DSpace/Manakin Repository

O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, J. E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Idelsuite de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 ZAIDAN, Humberto Actis.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo0
dc.description.resumo A intenção deste trabalho é compreender o currículo escolar no entendimento de educadores de duas escolas do ensino fundamental I do município de Sumé. Este estudo envolveu dezoito professores graduados e alguns destes com pós-graduação. O procedimento utilizado foi o questionário como coleta de informações, o instrumento foi elaborado com questões abertas e questões fechadas. A abordagem recai sobre o currículo e questiona esses educadores sobre assuntos em torno do mesmo: como o trabalho em sala de aula, como são trabalhados os temas locais, as fontes de pesquisas que dão suporte ao trabalho do professor, a construção do currículo, o ensino no cariri paraibano e a seleção de conteúdos. Os resultados indicam que o assunto currículo escolar praticamente não faz parte das discussões pedagógicas das escolas envolvidas nessa pesquisa. O entendimento de grande parte dos educadores pesquisados é que o currículo são as ações desenvolvidas no ambiente escolar, embora esta compreensão seja mais no sentido de currículo como conteúdos programáticos. O estudo detecta uma lacuna entre Semiárido e o trabalho em sala de aula destes professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This work aims to understand the school curriculum in the understanding of educators in two elementary schools in the municipality of Sumé. This study involved eighteen graduated teachers and some of them are post graduated. The procedure for data collection was a questionnaire designed with open and closed questions.The approach rests on the curriculum and it questions teachers about these issues around it:how the work in the classroom is; how local issues are worked, research sources which support the work of the teacher, the construction of curriculum, teaching in the Cariri area of Paraiba and the content selection. The results indicate that the subject curriculum is hardly ever part of the pedagogical discussions of the schools involved in this research.The understanding of many part of the educators surveyed is that the curriculum are the actions undertaken in the school environment, although this understanding is more to curriculum as a syllabus.The study detects a gap between the Semiaridissue and the work these teachers in classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727
dc.date.accessioned 2019-10-31T12:32:37Z
dc.date.available 2019-10-31
dc.date.available 2019-10-31T12:32:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Contextualized education   pt_BR
dc.subject School curriculum   pt_BR
dc.subject Semiarid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, José Egnaldo Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The school curriculum in the view of teachers of schools of the municipal network of Sumé. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, José Egnaldo Alves de. O currículo escolar na visão de professores de escolas da rede municipal de Sumé. 2011. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8727 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta