DSpace/Manakin Repository

Arte e educação: a experiência de uma associação cultural no alto sertão paraibano.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 SILVA, Geranilde Costa e.
dc.description.resumo O presente trabalho aborda a Arte, sua inserção na educação e as possíveis contribuições para o desenvolvimento integral dos educandos, bem como a experiência de uma Associação Cultural sediada no município de Poço de José de Moura-PB que desenvolve ações de arte e cultura. Esta investigação interrogou em quais aspectos a arte influencia na formação de crianças e adolescentes. Assim, este trabalho monográfico teve por objetivos evidenciar o papel singular da Arte na construção do conhecimento, bem como, favorecer aos professores a reflexão acerca das possibilidades pedagógicas do trabalho com a Arte, além de identificar as contribuições das vivências artísticas da Associação Cultural para o desenvolvimento integral dos educandos e, refletir sobre o currículo escolar e o ensino em Artes. A partir deste eixo norteador, será apresentada as principais ideias de autores e pesquisadores acerca da temática, com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão do assunto, favorecendo significativos resultados nos quais subsidiarão os profissionais da educação, mostrando que a inserção da Arte na educação é capaz de construir nos educandos um novo olhar para as coisas diárias, pois a experiência sensível com a Arte possibilita o diálogo entre o visual e o verbal. A metodologia utilizada na pesquisa foi bibliográfica e uma pesquisa de campo, na qual teve como sujeitos participantes 01 Coordenadora, 02 educadores e 02 educandos da Associação Cultural. Os estudos realizados nesta investigação a partir da pesquisa bibliográfica permitiram um conhecimento e aprofundamento teórico acerca das diversas linguagens artísticas. Permitiu também compreender e ratificar a aplicabilidade dessas diversas linguagens como potencializadoras do ensino. Os resultados deste estudo comprovam o quanto as atividades de Arte contribuem para a formação de sujeitos e consequentemente para a transformação do meio onde ele está inserido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Arte e educação: a experiência de uma associação cultural no alto sertão paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This paper addresses the art, its inclusion in education and possible contributions to the integral development of students as well as the experience of a Cultural Association based in the town of Well José de Moura-PB that develops programs in art and culture. This research asked which aspects in the art influences in the formation of children and adolescents. Thus, this monograph aimed to highlight the unique role of art in the construction of knowledge, as well as encouraging teachers to reflect on the pedagogical possibilities of working with art, and identify the contributions of the artistic experiences of the Cultural Association for integral development of students and reflect on curriculum and teaching in Arts. From this guiding principle, will be presented the main ideas of authors and researchers on the theme, with the aim of contributing to a better understanding of the subject, favoring significant results in which subsidize education professionals, showing that the insertion of Arts in education is able to build in students a fresh look at everyday things, because the sensory experience with Art enables dialogue between the visual and the verbal. The methodology used in the research literature and was a field survey in which 01 participants had as subjects Coordinator, 02 teachers and 02 students of the Cultural Association. The studies conducted in this research from the literature allowed knowledge and theoretical study on the various artistic languages. Allowed also understand and confirm the applicability of these various languages such as potentiating teaching. The results of this study demonstrate how the activities of art contribute to the formation of subjects and thus to transform the environment in which it is inserted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8741
dc.date.accessioned 2019-10-31T15:04:34Z
dc.date.available 2019-10-31
dc.date.available 2019-10-31T15:04:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Arte e educação - sertão paraibano pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Art and education - sertão paraibano pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Integral Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Tamara Soleanne da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Art and education: the experience of a cultural association in the Paraíba highlands. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Tamara Soleanne da Silva. Arte e educação: a experiência de uma associação cultural no alto sertão paraibano. 2014. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta