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Educação médica brasileira em evidência: uma análise dos avanços e insuficiências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais.

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dc.creator.ID SOUSA, J. L. pt_BR
dc.creator.ID LOPES, R. P.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1114314800416534 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9460380693300177
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Henrique Gonçalves Dantas de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, H. G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2277519522370378 pt_BR
dc.contributor.referee1 LAMEIRA, Allan Pablo do Nascimento.
dc.contributor.referee2 LACERDA NETO, Luiz Jardelino de.
dc.description.resumo As discussões sobre a maneira como se organiza e pensa a formação médica, aliada às profundas transformações no mundo do trabalho em saúde, ampliaram-se nas últimas três décadas, tendo como marco a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 e recentes mudanças nas políticas de educação e saúde, através da lei do Mais Médicos. Constata-se, nesse sentido, a imprescindibilidade de se avaliar os rumos da educação médica brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar quais avanços e insuficiências, no processo de reforma curricular, são encontrados nas escolas médicas brasileiras, durante os últimos quinze anos, após as DCN de 2001, e os objetivos específicos de investigar o impacto da reforma curricular sobre o processo de integração ensino-serviço-comunidade e de desenvolvimento docente. Foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo integrativa. Adotou-se, como fonte de pesquisa, a base de dados encontrada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). A seleção das pesquisas ocorreu por meio das leituras dos títulos, resumos e textos completos, sendo selecionados, ao final, 15 trabalhos. Após as DCN, as escolas médicas introduziram mudanças em seus projetos político-pedagógicos, a fim de formar profissionais voltados para as necessidades da população e do SUS. Nesse sentido, os estudos evidenciam ser fundamental o incentivo à integração ensino-serviço-comunidade, principalmente com a inserção longitudinal dos estudantes em cenários diversificados, com ênfase na Atenção Primária à Saúde e no envolvimento docente. As políticas indutoras criadas ao longo dos anos 2000 produziram mudanças na relação dos cursos com a rede de saúde e a comunidade, mas representam experiências limitadas em relação à sua abrangência no conjunto das escolas e ao poder de influência sobre o perfil do egresso. Sobre a docência, os estudos apontam a relevância do papel dos docentes na concretização das transformações curriculares. Os estudos destacam a insuficiência quanto à formação pedagógica e ao processo de capacitação gerencial como entraves, considerando a relevância dessas competências para imprimir mudanças na formação profissional. Portanto, é evidente que as DCN têm provocado mudanças, mas a transformação ainda se encontra distante. Dessa forma, é necessário ressignificar o ensino e promover sua integração com o sistema de saúde, pois somente assim, a formação médica cumprirá seu papel social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Medicina. pt_BR
dc.title Educação médica brasileira em evidência: uma análise dos avanços e insuficiências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. pt_BR
dc.date.issued 2016-08-01
dc.description.abstract Discussions on how medical training is thought and organized, combined with profound changes in the world of health work, broadened the past three decades, marked by the establishment of the Unified Health System (SUS), the National Curriculum Guidelines (DCN) in 2001 and recent changes in education and health policies, through the More Doctors law. It is noted in this regard that it is essential to evaluate the course of the Brazilian medical education. This research has the general objective to investigate what progress and shortcomings in the process of curriculum reform, are found in Brazilian medical schools, during the last fifteen years, after the DCN 2001 and the specific objectives of investigating the impact of curriculum reform on the teaching-service-community integration and teacher development. A literature review of the integrative type was performed. It was adopted as a research source, the database found in the Virtual Health Library (BVS): LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences). The selection of the researches took place through the readings of the titles, abstracts and full texts, and 15 papers were selected at the end. After the DCN, medical schools have introduced changes in their political-pedagogical projects to train professionals focused on the needs of the population and the SUS. In this sense, studies show it is essential to encourage the teaching-service-community integration, especially with the longitudinal integration of students in diverse scenarios, with emphasis on Primary Health Care and teacher involvement. The inducing policies created during the 2000s produced changes in the list of courses with the health system and the community, but they represent limited experience in relation to its scope in all the schools and the power of influence on the graduate's profile. On teaching, studies indicate the important role of teachers in implementing the curriculum changes. The studies highlight the failure on the pedagogical training and managerial training process as barriers, considering the importance of these skills to print changes in vocational training. Therefore, it is evident that the DCN have caused changes, but a real transformation is still far. Thus, it is necessary to reframe the education and to promote their integration with the health system, for only then, medical training will fulfill their social role. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8661
dc.date.accessioned 2019-10-30T11:28:43Z
dc.date.available 2019-10-30
dc.date.available 2019-10-30T11:28:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Médicos- formação de professor pt_BR
dc.subject Educação médica pt_BR
dc.subject Docentes de medicina pt_BR
dc.subject Ensino de medicina pt_BR
dc.subject Reforma curricular pt_BR
dc.subject Doctors- Teacher Training pt_BR
dc.subject Medical education pt_BR
dc.subject Medical professors pt_BR
dc.subject Medical education pt_BR
dc.subject Curriculum reform pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Jamylle Landim de.
dc.creator LOPES, Rônney Pinto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Brazilian medical education in evidence: an analysis of advances and shortcomings from the National Curriculum Guidelines pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Jamylle Landim de; LOPES, Rônney Pinto. Educação médica brasileira em evidência: uma análise dos avanços e insuficiências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. 2016. 104f. Monografia (Bacharelado em Medicina) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


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