Dépôt DSpace/Manakin

O gótico vitoriano do fin de siècle em O Médico e o Monstro.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CARVALHO, M. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7199319452022006 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar a novela O Médico e o Monstro (1886), do escritor escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894), sob a perspectiva do gótico. Desde suas primeiras manifestações literárias, o gótico se caracteriza por questionar tabus e traumas culturais arraigados na sociedade, encarnando temores vigentes através duma poética de terror que amedronta ao mesmo tempo em que atrai e faz refletir. Nesse sentido, observa-se que a obra-prima de Stevenson se utiliza de elementos góticos para trazer à baila assuntos controversos e problemáticos em relação aos últimos anos de reinado da Rainha Vitória, momento em que a novela foi publicada. O fin de siècle britânico foi um período de conturbadas revoluções e profundas mudanças que abalaram as estruturas sociais, políticas e econômicas do país, pondo em xeque noções até então cristalizadas de humanidade, progresso e ciência. Nesse contexto, além de ressaltar aspectos do gótico, este trabalho mostra como a estética gótica é utilizada na narrativa para retratar criticamente anseios que rondavam a mente dos ingleses na época, muito em função do estado cambaleante em que se encontravam o império britânico e a sociedade inglesa oitocentista e da ascensão de teorias revolucionárias, o que reforçava a contraposição entre o “aceitável” e o “repelido” socialmente, exigindo padrões de comportamento morais restritos se se quisesse ter prestígio ante a sociedade. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, ancorada em teóricos que versam sobre temáticas relacionadas ao gótico em suas mais variadas manifestações ao longo do tempo, tais como Hogle (2002), Clery (2002), Warwick (2007), Hurley (2002), Vasconcelos (2002), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O gótico vitoriano do fin de siècle em O Médico e o Monstro. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.date.issued 2018-12-10
dc.description.abstract This work aims to analyze the novella Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886), by the Scottish writer Robert Louis Stevenson (1850-1894), from the perspective of the Gothic. From its first literary manifestations, the Gothic is characterized by questioning taboos and cultural traumas rooted in the society, embodying prevailing fears through a poetics of terror that frights at the same time that it attracts and makes reflect. In this sense, it is observed that Stevenson's masterpiece uses Gothic elements to bring up controversial and problematic issues in relation to the last years of Queen Victoria's reign, when the novella was published. The British fin de siècle was a period of turbulent revolutions and profound changes that shook the country's social, political and economic structures, putting at stake the thitherto crystallized notions of humanity, progress, and science. In this context, in addition to highlighting aspects of the Gothic, this work shows how the Gothic aesthetics is used in the narrative to critically portray anxieties that surrounded the mind of the English people at that time, much due to the reeling state in which the British empire and the nineteenth-century society were and to the rise of revolutionary theories, which reinforced the contrast between socially acceptable and socially repelled, requiring narrow moral standards of behavior if one wished to have prestige in society. It is, therefore, a bibliographical research, anchored in theorists that deal with themes related to Gothic in its most varied manifestations over time, such as Hogle (2002), Clery (2002), Warwick (2007), Hurley 2002), Vasconcelos (2002), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8808
dc.date.accessioned 2019-11-04T10:52:23Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T10:52:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudo literário pt_BR
dc.subject Gótico vitoriano pt_BR
dc.subject Era Vitoriana pt_BR
dc.subject Stevenson, Robert Louis( 1850-1894) pt_BR
dc.subject Literary study pt_BR
dc.subject Victorian Gothic pt_BR
dc.subject Victorian age pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Mateus Barbosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The fin de siècle Victorian Gothic in The Doctor and the Monster. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Mateus Barbosa de. O gótico vitoriano do fin de siècle em O Médico e o Monstro. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte