DSpace/Manakin Repository

O programa olímpico para o cariri paraibano (PROLCARIRI) e sua implicação na sala de aula de matemática: o olhar sobre a ótica do professor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.santos
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de matemática na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, para verificar e identificar quais as contribuições do programa PROLCARIRI em sala de aula. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo investigar quais as contribuições do programa PROLCARIRI em sala de aula. Assim,buscamos analisar as tarefas realizadas em sala de aula, com a essência do trabalho em grupos interativos, em que os alunos construíram seus conhecimentos a partir de discussões entre seus pares sob a supervisão de um voluntario lhe deu‘pistas’ sobre o objeto de ensino. Além disso,o trabalho com a inserção de um esporte olímpico –Judô –quena prática se mostrouimportante para a educação, trazendo inúmeros benefícios, tanto para o físico quanto para a mente. A metodologia se deu através de observações sistemáticas e entrevistas por observação participante, com o uso de gravador e diário de campo. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que é caracterizada pela a observação dos fatos. Esses dados nos apontam,que as atividades realizadas foram relevantes para aprendizagem dos alunos, além de contribuir bastante para o desenvolvimento das relações sociais e respeito ao próximo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O programa olímpico para o cariri paraibano (PROLCARIRI) e sua implicação na sala de aula de matemática: o olhar sobre a ótica do professor. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-11
dc.description.abstract This paper presents a research carried out in mathematics classes at Padre Paulo Roberto de Oliveira School, to verify and identify the contributions of the PROLCARIRI program in the classroom. In this sense, the research aimed to investigate the contributions of the PROLCARIRI program in the classroom. Thus, we seek to analyze the tasks performed in the classroom, with the essence of working in interactive groups, in which students built their knowledge from discussions among their peers under the supervision of a volunteer gave him "clues" about the object of teaching. In addition, working with the insertion of an Olympic sport - Judo - which practice proved to be important for education, bringing numerous benefits to both the physical and the mind. The methodology was done through systematic observations and interviews by participant observation, using a tape recorder and field diary. The collected data were analyzed in a descriptive and interpretive way, since it is characterized by observation of the facts. These data show us that the activities performed were relevant to students' learning, besides contributing greatly to the development of social relations and respect for others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676
dc.date.accessioned 2019-10-30T13:45:36Z
dc.date.available 2019-10-30
dc.date.available 2019-10-30T13:45:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Judô e matemática pt_BR
dc.subject Prática esportiva e aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject PROLCARIRI pt_BR
dc.subject Prática esportiva e educação pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Judo and math   pt_BR
dc.subject Sports practice and learning   pt_BR
dc.subject Mathematics education   pt_BR
dc.subject PROCARIRI   pt_BR
dc.subject Sports practice and education   pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Joseane do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Paraguayan Cariri Olympic Program (PROLCARIRI) and its implication in the mathematics classroom: a look at the teacher's optics. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Joseane do Nascimento. O programa olímpico para o Cariri Paraibano (PROLCARIRI) e sua implicação na sala de aula de matemática: o olhar sobre a ótica do professor. 2019. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8676 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta