dc.creator.ID |
SARMENTO, Poliana de Albuquerque. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0640430354359516 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
UHLE, Ana Rita. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
UHLE, Ana Rita. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9899163258209041 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOREIRA NETO, Mariana. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Rosilene Alves de. |
|
dc.description.resumo |
A presente comunicação apresenta o resultado de pesquisa acerca de um conjunto de
fotopinturas pertencentes a acervos privados na cidade de Vieirópolis, Paraíba. Apesar de hoje
ser comum encontrar exemplares de fotopintura nas residências da região Nordeste, cabe
destacar que a técnica se espalhou por várias regiões do Brasil, sendo até muito apreciada por
D. Pedro II e sua família. O elemento de destaque neste tipo de produção é justamente o
acréscimo de cor nas imagens, algo que o registro fotográfico ainda não tinha o poder de fazê-
lo, já que originalmente existiam apenas fotos na coloração preto e branco, aproximando esses
retratos das pinturas e popularizando-os. Nessa pesquisa analisamos um conjunto de
fotopinturas encontrado em residências na cidade de Vieirópolis, alto sertão paraibano.
Procuramos entender a produção, circulação e os processos de negociação que permitem a
encomenda e, posteriormente, a produção das fotopinturas, além de investigar as memórias
construídas a partir dos exemplares. No conjunto de imagens analisadas encontramos
fotopinturas de casais e retratos individuais, em sua maioria produzida após a morte dos
retratados. Sendo assim, a partir da análise desse acervo e dos relatos de seus proprietários, foi
possível constatar padrões específicos deste tipo de produção, como também alterações
realizadas no retrato original, por exemplo, nas roupas, cabelos, joias, cores e, ainda,
rejuvenescendo o retratado, sendo este último aspecto muito importante, uma vez que se
desejava “corrigir suas imperfeições”. Em alguns casos, é o único registro existente da pessoa
retratada, pois o acesso à fotografia era difícil, e muitas famílias não tinham condições
econômicas para se retratarem com frequência. Sendo assim, baseamos nosso estudo na
sociologia da arte de Sérgio Micelli, onde partimos de uma análise profunda das imagens,
buscando suas origens, os motivos da encomenda, os padrões, e ainda, utilizamos os estudos
de Boris Kossoy, relacionando assim as fotografias as suas memórias, uma vez que as
imagens são fonte de afeto e de lembranças, bem como salientando a importância de
pesquisas utilizando-se da iconografia em suas variadas modalidades como fontes, e neste
caso em especial, as fotopinturas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Entre imagens e afetos: trajetórias e memórias de fotopinturas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-24 |
|
dc.description.abstract |
This paper presents the research result on a set of
photopintures belonging to private collections in the city of Vieirópolis, Paraíba. Although today
It is common to find photopainting copies in the homes of the Northeast region, it is
It should be noted that the technique has spread to various regions of Brazil, and is even much appreciated by
D. Pedro II and his family. The highlight in this type of production is precisely the
adding color to the images, something that the photographic record did not yet have the power to
since originally there were only black and white photos, bringing these
portraits of the paintings and popularizing them.
In this research we analyzed a set of
photopaintings found in residences in the city of Vieirópolis, high sertão paraibano.
We seek to understand the production, circulation and negotiation processes that allow the
order, and later the production of the photopaintings, besides investigating the memories
built from the specimens. In the set of analyzed images we find
couples and individual portraits, mostly produced after the death of
pictured. Thus, from the analysis of this collection and the reports of its owners, it was
specific patterns of this type of production can be observed, as well as alterations
made in the original portrait, for example, in clothes, hair, jewelry, colors and even
rejuvenating the portrayed, this last aspect being very important, since
He wanted to "correct his imperfections." In some cases, it is the only existing record of the person
portrayed because access to photography was difficult, and many families could not afford
to recant frequently. Therefore, we base our study on
Sérgio Micelli's sociology of art, where we start from a deep analysis of the images,
searching their origins, the reasons for the order, the patterns, and yet, we use the studies
Borosso Kossoy, thus relating the photographs to his memories, since the
images are a source of affection and memories, as well as stressing the importance of
research using iconography in its various modalities as sources, and in this
In this case, the photopaintings. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8740 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-31T14:50:13Z |
|
dc.date.available |
2019-10-31 |
|
dc.date.available |
2019-10-31T14:50:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fotopintura |
pt_BR |
dc.subject |
Negociação |
pt_BR |
dc.subject |
Produção |
pt_BR |
dc.subject |
Técnicas e memória |
pt_BR |
dc.subject |
Photopainting |
pt_BR |
dc.subject |
Negotiation |
pt_BR |
dc.subject |
Production |
pt_BR |
dc.subject |
Techniques and Memory |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SARMENTO, Poliana de Albuquerque. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between images and affects: trajectories and memories of photopintures. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SARMENTO, Poliana de Albuquerque. Entre imagens e afetos: trajetórias e memórias de fotopinturas. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |