Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2862163694494909 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Hélio Ázara de.
dc.contributor.advisor1ID Ázara, Hélio. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0636285708539932 pt_BR
dc.contributor.referee1 UHLE , Ana Rita.
dc.contributor.referee2 BRAGA , Elinaldo Menezes.
dc.description.resumo Este trabalho aborda a crítica social do Rock Brasileiro dos anos 1980, enfatizando o Rock do Alto Sertão, mais especificamente de Cajazeira/PB, passando pela censura do regime militar e pela redemocratização; primeiro, revisando a crítica musical dos anos 1960 e 1970, para depois analisar a crítica social do rock brasileiro na década de 80. Observa-se que os artistas dos anos 1960 e 1970 acreditavam mais no aspecto revolucionário das letras de suas composições do que mesmo no ritmo; já na segunda metade dos anos 80, com o fim do regime militar, os artistas do rock brasileiro não inseriam tanto nas suas letras aspectos políticos com o mesmo empenho dos artistas das décadas anteriores (1960, 1970), mas no decorrer dessa pesquisa vemos que no rock “oitentista”, teve bandas de destaque por suas letras politizadas. O objetivo dessa pesquisa é apontar a crítica social que as bandas “Conspiração Apocalipse” e a banda “Arlequim Rock Band” fazem através das letras e que, por desse mecanismo, procuravam expor a todos o que estava acontecendo naquela geração. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Um rock do fim do mundo. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-11
dc.description.abstract This work approaches the social criticism of Brazilian rock from the 1980s, emphasizing rock from the Alto Sertão, specifically from Cajazeiras, going through the censorship of the military dictatorship and re-democratization, first reviewing the music criticism of the 1960s and 1970s, and then analyzing the social criticism of Brazilian Rock in the 80s; we see that the artists of the 1960s and 1970s believed in the revolutionary aspect of the lyrics, while in the second half of the 80s, with the end of the military government, Brazilian rock artists did not include political aspects in their lyrics with the same commitment of the artists of the previous decades (1960, 1970), but during this research we see that 80s’ rock had hit bands for their politicized lyrics. The objective of this research is to point out the social criticism that the bands Conspiração Apocalipse and Arlequim Rock Band did through the lyrics and thus tried to expose what was happening in this generation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8759
dc.date.accessioned 2019-10-31T22:08:35Z
dc.date.available 2019-10-31
dc.date.available 2019-10-31T22:08:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Rock paraibano pt_BR
dc.subject Rock brasileiro pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Rock no alto sertão pt_BR
dc.subject Paraíba Rock pt_BR
dc.subject Brazilian rock pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Rock in the highland pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Renêe da Cruz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A rock of the end of the world. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Renêe da Cruz. Um rock do fim do mundo. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta