dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, Francisco F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5316518360205698 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRAGA, Elionaldo Menezes. |
|
dc.contributor.referee2 |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo principal mostrar o papel da tradução no ensino/aprendizagem
de Língua Inglesa (LI) nos dias de hoje. Em primeiro lugar, é mostrado um panorama geral de
momentos históricos que marcaram o ensino de línguas no Brasil. Em seguida, é apresentada
uma síntese dos principais métodos e abordagens que foram adotados, na tentativa de
sistematizar o ensino de LI, com foco na marginalização da tradução. Por fim, com base na
Teoria Funcionalista de Nord (1991) Vermeer (1984), Reiss (1984) e nos pressupostos
teóricos de estudiosos de outras correntes linguísticas como: Leffa (1988), Cook (1998),
Oliveira (2014), Branco (2011), são apresentadas atividades que podem ser trabalhadas em
sala de aula e que demonstram a importância dessa ferramenta no ensino/aprendizagem de LI. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras- Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Tradução e ensino de língua inglesa: uma abordagem funcionalista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This paper has as main goal to show the role of translation in the teaching/learning of the
English Language (EL) today. Firstly, it is shown an overview of the historical moments
which marked language teaching in Brazil. Then, it is presented a synthesis of the main
methods and approaches that have been adopted, in the attempt of systematizing the teaching
of the EL, with a focus on the exclusion of translation. Finally, based on the Functionalist
Theory of Nord (1991), Vermeer (1984), Reiss (1984) and on the theoretical assumptions of
researchers of other linguistic branches, such as Leffa (1988), Cook (1998), Oliveira (2014),
Branco (2011), it is presented activities that may be applied in the classroom which
demonstrate the importance of this tool in the teaching/learning of the EL. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8807 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T10:36:48Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T10:36:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução- teoria funcionalista |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução- ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Translation |
pt_BR |
dc.subject |
English language |
pt_BR |
dc.subject |
Functionalist theory translation |
pt_BR |
dc.subject |
Translation- teaching and learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Wanderlucy Ferreira Parnaíba. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
English language translation and teaching: a functionalist approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Wanderlucy Ferreira Parnaíba. Tradução e ensino de língua inglesa- uma abordagem funcionalista. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |