Dépôt DSpace/Manakin

Ensino e aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ALMEIDA, D. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2930606755335778 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 BUENO, Ioneida Ramalho.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lurdes.
dc.description.resumo Essa pesquisa teve como objeto de estudo o ensino e aprendizagem da ortografia nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Os objetivos que nortearam a pesquisa foram: analisar o ensino da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental; refletir sobre o desempenho ortográfico dos estudantes; investigar o domínio teórico dos professores acerca da ortografia e ainda conhecer as práticas de ensino da ortografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia teve um caráter exploratório. Realizou- se um estudo teórico preliminar referente ao objeto de pesquisa, que teve como objetivo conhecer as teorias e conceitos existentes que podem ser aplicados à problemática de estudo. A última etapa dessa investigação constituiu-se de uma pesquisa participante, a qual caracterizou-se pelo envolvimento do pesquisador e dos pesquisados, ambos identificam os problemas, buscam conhecer o que já é conhecido a respeito do problema, discutem as possíveis soluções e partem para a ação seguida de uma avaliação dos resultados obtidos. Participaram da pesquisa seis alunos e um professor. Teve como locus de pesquisa uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Sousa-PB. A pesquisa nos permitiu concluir que os professores dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, de modo geral, continuam sem ter uma base teórica eficiente para trabalhar pedagogicamente com o ensino da ortografia. No que concerne ao desempenho ortográfico dos estudantes foi possível perceber que todos eles apresentaram grandes dificuldades para com a escrita correta das palavras isso porque o ensino da ortografia apresentava grandes lacunas. Diante dos estudos acerca do tema foi possível compreender que o processo de sistematização e de memorização da norma culta demanda conhecimentos, saberes e competências profissionais, uma vez que precisamos de um aporte teórico para trabalhar de modo coerente cada caso específico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino e aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-19
dc.description.abstract This research had as object of study teaching and learning of orthography in Early Years of Elementary School. The goals that guided the research were to analyze the teaching of orthography in the early years of primary education; reflect on the orthographic student performance; investigate the theoretical domain of teachers about the orthography and also to know the teaching practices of orthography in Early Years of Elementary School. The methodology had an exploratory character. We conducted a preliminary theoretical study regarding the research object, which aimed to assess the existing theories and concepts that can be applied to the problematic studying. The last stage of this research consisted of a participatory research, which was characterized by the involvement of the researcher and the researched, both identify problems, seek to know what is already known about the problem, discuss possible solutions and depart to the action followed by an assessment of the results. The participants were six students and a teacher. Had as research locus a Public Elementary School, situated in Sousa-PB. The research allowed us to conclude that Early Years’ teachers of Elementary School, in general, still do not have an efficient theoretical basis for working pedagogically with the teaching of orthography. Regarding the students’ orthographic performance, it was revealed that all of them had great difficulty with the correct writing of this word because the teaching of orthography had large gaps. Therefore studies on the subject, it was possible to understand that the process of systematization and storage of cultural norms demand expertise, knowledge and professional skills, since we need a theoretical framework to work consistently each specific case. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8786
dc.date.accessioned 2019-11-01T21:28:32Z
dc.date.available 2019-11-01
dc.date.available 2019-11-01T21:28:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ortografia pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Orthography pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Damaris Nobre.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching and learning spelling in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Damaris Nobre. Ensino e aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte