dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O estudo teve por tema: A dança como recurso de ensino aprendizagem.
Contribuindo assim na aprendizagem, na criatividade, e integração dos alunos
quanto aos conteúdos estudados na escola. A pesquisa teve como objetivo
geral: Investigar a dança como recurso de ensino-aprendizagem. E como
objetivos específicos: Identificar a dança como instrumento metodológico usado
pelo professor dentro do espaço escolar; Analisar o uso da dança como
socializadora da aprendizagem; Investigar que conhecimentos têm os
educadores sobre o uso da dança no processo de ensino-aprendizagem;
Identificar as atividades que envolvem a dança e a adequação dessas
atividades ao processo didático. Destacamos o tipo e caráter da pesquisa como
uma análise qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com seis professoras três
atuam na educação infantil e três nos anos iniciais do ensino fundamental,
numa escola pública na cidade de Sousa- PB. Para a coleta de dados foram
utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. A análise dos
dados obtidos foi feita através do estudo qualitativo das respostas elaboradas
através dos questionários, assim como das observações feitas durante
algumas visitas às escolas, fazendo analises das falas a luz da teoria que foi
desenvolvida através de leituras de materiais bibliográficos. Com conclusões
para o momento, o estudo do tema contribui sobremaneira para nossa
formação em pedagogia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The study Theme: Dance like learning teaching resource. Thus contributing to
learning, creativity, and integration of the students about the contents studied in
school. The research aimed to investigate dance as a teaching and learning
resource. And the following objectives: Identify the dance as a methodological
tool used by the teacher in the school; Analyze the use of dance as socializing
learning; Investigate what knowledge have educators on the use of dance in the
teaching-learning process; Identify activities that involve dance and the
adequacy of these activities to the educational process. We highlight the type
and nature of the research as a qualitative analysis. The research was
conducted with six three teachers working in early childhood education and
three in the early years of elementary school, a public school in the city of
Sousa- PB. To collect data we used two instruments, namely: questionnaire and
observation. The data analysis was performed using the qualitative study of
elaborate responses from the questionnaires, as well as some of the
observations made during visits to schools, making analysis of the speeches
the light of the theory that was developed through bibliographic material
readings. With conclusions for the moment, the subject of study has greatly
contributed to our training in pedagogy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8788 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-01T22:17:33Z |
|
dc.date.available |
2019-11-01 |
|
dc.date.available |
2019-11-01T22:17:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Dança |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Dance |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Núbya Analiany de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dance as a Teaching Learning Resource. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Núbya Analiany de Oliveira. A Dança como Recurso de Ensino Aprendizagem. 2015. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |