dc.creator.ID |
ANDRADE, P. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1989724660466574 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Silvana Vieira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, Silvana Vieira de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8467882133018162 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CLAUDINO , Nadja Claudinale da. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o processo histórico de formação e o papel
desempenhado pela banda de música Jesus, Maria e José na cidade de Uiraúna-PB. A banda
Jesus, Maria e José fundada em 1914 continua ativa até os dias de hoje, mantendo a tradição
das músicas militares, populares e atuais. A cidade de Uiraúna é conhecida e nomeada por
seus habitantes como ―A terra dos músicos e sacerdotes‖ (trecho que compõem o título do
nosso trabalho), que recebe esse nome justamente por ter uma tradição cultural ligada à
música e também ao sacerdotismo, e ao elevado número de praticantes dessas artes. Durante
muito tempo a banda Jesus, Maria e José foi vinculada a igreja católica da Sagrada Família
―Jesus, Maria e José‖, sendo que no ano de 1966 ela se torna independente da igreja, após a
criação da Sociedade de Difusão Artística de Uiraúna (SODAU). Esse processo de separação
da banda Jesus, Maria e José da igreja católica é também o nosso foco de estudo do que
percebemos como a preservação dessa cultura musical. Para tanto, consideramos como recorte
temporal de 1914 até 2000. Assim possuímos os seguintes questionamentos: Quais os motivos
que ocasionaram a separação da banda e a igreja? Como a igreja ministrava a banda? O que
motivou a criação da SODAU? O que o SODAU trouxe de diferencial a banda? Essa
independência foi algo positivo ou negativo para manter a cultura musical de Uiraúna? Qual o
papel da escola de música da cidade? Para cumprirmos nosso intuito, analisaremos entrevistas
feitas aos membros mais antigos da banda em questão. Para fundamentar teoricamente esse
trabalho, utilizamos os estudos de Moraes (1983), Tinhorão (1997), Cardôso (2005), Moreira
(2008), Abreu (2011), Silva (2011), entre outros autores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Tradição na - terra dos músicos e sacerdotes‖: um estudo sobre a preservação cultural da banda de música Jesus, Maria e José de 1914a 2000. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-11 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the historical formation process and the role played by Jesus,
Mary, and Joseph band in Uirauna-PB. The band Jesus, Mary, and Joseph founded in 1914
continues active until the present day, maintaining the tradition of military music, popular and
current. Uirauna is known and named by its inhabitants as "the land of musicians and priests"
(excerpt that composes our title work), it receives this name precisely because it has a cultural
tradition linked to music and also to the priestly, and to the high number of practitioners of
these arts. For a long time, Jesus, Mary, and Joseph band were linked to the Catholic church
of the Holy Family "Jesus, Mary, and Joseph"; in 1966, it becomes independent of the church,
after the creation of the Society of Artistic Diffusion of Uirauna (SODAU). This process of
separation of the band Jesus, Mary, and Joseph of the Catholic Church is also our focus of the
study of what we perceive as the preservation of this musical culture. For this, we consider as
a temporal cut from 1914 to 2000. Thus, we have the following questions: What are the
reasons that caused the separation of the band and the Church? How did the church minister
to the band? What motivated SODAU to be created? What did SODAU bring from
differential to band? This independence was anything positive or negative to maintain the
musical culture of Uirauna? What is the role of the city's music school? To carry out our
intention, we will analyze interviews made to the oldest members of the band in question. To
substantiate this work theoretically, we utilized the studies of Moraes (1983), Tinhorão
(1997), Cardôso (2005), Moreira (2008), Abreu (2011), Silva (2011), among other authors. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8780 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-01T15:38:19Z |
|
dc.date.available |
2019-11-01 |
|
dc.date.available |
2019-11-01T15:38:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Música religiosa - Paraíba - história |
pt_BR |
dc.subject |
Banda de música Jesus, Maria e José |
pt_BR |
dc.subject |
Igreja católica |
pt_BR |
dc.subject |
Tradição |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura musical católica |
pt_BR |
dc.subject |
História local |
pt_BR |
dc.subject |
Uiraúna-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Religious Music - Paraíba - History |
pt_BR |
dc.subject |
Jesus, Mary and Joseph music band |
pt_BR |
dc.subject |
Catholic church |
pt_BR |
dc.subject |
Tradition |
pt_BR |
dc.subject |
Catholic musical culture |
pt_BR |
dc.subject |
Local history |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Pablu Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Tradition in the Land of Musicians and Priests: A Study on the Cultural Preservation of the Music Band Jesus, Mary and Joseph from 1914 to 2000. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Pablu Pereira de. Tradição na - terra dos músicos e sacerdotes‖: um estudo sobre a preservação cultural da banda de música Jesus, Maria e José de 1914 a 2000. 2018. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |