorcycle
accidents were men (80.4%), 18-28 years old, single (54.6%), in rural area (54.4%). The injuries
occurred primarily during the hours of 18h to 23h59, with a sharp increase in December and a
steady increase from 2009 to 2013 The main outcome of the cases was the stabilization and
transfer to other hospitals.Conclusion: Aurora, located in Ceará cariri has an event rate of
motorcycle accidents quite high, there is evidence that this increase is closely related to a number
of factors that predispose the event of accidents, the lack of a more effective supervision, a slow
process education of pedestrians, disregard for traffic laws by motorcyclists. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8554 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-28T15:21:24Z |
|
dc.date.available |
2019-10-28 |
|
dc.date.available |
2019-10-28T15:21:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes de trânsito |
pt_BR |
dc.subject |
Motocicletas |
pt_BR |
dc.subject |
óbitos |
pt_BR |
dc.subject |
Traffic-accidents |
pt_BR |
dc.subject |
Motorcycles |
pt_BR |
dc.subject |
deaths |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Ana Janielli de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Motorcycle Accidents: epidemiological profile of victims in a city of Ceará countryside. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Ana Janielli de. Acidentes de moto: perfil epidemiológico de vítimas em uma cidade do interior cearense. 2014. 51f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |