Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O estudo teve por tema: A dança como recurso de ensino aprendizagem. Contribuindo assim na aprendizagem, na criatividade, e integração dos alunos quanto aos conteúdos estudados na escola. A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar a dança como recurso de ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: Identificar a dança como instrumento metodológico usado pelo professor dentro do espaço escolar; Analisar o uso da dança como socializadora da aprendizagem; Investigar que conhecimentos têm os educadores sobre o uso da dança no processo de ensino-aprendizagem; Identificar as atividades que envolvem a dança e a adequação dessas atividades ao processo didático. Destacamos o tipo e caráter da pesquisa como uma análise qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com seis professoras três atuam na educação infantil e três nos anos iniciais do ensino fundamental, numa escola pública na cidade de Sousa- PB. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A análise dos dados obtidos foi feita através do estudo qualitativo das respostas elaboradas através dos questionários, assim como das observações feitas durante algumas visitas às escolas, fazendo analises das falas a luz da teoria que foi desenvolvida através de leituras de materiais bibliográficos. Com conclusões para o momento, o estudo do tema contribui sobremaneira para nossa formação em pedagogia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The study Theme: Dance like learning teaching resource. Thus contributing to learning, creativity, and integration of the students about the contents studied in school. The research aimed to investigate dance as a teaching and learning resource. And the following objectives: Identify the dance as a methodological tool used by the teacher in the school; Analyze the use of dance as socializing learning; Investigate what knowledge have educators on the use of dance in the teaching-learning process; Identify activities that involve dance and the adequacy of these activities to the educational process. We highlight the type and nature of the research as a qualitative analysis. The research was conducted with six three teachers working in early childhood education and three in the early years of elementary school, a public school in the city of Sousa- PB. To collect data we used two instruments, namely: questionnaire and observation. The data analysis was performed using the qualitative study of elaborate responses from the questionnaires, as well as some of the observations made during visits to schools, making analysis of the speeches the light of the theory that was developed through bibliographic material readings. With conclusions for the moment, the subject of study has greatly contributed to our training in pedagogy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8788
dc.date.accessioned 2019-11-01T22:17:33Z
dc.date.available 2019-11-01
dc.date.available 2019-11-01T22:17:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Dance pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Núbya Analiany de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dance as a Teaching Learning Resource. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Núbya Analiany de Oliveira. A Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem. 2015. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta