dc.creator.ID |
CARVALHO, M. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7199319452022006 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA JUNIOR, Nelson. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar a novela O Médico e o Monstro (1886), do escritor
escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894), sob a perspectiva do gótico. Desde suas
primeiras manifestações literárias, o gótico se caracteriza por questionar tabus e traumas
culturais arraigados na sociedade, encarnando temores vigentes através duma poética de terror
que amedronta ao mesmo tempo em que atrai e faz refletir. Nesse sentido, observa-se que a
obra-prima de Stevenson se utiliza de elementos góticos para trazer à baila assuntos
controversos e problemáticos em relação aos últimos anos de reinado da Rainha Vitória,
momento em que a novela foi publicada. O fin de siècle britânico foi um período de
conturbadas revoluções e profundas mudanças que abalaram as estruturas sociais, políticas e
econômicas do país, pondo em xeque noções até então cristalizadas de humanidade, progresso
e ciência. Nesse contexto, além de ressaltar aspectos do gótico, este trabalho mostra como a
estética gótica é utilizada na narrativa para retratar criticamente anseios que rondavam a
mente dos ingleses na época, muito em função do estado cambaleante em que se encontravam
o império britânico e a sociedade inglesa oitocentista e da ascensão de teorias revolucionárias,
o que reforçava a contraposição entre o “aceitável” e o “repelido” socialmente, exigindo
padrões de comportamento morais restritos se se quisesse ter prestígio ante a sociedade.
Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, ancorada em teóricos que versam sobre
temáticas relacionadas ao gótico em suas mais variadas manifestações ao longo do tempo, tais
como Hogle (2002), Clery (2002), Warwick (2007), Hurley (2002), Vasconcelos (2002), entre
outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras- Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
O gótico vitoriano do fin de siècle em O Médico e o Monstro. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ILattes |
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-10 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the novella Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886), by the
Scottish writer Robert Louis Stevenson (1850-1894), from the perspective of the Gothic.
From its first literary manifestations, the Gothic is characterized by questioning taboos and
cultural traumas rooted in the society, embodying prevailing fears through a poetics of terror
that frights at the same time that it attracts and makes reflect. In this sense, it is observed that
Stevenson's masterpiece uses Gothic elements to bring up controversial and problematic
issues in relation to the last years of Queen Victoria's reign, when the novella was published.
The British fin de siècle was a period of turbulent revolutions and profound changes that
shook the country's social, political and economic structures, putting at stake the thitherto
crystallized notions of humanity, progress, and science. In this context, in addition to
highlighting aspects of the Gothic, this work shows how the Gothic aesthetics is used in the
narrative to critically portray anxieties that surrounded the mind of the English people at that
time, much due to the reeling state in which the British empire and the nineteenth-century
society were and to the rise of revolutionary theories, which reinforced the contrast between
socially acceptable and socially repelled, requiring narrow moral standards of behavior if one
wished to have prestige in society. It is, therefore, a bibliographical research, anchored in
theorists that deal with themes related to Gothic in its most varied manifestations over time,
such as Hogle (2002), Clery (2002), Warwick (2007), Hurley 2002), Vasconcelos (2002),
among others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8808 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T10:52:23Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T10:52:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo literário |
pt_BR |
dc.subject |
Gótico vitoriano |
pt_BR |
dc.subject |
Era Vitoriana |
pt_BR |
dc.subject |
Stevenson, Robert Louis( 1850-1894) |
pt_BR |
dc.subject |
Literary study |
pt_BR |
dc.subject |
Victorian Gothic |
pt_BR |
dc.subject |
Victorian age |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Mateus Barbosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The fin de siècle Victorian Gothic in The Doctor and the Monster. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Mateus Barbosa de. O gótico vitoriano do fin de siècle em O Médico e o Monstro. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |