dc.creator.ID |
SILVA, J. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6761813347672436 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7409130137153860 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREIRE, Eder Almeida. |
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dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marilena Maria de. |
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dc.description.resumo |
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolve no seu cotidiano práticas que influenciam
diretamente no aspecto de qualidade de vida da comunidade, já que ocupa um lugar essencial
na Equipe de Saúde, sendo responsável por orientar e promover saúde à população sobre os
diversos eventos relacionados ao bem-estar da sua população adscrita. O estudo objetivou
averiguar como ocorriam os atos educativos no cotidiano das práticas dos ACS na Atenção
Básica. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com 16 ACS
da Atenção Básica de Cajazeiras-PB. A coleta de dados foi feita através de entrevista
semiestruturada, e para a organização dos dados obtidos na entrevista, foi recorrido ao processo
metodológico da Análise do Discurso (AD) de linha francesa de Michel Pêcheux, como método
de análise, pelo seu aspecto subjetivo de trabalhar não com o conteúdo do texto propriamente,
mas com os sentidos produzidos por este. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a
Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante a análise dos discursos
identificou-se que os atos educativos desenvolvidos pelos ACS no seu cotidiano ainda são
pautados no modelo de saúde médico-biológico, demostrando que o conceito de educação em
saúde definidos por eles é confuso e atrelado à prevenção de doenças. Outros fatores
identificados na análise foram as dificuldades encontradas no seu cotidiano para desenvolver
os atos educativos, pois a gestão não tem uma participação efetiva para disponibilizar
capacitações e materiais para que as ações educativas ocorram, a população também não tem
uma boa adesão às ações coletivas, dessa forma contribuindo para que o ACS desenvolva na
maioria das vezes ações de caráter individuais no momento da visita. Evidenciou-se no estudo
que esses fatores existentes limitam o desenvolvimento dos atos educativos, enfraquecendo
dessa maneira o envolvimento de todos na construção do cuidado e assim deixando de oferecer
um serviço de qualidade para a população. Por fim, acredita-se que esse estudo contribua para
despertar novas discursões e reflexões entre os diversos pesquisadores, equipes, comunidade e
gestores sobre a importância da valorização e do reconhecimento do trabalho desses
profissionais para o fortalecimento da Atenção Básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Atos educativos no cotidiano das práticas dos Agentes Comunitários de Saúde. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-19 |
|
dc.description.abstract |
The community health agent (CHA) develops practices that directly influence any aspect of the
community's quality of life, since the ACS occupies an essential place in the Health Team,
being responsible for guiding and promoting the health of the population on the various events
related to the well-being of its attached population. The study aimed to find out how the
educational acts occurred in the daily practices of the Community Health Agents in Primary
Care. This is a descriptive research with a qualitative approach, carried out with 16 ACS of the
basic care of Cajazeiras-PB. The data collection was done through a semi-structured interview,
and for the organization of the data obtained in the interview, was turned to the methodological
process of the Discourse Analysis (AD) of Michel Pêcheux's French line, as a method of
analysis, for its subjective aspect of working not with the content of the text itself, but with the
senses produced by it. All the steps of the research faithfully followed Resolution 466/2012 of
the National Health Council. During the analysis of the speeches identified that the educational
acts developed by the ACS in their daily life are still based on the medical-biological health
model, demonstrating that the concept of health education defined by them is confusing and
linked to the prevention of diseases, other factors identified in the analysis were the difficulties
encountered in their daily lives to develop educational acts, since the management does not
have an effective participation to provide capacities and materials for the educational actions to
occur, the population also does not have a good adhesion to collective actions, in this way
contributing to the ACS to develop, in most cases, individual character actions at the time of
the visit. It was evidenced in the study that these existing factors limit the development of
educational acts, thus weakening the involvement of all in the construction of care and thus
failing to provide a quality service for the population. Finally, it is believed that this study
contributes to awakening new discourses and reflections among the various researchers, teams,
community and managers about the importance of valorization and recognition of the work of
these professionals for the strengthening of Primary Care. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8627 |
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dc.date.accessioned |
2019-10-29T16:51:23Z |
|
dc.date.available |
2019-10-29 |
|
dc.date.available |
2019-10-29T16:51:23Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Agentes Comunitários da Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção Básica em Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Community Health Agents |
pt_BR |
dc.subject |
Health education |
pt_BR |
dc.subject |
Primary Health Care |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jéssica Mayara Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational acts in the daily practices of Community Health Agents. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jéssica Mayara Almeida. Atos educativos no cotidiano das práticas dos Agentes Comunitários de Saúde. 2017. 63f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |