dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
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dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, A. C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
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dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stela Márcia de Moraes. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho é fruto de algumas reflexões acerca da abordagem do tema da
sexualidade, levando em consideração seus desdobramentos para a Educação
Fundamental I. Consistiu analisar a atividade pedagógica frente ao tema sexualidade
nos anos iniciais do ensino fundamental 1° ciclo. Deste modo, buscamos mapear as
dificuldades encontradas pelos educadores para desenvolver diálogo e esclarecer as
dúvidas das crianças sobre sexualidade, discutir a formação continuada para
educadores no enfrentamento em trabalhar sobre a sexualidade na escola e também
identificar qual a concepção dos docentes sobre a sexualidade. O presente estudo
tem como metodologia uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa
realizada em duas escolas uma da rede municipal e outra da rede estadual de
educação do município de Cajazeiras - PB. O instrumento utilizado para a coleta de
dados foi um questionário constituído por 7 questões abertas envolvendo o tema
sexualidade. O questionário foi distribuído e aplicado com 8 professores que
ministram aulas para os anos inicias do ensino fundamental. A partir dos dados
obtidos, foi possível fazer a interpretação com a construção de quadros e análise
descritiva. De maneira geral, podemos concluir ainda, a falta de aprofundamento
teórico perante os professores em trabalhar essa temática para uma educação
coerente para se formar cidadãos que possam refletir e tomar suas decisões
respeitando a si próprio e ao outro perante a sua sexualidade. Os dados
demonstram que, os professores não estão capacitados para discutirem dentro da
sala de aula em relação a sexualidade. Dessa forma, investir em formações
continuadas que garantam ou possibilitem a preparação dos docentes para saberem
lidar com as descobertas e dificuldades de seus alunos. Assim os professores se
tornam mais preparados para se posicionar dentro da sala de aula, enfrentando de
forma consciente as transformações que cada criança passa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Percepções e conceitos das professoras do fundamental I sobre a sexualidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-18 |
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dc.description.abstract |
This work is the result of some reflections on the theme of sexuality approach, taking
into account its impact on the elementary education I .Consisted analyze the
pedagogical activity against the theme sexuality in the early years of elementary
school 1st cycle. Thus, we seek to map out the difficulties encountered by educators
to develop dialogue and answer questions from children about sexuality, discuss the
continuing education for educators in confronting working on sexuality in school and
identify the design of teaching on sexuality. This study's methodology field research
with approach qualitative carried out in two schools with a communal network and
one of the state of education in the city of Cajazeiras - PB. The instrument used for
data collection was a questionnaire consisting of seven open questions involving the
theme sexuality. The questionnaire was distributed and applied to eight teachers who
teach classes for the initial years of elementary school. From the date obtained, it
was possible to interpret the construction of tables and descriptive analysis. In
general, we can still conclude, the lack of theoretical study before the teachers
working with this topic for a coherent education to form citizens who can think and
make decisions respecting yourself and others before his sexuality. The date show
that teachers are not able to discuss in the classroom in relation to sexuality.Of that
way, investing in continuing education to ensure or allow the preparation of teachers
to know how to deal with the findings and difficulties of his students. So teachers
become better prepared to position themselves within the classroom, facing
consciously transformations that each child spends. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8739 |
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dc.date.accessioned |
2019-10-31T14:49:37Z |
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dc.date.available |
2019-10-31 |
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dc.date.available |
2019-10-31T14:49:37Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade - Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Sex education |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Márcia Rosalva Rodriguês da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perceptions and concepts of elementary school teachers about sexuality. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Márcia Rosalva Rodrigues da. Percepções e conceitos das professoras do fundamental I sobre a sexualidade. 2016. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |