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Influência das estratégias de marketing no comportamento alimentar dos adolescentes.

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dc.contributor.advisor1 JERÔNIMO, Heloísa Maria Ângelo.
dc.contributor.advisor1ID JERÔNIMO, H. M. Â. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9383339024154196 pt_BR
dc.contributor.referee1 GONDIM, Carolina de Miranda .
dc.contributor.referee2 BARROS, Jefferson Carneiro de.
dc.description.resumo No Brasil, a partir de 2012, com o objetivo de otimizar os recursos disponíveis para atividades de fiscalização da ANVISA, as ações de fiscalização de propaganda foram incorporadas à área de fiscalização do comércio de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Dessa maneira, o monitoramento e a fiscalização do mercado e da propaganda passaram a ser realizados de maneira unificada. Por não terem maturidade suficiente para controlar suas decisões de compra, os adolescentes acabam dando preferência para a compra e consumo de guloseimas, pobres em substâncias nutritivas, acarretando, com frequência, a obesidade. Diante de dados e informações como estas, a presente pesquisa verificou, por meio da literatura vigente, se o aumento da obesidade infantil pode estar relacionado com a influência negativa do marketing. Trata-se, portanto, de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros e artigos publicados sobre o tema. Como resultado, constatou-se que, por meio da mídia, a publicidade tem usado de argumentos para influenciar as decisões de comprar dos adolescentes que, por sua vez, vem desenvolvendo obesidade. Como medidas de prevenção, a presente pesquisa sugere o acompanhamento dos pais e profissionais de saúde, bem como uma regulamentação mais efetiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Influência das estratégias de marketing no comportamento alimentar dos adolescentes. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-25
dc.description.abstract In Brazil, from 2012, in order to optimize the resources available for supervisory activities of ANVISA, the advertising enforcement actions were incorporated into the monitoring trade area of products subject to sanitary surveillance. In this way, monitoring and market surveillance and propaganda have been carried out in a unified way. For not mature enough to control their purchasing decisions, adolescents end up giving preference to the purchase and consumption of sweets, poor in nutrients, leading often to obesity. On data and information as such, this research found through the current literature, the increase in childhood obesity may be related to the negative influence of marketing. It is, therefore, a systematic literature review based on books and articles published on the subject. As a result, it was found that, through the media, advertising has used arguments to influence decisions to buy adolescents who, in turn, has been developing obesity. As preventive measures, this research suggests the monitoring of parents and health professionals, as well as a more effective regulation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8718
dc.date.accessioned 2019-10-31T11:33:45Z
dc.date.available 2019-10-31
dc.date.available 2019-10-31T11:33:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Nutricional pt_BR
dc.subject Comportamento pt_BR
dc.subject Alimentar pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Infantil pt_BR
dc.subject Nutrition pt_BR
dc.subject Behavior pt_BR
dc.subject Food pt_BR
dc.subject Media pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject Medios de comunicación
dc.subject Niños
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Josenias Melquiades de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Influence of marketing strategies on eating behavior of adolescents. pt_BR
dc.title.alternative Influencia de las estrategias de marketing en la conducta alimentaria de los adolescentes.
dc.identifier.citation ARAÚJO, Josenias Melquiades de. Influência das estratégias de marketing no comportamento alimentar dos adolescentes. 2015. 29 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen En Brasil, a partir de 2012, con el fin de optimizar los recursos disponibles para las actividades de inspección de ANVISA, se incorporaron acciones de inspección publicitarias en el área de inspección del comercio de productos sujetos a vigilancia sanitaria. De esta forma, el seguimiento e inspección del mercado y la publicidad comenzó a realizarse de manera unificada. Debido a que no tienen la madurez suficiente para controlar sus decisiones de compra, los adolescentes terminan dando preferencia a la compra y consumo de dulces, que son pobres en sustancias nutritivas, lo que a menudo conduce a la obesidad. Frente a datos e informaciones como estos, la presente investigación verificó, a través de la literatura actual, si el aumento de la obesidad infantil puede estar relacionado con la influencia negativa del marketing. Se trata, por tanto, de una revisión sistemática de la literatura basada en libros y artículos publicados sobre el tema. Como resultado se encontró que, a través de los medios de comunicación, la publicidad ha utilizado argumentos para influir en las decisiones de compra de los adolescentes que, a su vez, han ido desarrollando obesidad. Como medidas preventivas, la presente investigación sugiere el seguimiento de los padres y profesionales de la salud, así como una regulación más eficaz.


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