DSpace/Manakin Repository

Tradição na - terra dos músicos e sacerdotes‖: um estudo sobre a preservação cultural da banda de música Jesus, Maria e José de 1914a 2000.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, P. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1989724660466574 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, Silvana Vieira de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8467882133018162 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 CLAUDINO , Nadja Claudinale da.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o processo histórico de formação e o papel desempenhado pela banda de música Jesus, Maria e José na cidade de Uiraúna-PB. A banda Jesus, Maria e José fundada em 1914 continua ativa até os dias de hoje, mantendo a tradição das músicas militares, populares e atuais. A cidade de Uiraúna é conhecida e nomeada por seus habitantes como ―A terra dos músicos e sacerdotes‖ (trecho que compõem o título do nosso trabalho), que recebe esse nome justamente por ter uma tradição cultural ligada à música e também ao sacerdotismo, e ao elevado número de praticantes dessas artes. Durante muito tempo a banda Jesus, Maria e José foi vinculada a igreja católica da Sagrada Família ―Jesus, Maria e José‖, sendo que no ano de 1966 ela se torna independente da igreja, após a criação da Sociedade de Difusão Artística de Uiraúna (SODAU). Esse processo de separação da banda Jesus, Maria e José da igreja católica é também o nosso foco de estudo do que percebemos como a preservação dessa cultura musical. Para tanto, consideramos como recorte temporal de 1914 até 2000. Assim possuímos os seguintes questionamentos: Quais os motivos que ocasionaram a separação da banda e a igreja? Como a igreja ministrava a banda? O que motivou a criação da SODAU? O que o SODAU trouxe de diferencial a banda? Essa independência foi algo positivo ou negativo para manter a cultura musical de Uiraúna? Qual o papel da escola de música da cidade? Para cumprirmos nosso intuito, analisaremos entrevistas feitas aos membros mais antigos da banda em questão. Para fundamentar teoricamente esse trabalho, utilizamos os estudos de Moraes (1983), Tinhorão (1997), Cardôso (2005), Moreira (2008), Abreu (2011), Silva (2011), entre outros autores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Tradição na - terra dos músicos e sacerdotes‖: um estudo sobre a preservação cultural da banda de música Jesus, Maria e José de 1914a 2000. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-11
dc.description.abstract This research aims to analyze the historical formation process and the role played by Jesus, Mary, and Joseph band in Uirauna-PB. The band Jesus, Mary, and Joseph founded in 1914 continues active until the present day, maintaining the tradition of military music, popular and current. Uirauna is known and named by its inhabitants as "the land of musicians and priests" (excerpt that composes our title work), it receives this name precisely because it has a cultural tradition linked to music and also to the priestly, and to the high number of practitioners of these arts. For a long time, Jesus, Mary, and Joseph band were linked to the Catholic church of the Holy Family "Jesus, Mary, and Joseph"; in 1966, it becomes independent of the church, after the creation of the Society of Artistic Diffusion of Uirauna (SODAU). This process of separation of the band Jesus, Mary, and Joseph of the Catholic Church is also our focus of the study of what we perceive as the preservation of this musical culture. For this, we consider as a temporal cut from 1914 to 2000. Thus, we have the following questions: What are the reasons that caused the separation of the band and the Church? How did the church minister to the band? What motivated SODAU to be created? What did SODAU bring from differential to band? This independence was anything positive or negative to maintain the musical culture of Uirauna? What is the role of the city's music school? To carry out our intention, we will analyze interviews made to the oldest members of the band in question. To substantiate this work theoretically, we utilized the studies of Moraes (1983), Tinhorão (1997), Cardôso (2005), Moreira (2008), Abreu (2011), Silva (2011), among other authors. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8780
dc.date.accessioned 2019-11-01T15:38:19Z
dc.date.available 2019-11-01
dc.date.available 2019-11-01T15:38:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música religiosa - Paraíba - história pt_BR
dc.subject Banda de música Jesus, Maria e José pt_BR
dc.subject Igreja católica pt_BR
dc.subject Tradição pt_BR
dc.subject Cultura musical católica pt_BR
dc.subject História local pt_BR
dc.subject Uiraúna-PB pt_BR
dc.subject Religious Music - Paraíba - History pt_BR
dc.subject Jesus, Mary and Joseph music band pt_BR
dc.subject Catholic church pt_BR
dc.subject Tradition pt_BR
dc.subject Catholic musical culture pt_BR
dc.subject Local history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Pablu Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tradition in the Land of Musicians and Priests: A Study on the Cultural Preservation of the Music Band Jesus, Mary and Joseph from 1914 to 2000. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Pablu Pereira de. Tradição na - terra dos músicos e sacerdotes‖: um estudo sobre a preservação cultural da banda de música Jesus, Maria e José de 1914 a 2000. 2018. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta