dc.contributor.advisor1 |
FORTUNATO, Maria Lucinete. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FORTUNATO, Maria Lucinete. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOREIRA NETO, Mariana. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEBALLOS , Rodrigo. |
|
dc.description.resumo |
A utilização da música no Ensino de História é uma realidade crescente e
imponente nas escolas brasileiras. O objetivo desta pesquisa é problematizar até
que ponto a música, mais especificamente o gênero musical MPB, é tratada como
documento histórico e como recurso didático. O foco será analisar o papel
desempenhado pela MPB no Ensino de História, sobre o período da Ditadura Militar
no Brasil, tendo como fonte primária de pesquisa os livros didáticos adotados na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais, do município
de Bonito de Santa Fé – PB. Será analisado como as músicas em foco são inseridas
no conteúdo estudado sobre a Ditadura Militar no Brasil, tanto no corpo dos textos,
como nos exercícios propostos. A pesquisa é de natureza bibliográfica e
documental, tendo como fontes primárias livros didáticos. Neste sentido, a análise
será realizada utilizando os livros didáticos adotados pela referida escola nos últimos
oito anos, referências bibliográficas sobre a temática e a legislação para a educação
no Brasil (PCN´s e LDB). Em termos metodológicos serão utilizados os recursos de
análise e comparação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
A MPB no ensino de história sobre a ditadura: uma análise dos livros didáticos da EEEFM. Monsenhor de Morais - Bonito de Santa Fé. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-06-17 |
|
dc.description.abstract |
The use of music in the teaching of history is a growing reality and
imposing in Brazilian schools. The objective of this research is to problematize until
At what point is music, specifically the MPB music genre, treated as
historical document and as a didactic resource. The focus will be on analyzing the role
played by MPB in the Teaching of History, about the period of the Military Dictatorship
Brazil, having as its primary source of research the textbooks adopted in the
Monsenhor Morais State School of Elementary and Secondary Education
of Bonito from Santa Fe - PB. It will analyze how the songs in focus are inserted
in the content studied about the Military Dictatorship in Brazil, both in the body of the texts,
as in the proposed exercises. The research is bibliographic in nature and
primary sources of textbooks. In this sense, the analysis
will be carried out using the textbooks adopted by the referred school in the last
eight years, bibliographical references on the theme and legislation for education
in Brazil (PCN´s and LDB). In methodological terms the resources of
analysis and comparison. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8760 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-31T22:24:50Z |
|
dc.date.available |
2019-10-31 |
|
dc.date.available |
2019-10-31T22:24:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Música - ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura Militar |
pt_BR |
dc.subject |
Music |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Music - History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Military dictatorship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Pauliana Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
MPB in the teaching of history about dictatorship: an analysis of EEEFM textbooks. Monsignor de Morais - Beautiful of Santa Fe. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Pauliana Alves de. A MPB no ensino de história sobre a ditadura: uma análise dos livros didáticos da EEEFM. Monsenhor de Morais - Bonito de Santa Fé. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |