DSpace/Manakin Repository

A MPB no ensino de história sobre a ditadura: uma análise dos livros didáticos da EEEFM. Monsenhor de Morais - Bonito de Santa Fé.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1ID FORTUNATO, Maria Lucinete. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA NETO, Mariana.
dc.contributor.referee2 CEBALLOS , Rodrigo.
dc.description.resumo A utilização da música no Ensino de História é uma realidade crescente e imponente nas escolas brasileiras. O objetivo desta pesquisa é problematizar até que ponto a música, mais especificamente o gênero musical MPB, é tratada como documento histórico e como recurso didático. O foco será analisar o papel desempenhado pela MPB no Ensino de História, sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, tendo como fonte primária de pesquisa os livros didáticos adotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais, do município de Bonito de Santa Fé – PB. Será analisado como as músicas em foco são inseridas no conteúdo estudado sobre a Ditadura Militar no Brasil, tanto no corpo dos textos, como nos exercícios propostos. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, tendo como fontes primárias livros didáticos. Neste sentido, a análise será realizada utilizando os livros didáticos adotados pela referida escola nos últimos oito anos, referências bibliográficas sobre a temática e a legislação para a educação no Brasil (PCN´s e LDB). Em termos metodológicos serão utilizados os recursos de análise e comparação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A MPB no ensino de história sobre a ditadura: uma análise dos livros didáticos da EEEFM. Monsenhor de Morais - Bonito de Santa Fé. pt_BR
dc.date.issued 2017-06-17
dc.description.abstract The use of music in the teaching of history is a growing reality and imposing in Brazilian schools. The objective of this research is to problematize until At what point is music, specifically the MPB music genre, treated as historical document and as a didactic resource. The focus will be on analyzing the role played by MPB in the Teaching of History, about the period of the Military Dictatorship Brazil, having as its primary source of research the textbooks adopted in the Monsenhor Morais State School of Elementary and Secondary Education of Bonito from Santa Fe - PB. It will analyze how the songs in focus are inserted in the content studied about the Military Dictatorship in Brazil, both in the body of the texts, as in the proposed exercises. The research is bibliographic in nature and primary sources of textbooks. In this sense, the analysis will be carried out using the textbooks adopted by the referred school in the last eight years, bibliographical references on the theme and legislation for education in Brazil (PCN´s and LDB). In methodological terms the resources of analysis and comparison. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8760
dc.date.accessioned 2019-10-31T22:24:50Z
dc.date.available 2019-10-31
dc.date.available 2019-10-31T22:24:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Música - ensino de história pt_BR
dc.subject Ditadura Militar pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Music - History Teaching pt_BR
dc.subject Military dictatorship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Pauliana Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative MPB in the teaching of history about dictatorship: an analysis of EEEFM textbooks. Monsignor de Morais - Beautiful of Santa Fe. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Pauliana Alves de. A MPB no ensino de história sobre a ditadura: uma análise dos livros didáticos da EEEFM. Monsenhor de Morais - Bonito de Santa Fé. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta