DSpace/Manakin Repository

Avaliação dos serviços móveis da Tim na opinião dos alunos de Administração da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS NETO, F. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6984905977962373 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA, Vinicius Farias
dc.contributor.referee1ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.contributor.referee2 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.referee2ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.description.resumo Diante da competitividade da telefonia móvel, ocasionada após a privatização do setor de telecomunicações, é natural que as empresas busquem um diferencial competitivo assim como a qualidade dos serviços. Contudo, as operadoras vêm gerando a insatisfação dos consumidores, sendo a Tim a operadora com maior frequência de reclamações na Anatel. O objetivo da pesquisa foi analisar a diferença entre a percepção e expectativa dos consumidores da Tim, com relação à qualidade dos serviços. Para isso, realizou –se uma pesquisa junto aos alunos de Administração da Universidade Federal de Campina Grande que tiveram experiência com os serviços da operadora. O método utilizado foi descritivo com abordagem quantitativa, sendo o questionário o instrumento de coleta. A pesquisa foi feita com base no modelo SERVQUAL, acrescido da análise da satisfação geral. Os principais resultados: as percepções foram sempre menores que as expectativas e as médias não apresentaram nível alto de qualidade. De maneira geral, a avaliação dos alunos mostraram que a Tim não vem oferecendo boas experiências, ou seja, existe uma diferença negativa entre a percepção e expectativa na avaliação da qualidade dos serviços. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Avaliação dos serviços móveis da Tim na opinião dos alunos de Administração da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Faced with the competitiveness of mobile telephony, brought about by the privatization of the telecommunications sector, it is natural for companies to seek a competitive advantage as well as the quality of services. However, the operators have been generating consumer dissatisfaction, with Tim being the operator with the highest frequency of complaints at Anatel. The objective of the research was to analyze the difference between the perception and expectation of Tim consumers regarding the quality of services. For this, a research was carried out with the Administration students of the Federal University of Campina Grande who had experience with the services of the operator. The method used was descriptive with a quantitative approach, the questionnaire being the collection instrument. The research was based on the SERVQUAL model, plus the general satisfaction analysis. The main results: the perceptions were always lower than the expectations and the means did not present a high level of quality. In general, the evaluation of the students showed that Tim has not been offering good experiences, that is, there is a negative difference between the perception and expectation in the evaluation of the quality of the services pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8791
dc.date.accessioned 2019-11-02T20:23:56Z
dc.date.available 2019-11-02
dc.date.available 2019-11-02T20:23:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Qualidade em Serviços pt_BR
dc.subject Telefonia Móvel pt_BR
dc.subject SERVQUAL pt_BR
dc.subject Quality in Services pt_BR
dc.subject Mobile Telephony pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS NETO, Francisco das Chagas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of Tim mobile services in the opinion of UFCG Business students. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS NETO, Francisco das Chagas. Avaliação dos serviços móveis da Tim na opinião dos alunos de Administração da UFCG. 2017. 81 f. (Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8791 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta