DSpace/Manakin Repository

A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, A. C. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9371569091580634 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva4
dc.description.resumo Esta monografia tem como objetivo compreender a construção da identidade do povo Xukuru de Ororubá, na cidade de Pesqueira-PE, através da educação contextualizada, considerando a luta pela terra, os processos migratórios da comunidade e as práticas culturais que afirmam as propostas de educação comunitária, específica, diferenciada e intercultural, a partir da implantação do currículo e do projeto político-pedagógico. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, amparado na abordagem qualitativa, história oral e observação participante. O estudo aponta que os espaços das práticas educativas do povo Xucuru e o projeto político pedagógico constituído para/pela educação indígena são meios de manter viva a cultura da etnia indígena, oportunizando esse povo a ser educado no seu contexto. Consideramos que a volta da apropriação do território ao povo Xucuru tem contribuído para a afirmação da identidade indígena, sendo possível a partir da perspectiva da educação contextualizada como estabelece seu projeto político-pedagógico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE). pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This monograph has as objective to understand the construction of the identity of the people Xukuru of Ororubá, in the city of Fishing-foot, through the education contextualized, considering the fight for the earth, the community's migratory processes and the cultural practices that they affirm the proposals of community education, it specifies, differentiated and intercultural, starting from the to implant of the curriculum and of the pedagogic political project. Methodology, the research he/she/it characterizes as a case study, aided in the qualitative handle, oral History and participant observation. This study points that the spaces of the educational practices of the people Xucuru and the project politicize pedagogic constituted the indigenous education they are means of maintaining he/she lives the culture of indigenous head office, opportunyng that people to be educated in its context. We considered that the turn of the appropriation of the territory of the people Xucuru contributed to the statement of the indigenous identity, being possible starting from the perspective of the education contextualized. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725
dc.date.accessioned 2019-10-31T12:27:02Z
dc.date.available 2019-10-31
dc.date.available 2019-10-31T12:27:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cultura indígena pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Território povo Xukuru de Ororubá pt_BR
dc.subject Indigenous culture pt_BR
dc.subject Contextualized education   pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Xukuru People's Territory of Ororuba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Célio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The return of the white wing: the influence of contextualized education in the construction of the identity of the Xucuru de Ororubá people (Pesqueira-PE). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Célio da. A volta da asa branca: a influência da educação contextualizada na construção da identidade do povo Xucuru de Ororubá (Pesqueira-PE). 2011. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8725 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta