dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3159324870793678 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José de Souza. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6462261615076257 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANDRADE, Albericio Pereira de. |
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dc.contributor.referee2 |
AIRES, José Luciano de Queiroz. |
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dc.identifier.doi |
PEREIRA NETO, Alexandrino. Práticas pedagógicas utilizadas em duas escolas rurais do município de São José do Egito - PE: análise de sua contribuição para a convivência com o semiárido. 2011. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. |
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dc.description.resumo |
O trabalho se insere no contexto das discussões da educação contextualizada
para a convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), através da linha de pesquisa
práticas pedagógicas. O objetivo é propor práticas pedagógicas que contribuam à
contextualização crítica da educação para a convivência transformadora com o
semiárido, a partir da visão emergente do SAB como ‘região viável’, que se inspira
em suas potencialidades, questionando a distância existente entre o currículo, o livro
didático e a realidade local, que resulta na educação descontextualizada atual. Uma
investigação foi desenvolvida em duas escolas rurais do município de São José do
Egito-PE através de entrevistas e estudos para identificar tanto nas práticas
pedagógicas quanto nos livros didáticos das disciplinas de História, Geografia e
Ciências: (a) a presença ou ausência do SAB como referência para as práticas e os
textos didáticos analisados, (b) o espaço de importância que ocupa o SAB nas
práticas pedagógicas e nos textos didáticos que o incorporam e (c), o SAB que
emerge nas práticas pedagógicas e nos textos didáticos que o incorporam como
referência contextual, a ‘região-problema’ ou a ‘região viável’. Depois de identificar a
ausência do SAB nas práticas pedagógicas e sua inclusão como ‘região-problema’
nos livros didáticos, o trabalho propõe algumas práticas pedagógicas facilitadoras da
contextualização crítica da educação para a convivência transformadora com o SAB
em geral e com o semiárido de São José do Egito-PE em particular, entre elas uma
metodologia para a ‘construção coletiva’ de ‘projetos de vida comunitários’
inspirados nas histórias, potencialidades, saberes, experiências, desafios e sonhos
locais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Práticas pedagógicas utilizadas em duas escolas rurais do município de São José do Egito - PE: análise de sua contribuição para a convivência com o semiárido. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-09 |
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dc.description.abstract |
El trabajo se enmarca en al contexto de las discusiones de la educación
contextualizada para la convivencia con el Semiarido Brasileño (SAB) a través de la
línea de investigación prácticas pedagógicas. El objetivo es proponer prácticas
pedagógicas que contribuyan a la contextualización crítica de la educación para la
convivencia transformadora con el semiarido, a partir de la visión emergente del SAB
como ‘región viable’, que se inspira en sus potencialidades, cuestionando la
distancia existente entre el currículo, el libro didáctico y la realidad local, que resulta
en la educación descontextualizada actual. Una investigación fue desarrollada en
dos escuelas rurales del município de São José do Egito-PE a través de entrevistas
y estudios para identificar tanto en las prácticas pedagógicas como en los libros
didáticos de las disciplinas de Historia, Geografía e Ciencias: (a) la presencia o
ausência del SAB como referencia para las prácticas pedagógicas y los textos
didáticos analisados, (b) el espacio de importância que ocupa el SAB en las
prácticas pedagógicas y los textos didáticos que lo incorporan, y (c) el SAB que
emerge en las prácticas pedagógicas y los textos didáticos que lo incorporan como
referencia contextual, la ‘región-problema’ o la ‘región viable’. Después de identificar
la ausência del SAB en las prácticas depdagógicas y su inclusión como ‘regiónproblema’
en los libros didáticos, el trabajo propone algunas prácticas pedagógicas
facilitadoras de la contextualización critica de la educación para la convivência
transformadora con el SAB en general y con el semiárido de Sao José do Egito-PE
en particular, entre ellas una metodologia para la ‘construcción colectiva’ de
‘proyectos de vida comunitários’ inspirados en las historias, potencialidades,
saberes, experiências, desafios y aspiraciones locales. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8724 |
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dc.date.accessioned |
2019-10-31T12:19:23Z |
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dc.date.available |
2019-10-31 |
|
dc.date.available |
2019-10-31T12:19:23Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização crítica da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos de vida comunitários |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.subject |
Paraiban semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Critical contextualization of education |
pt_BR |
dc.subject |
Living with the semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Community life projects |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA NETO, Alexandrino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical practices used in two rural schools in São José do Egito - PE: analysis of their contribution to living with the semiarid. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA NETO, Alexandrino. Práticas pedagógicas utilizadas em duas escolas rurais do município de São José do Egito - PE: análise de sua contribuição para a convivência com o semiárido. 2011. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8724 |
pt_BR |