dc.creator.ID |
DUARTE, L. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1286226351856478 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CEBALLOS , Rodrigo. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA FILHO , Osmar Luís da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo de estudo o ensino da música no Programa Mais Educação
no município de Uiraúna – PB. O objetivo geral do trabalho é analisar as contribuições do
Programa Mais Educação na educação e no processo de formação dos alunos do Ensino
Fundamental e apresenta como objetivos específicos: discutir a importância do ensino de
música para o desenvolvimento cognitivo dos discentes; investigar a dinâmica do ensino de
música na Escola Benevenuto Mariano e, por fim, analisar o interesse dos alunos em relação à
aprendizagem musical. Para tal foi realizado um estudo de cunho bibliográfico e uma análise
qualitativa a partir de questionários aplicados com alunos vinculados ao Programa.
Confrontamos nossos dados com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola a
fim de verificarmos a importância dada à Música dentro desse contexto. O trabalho se baseou
na pesquisa de autores como Almeida, Jeadont, Loureiro, Sekeff e Tinhorão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da música no Programa Mais Educação na escola Benevenuto Mariano no município de Uiraúna - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.description.abstract |
This final paper has the purpose of investigating the teaching of music on the Programa Mais
Educação (More Education Program) in Uiraúna city, PB. The general objective of the study
is to analyze the contributions that the teaching of music in the program can favor the students
in relation to the teaching-learning process, and presents as specific objectives: to discuss the
importance of music teaching for students‘ cognitive development; to investigate the
dynamics of music teaching at the Benevenuto Mariano School; and finally, to analyze
students‘ interest in musical learning. For this purpose a bibliographic study was carried out
along with a qualitative analysis based on the questionnaires applied with students that were
linked to the program. We confronted our data with the analysis of the school‘s Political
Pedagogical Project (PPP) in order to verify the importance given to Music within this
context. The work was based on the research of authors such as Almeida, Jeadont, Loureiro,
Sekeff and Tinhorão. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8782 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-01T15:59:02Z |
|
dc.date.available |
2019-11-01 |
|
dc.date.available |
2019-11-01T15:59:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de música |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Mais Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociointeracionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Music teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Music |
pt_BR |
dc.subject |
More Education Program |
pt_BR |
dc.subject |
Sociointeractionism |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUARTE, Lidiane Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of music in the More Education Program at Benevenuto Mariano School in the city of Uiraúna - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUARTE, Lidiane Andrade. O ensino da música no Programa Mais Educação na escola Benevenuto Mariano no município de Uiraúna - PB. 2018. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |