dc.creator.ID |
SOUSA, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
LOPES, R. P. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1114314800416534 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9460380693300177 |
|
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Henrique Gonçalves Dantas de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, H. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2277519522370378 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LAMEIRA, Allan Pablo do Nascimento. |
|
dc.contributor.referee2 |
LACERDA NETO, Luiz Jardelino de. |
|
dc.description.resumo |
As discussões sobre a maneira como se organiza e pensa a formação médica, aliada às
profundas transformações no mundo do trabalho em saúde, ampliaram-se nas últimas três
décadas, tendo como marco a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), as Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 e recentes mudanças nas políticas de educação e
saúde, através da lei do Mais Médicos. Constata-se, nesse sentido, a imprescindibilidade de se
avaliar os rumos da educação médica brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo geral
investigar quais avanços e insuficiências, no processo de reforma curricular, são encontrados
nas escolas médicas brasileiras, durante os últimos quinze anos, após as DCN de 2001, e os
objetivos específicos de investigar o impacto da reforma curricular sobre o processo de
integração ensino-serviço-comunidade e de desenvolvimento docente. Foi realizada uma
revisão bibliográfica do tipo integrativa. Adotou-se, como fonte de pesquisa, a base de dados
encontrada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS (Literatura Latino Americana e do
Caribe em Ciências da Saúde). A seleção das pesquisas ocorreu por meio das leituras dos
títulos, resumos e textos completos, sendo selecionados, ao final, 15 trabalhos. Após as DCN,
as escolas médicas introduziram mudanças em seus projetos político-pedagógicos, a fim de
formar profissionais voltados para as necessidades da população e do SUS. Nesse sentido, os
estudos evidenciam ser fundamental o incentivo à integração ensino-serviço-comunidade,
principalmente com a inserção longitudinal dos estudantes em cenários diversificados, com
ênfase na Atenção Primária à Saúde e no envolvimento docente. As políticas indutoras criadas
ao longo dos anos 2000 produziram mudanças na relação dos cursos com a rede de saúde e a
comunidade, mas representam experiências limitadas em relação à sua abrangência no
conjunto das escolas e ao poder de influência sobre o perfil do egresso. Sobre a docência, os
estudos apontam a relevância do papel dos docentes na concretização das transformações
curriculares. Os estudos destacam a insuficiência quanto à formação pedagógica e ao processo
de capacitação gerencial como entraves, considerando a relevância dessas competências para
imprimir mudanças na formação profissional. Portanto, é evidente que as DCN têm
provocado mudanças, mas a transformação ainda se encontra distante. Dessa forma, é
necessário ressignificar o ensino e promover sua integração com o sistema de saúde, pois
somente assim, a formação médica cumprirá seu papel social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina. |
pt_BR |
dc.title |
Educação médica brasileira em evidência: uma análise dos avanços e insuficiências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-08-01 |
|
dc.description.abstract |
Discussions on how medical training is thought and organized, combined with profound
changes in the world of health work, broadened the past three decades, marked by the
establishment of the Unified Health System (SUS), the National Curriculum Guidelines
(DCN) in 2001 and recent changes in education and health policies, through the More Doctors
law. It is noted in this regard that it is essential to evaluate the course of the Brazilian medical
education. This research has the general objective to investigate what progress and
shortcomings in the process of curriculum reform, are found in Brazilian medical schools,
during the last fifteen years, after the DCN 2001 and the specific objectives of investigating
the impact of curriculum reform on the teaching-service-community integration and teacher
development. A literature review of the integrative type was performed. It was adopted as a
research source, the database found in the Virtual Health Library (BVS): LILACS (Latin
American and Caribbean Health Sciences). The selection of the researches took place through
the readings of the titles, abstracts and full texts, and 15 papers were selected at the end. After
the DCN, medical schools have introduced changes in their political-pedagogical projects to
train professionals focused on the needs of the population and the SUS. In this sense, studies
show it is essential to encourage the teaching-service-community integration, especially with
the longitudinal integration of students in diverse scenarios, with emphasis on Primary Health
Care and teacher involvement. The inducing policies created during the 2000s produced
changes in the list of courses with the health system and the community, but they represent
limited experience in relation to its scope in all the schools and the power of influence on the
graduate's profile. On teaching, studies indicate the important role of teachers in
implementing the curriculum changes. The studies highlight the failure on the pedagogical
training and managerial training process as barriers, considering the importance of these skills
to print changes in vocational training. Therefore, it is evident that the DCN have caused
changes, but a real transformation is still far. Thus, it is necessary to reframe the education
and to promote their integration with the health system, for only then, medical training will
fulfill their social role. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8661 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-30T11:28:43Z |
|
dc.date.available |
2019-10-30 |
|
dc.date.available |
2019-10-30T11:28:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Médicos- formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Educação médica |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes de medicina |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de medicina |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Doctors- Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Medical education |
pt_BR |
dc.subject |
Medical professors |
pt_BR |
dc.subject |
Medical education |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum reform |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Jamylle Landim de. |
|
dc.creator |
LOPES, Rônney Pinto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Brazilian medical education in evidence: an analysis of advances and shortcomings from the National Curriculum Guidelines |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Jamylle Landim de; LOPES, Rônney Pinto. Educação médica brasileira em evidência: uma análise dos avanços e insuficiências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. 2016. 104f. Monografia (Bacharelado em Medicina) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |