dc.creator.ID |
http://lattes.cnpq.br/3560610575438818 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
FRANÇA, L. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTI, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Sousa, Darcon. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA, D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ENES, Claúdia Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As empresas atualmente estão inseridas em um ambiente intensamente competitivo, onde são
exigidas cada vez mais reações rápidas, produtividade e inovação para que possam sobreviver
no mercado. A administração de processos culturais não é uma tarefa simples, pois é
composta de muitos elementos subjetivos. Porém, nota-se que a cultura organizacional aliada
à orientação para o cliente se torna uma condição de extrema importância para as
organizações que desejam obter vantagem competitiva. Deste modo, o estudo teve como
objetivo analisar até que ponto a orientação para o cliente, e o desempenho estão presentes em
uma determinada cultura organizacional. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória e
descritiva em uma indústria de produtos agropecuários e processamento de resíduos de
Campina Grande. A unidade de análise foi composta de seis funcionários do setor
administrativo da empresa, realizadas através de um questionário, como forma de coleta de
dados. Os resultados analisados mostraram que a empresa possui alguns elementos de
orientação para o cliente, porém de forma insatisfatória para quem busca possui tal aspecto
como um diferencial competitivo. Constatou-se também que a empresa vem apresentando
desempenho inferior em relação a seus concorrentes, junto com problemas internos que
podem a colocar em uma situação de vulnerabilidade em relação ao mercado. Concluiu-se de
modo geral que a empresa enfrenta um quadro preocupante, pois está inserida em um mercado
competitivo, vem demonstrando resultados piores que os concorrentes e não apresenta todos
os elementos de orientação para o cliente que serviriam como uma grande fonte de vantagem
competitiva, que a ajudaria a superar este cenário adverso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Companies are, currently, engaged in an intensely competitive environment, where are
required increasingly faster reactions, productivity and innovation so that they can survive in
the market. Administration of cultural processes is not a simple task, because it is made up of
many subjective elements. However, it is clear that the organizational culture combined with
client orientation becomes a condition of extreme importance for organizations that wish to
gain competitive advantage. Thus, the study aims to analyze the extent to which the client
orientation, and performance are present in a particular organizational culture. The method
used was an exploratory and descriptive research in an agricultural products industry and
waste processing of Campina Grande. The analysis unit consisted of six employees of the
administrative sector of the company, carried out through a questionnaire, as a means of data
collection. The analyzed results showed that the company has some elements of guidance to
the client, however unsatisfactorily for a company that aims to have this aspect as a
competitive differentiator. It was also found that the company has shown lower performance
relative to its competitors, along with internal problems that can put it in a vulnerable
situation in relation to the market. It was concluded generally that the company faces a
worrying situation because it operates in a competitive market, has demonstrated worse
results than competitors and does not have all the elements of client orientation that would
serve as a major source of competitive advantage, that would help to overcome this adverse
scenario. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8795 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-02T21:16:32Z |
|
dc.date.available |
2019-11-02 |
|
dc.date.available |
2019-11-02T21:16:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Client orientation |
pt_BR |
dc.subject |
Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Orientação para o cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRANÇA, Luan Santos Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of customer-oriented cultural traits in a Campina Grande industry. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Luan Santos Pereira de. Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 2016. 72 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8795 |
pt_BR |