DSpace/Manakin Repository

Alimentação complementar: um estudo sobre a influência da intervenção nutricional educativa com mães do sertão pernambucano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0307642268567910 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Marilia Ferreira Frazao Tavares de.
dc.contributor.advisor1ID FRAZAO, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4826093283260726 pt_BR
dc.contributor.referee1 ESMERO, Janaína Almeida Dantas.
dc.contributor.referee2 DONATO, Nilcimelly Rodrigues.
dc.description.resumo A alimentação complementar é ofertada no período após a amamentação exclusiva, por meio da adição de qualquer alimento sólido ou líquido, em complementação ao leite materno. As ações do profissional de alimentação e nutrição no âmbito da Atenção Básica objetiva a ampliação da qualidade e dos planos de intervenção, destacando que a promoção de práticas alimentares saudáveis constitui-se em um item importante em todas as fases da vida. O presente trabalho objetivou analisar os conhecimentos maternos sobre a alimentação complementar antes e após uma intervenção nutricional educativa. Trata-se de uma pesquisa transversal do tipo descritiva de campo, na qual foram utilizadas as informações de 102 (cento e duas) mães de crianças na fase de alimentação complementar, cadastradas e acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas na zona urbana do município de Afogados da Ingazeira. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas objetivas, adaptado à Barros & Seyfffarth (2008), a serem respondidas, antes e após a intervenção nutricional educativa. Para análise dos dados, foi utilizado o programa estatístico, Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Diante dos resultados, percebeu-se que a amostra de mães das UBS mais favorecidas possuía idade maior que 30 anos e das UBS menos favorecidas menores de 30 anos, ambos com média escolaridade prevalente e em fase de aleitamento materno. Foi verificado através do questionário, que houve maior número de erros em relação ao que oferecer no almoço, “com o que oferecer” e “como oferecer”. E, menor número de erros para “o melhor momento em oferecer água” e a “quantidade diária recomendada”. Além do que, no questionário pré-teste, o bom e ótimo desempenho foram representados pelas mães com idade entre 19 e 30 anos e com média escolaridade, porém no questionário pós-teste verificou-se que não houve influência de idade e escolaridade, constatando maior proporção de acertos em todos os quesitos. Assim, conclui-se que após a atividade educativa, identificou-se uma maior segurança das mães em relação aos conhecimentos, independente de outros aspectos, com um aumento no número de respostas corretas, confirmando a efetividade da intervenção educativa realizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Alimentação complementar: um estudo sobre a influência da intervenção nutricional educativa com mães do sertão pernambucano. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The additional power is supplied in the period after the exclusive breastfeeding, by adding any solid or liquid food, as a complement to breast milk. The actions of professional food and nutrition within the primary care objective the expansion of quality and intervention plans, noting that the promotion of healthy eating practices constitutes an important item at every stage of life. This study aimed to analyze the maternal knowledge about complementary feeding before and after an educational intervention. It is a cross-sectional survey of descriptive field, in which we used the 102 information (one hundred and two) children of mothers on complementary feeding phase, registered and accompanied by the Basic Health Units (UBS) located in the urban area Afogados the municipality of Ingazeira. As data collection instrument was a questionnaire with objective questions, adapted to Barros & Seyfffarth (2008), to be answered before and after the educational intervention. For data analysis, we used the statistical program Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Given the results, it was noted that the sample of most favored UBS mothers had higher age than 30 years and the UBS disadvantaged children under 30 years, and the mean prevalent education and breastfeeding stage. It was found through the questionnaire that there was a higher number of errors in relation to that offer at lunch, "with what offer" and "how to offer". And fewer errors for "the best time to offer water" and "recommended daily allowance". In addition, the pre-test questionnaire, the good and great performance were represented by mothers aged between 19 and 30 years old and in high school, but in the post-test questionnaire was found that there was no influence of age and education, noting greater proportion of hits in all aspects. Thus, it appears that after the educational activity, we identified a greater safety of mothers in relation to knowledge, regardless of other aspects, with an increase in the number of correct answers, confirming the effectiveness of the educational intervention performed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8810
dc.date.accessioned 2019-11-04T11:23:38Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T11:23:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alimentação Complementar pt_BR
dc.subject Mães pt_BR
dc.subject Intervenção nutricional pt_BR
dc.subject Supplementary Feeding pt_BR
dc.subject Mothers pt_BR
dc.subject Nutritional Intervention pt_BR
dc.subject Alimentación Complementaria
dc.subject Madres
dc.subject Intervención nutricional
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Carine Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Complementary feeding: a study on the influence of educational nutritional intervention with mothers of Pernambuco backwoods. pt_BR
dc.title.alternative Alimentación complementaria: un estudio sobre la influencia de la intervención nutricional educativa con madres en el interior de Pernambuco.
dc.identifier.citation PEREIRA, Carine Gomes. Alimentação complementar: um estudo sobre a influência da intervenção nutricional educativa com mães do sertão pernambucano. 2015. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La alimentación complementaria se ofrece en el período posterior a la lactancia materna exclusiva, mediante la adición de cualquier alimento sólido o líquido, además de la leche materna. Las acciones de los profesionales de la alimentación y nutrición en el ámbito de la Atención Primaria tienen como objetivo ampliar los planes de calidad e intervención, destacando que la promoción de prácticas de alimentación saludable es un elemento importante en todas las etapas de la vida. El presente estudio tuvo como objetivo analizar el conocimiento materno sobre alimentación complementaria antes y después de una intervención nutricional educativa. Se trata de una investigación de campo descriptiva transversal, en la que se utilizó información de 102 (ciento dos) madres de niños en fase de alimentación complementaria, registrados y monitoreados por Unidades Básicas de Salud (UBS) ubicadas en el área urbana. el municipio de Afogados da Ingazeira. Como instrumento de recolección de datos se utilizó un cuestionario con preguntas objetivas, adaptado a Barros & Seyfffarth (2008), para ser respondido antes y después de la intervención nutricional educativa. Para el análisis de los datos se utilizó el programa estadístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). En vista de los resultados, se percibió que la muestra de madres de la UBS más favorecida era mayor de 30 años y de la UBS menos favorecida eran menores de 30 años, ambas con escolaridad media predominante y lactancia materna. Se verificó a través del cuestionario que hubo más errores en relación a qué ofrecer en el almuerzo, “qué ofrecer” y “cómo ofrecerlo”. Y, menos errores por “momento óptimo para ofrecer agua” y “cantidad diaria recomendada”. Además, en el cuestionario pretest el desempeño bueno y excelente lo representaron las madres con edad entre 19 y 30 años y con escolaridad media, pero en el cuestionario postest se encontró que no hubo influencia de la edad y la escolaridad, notando mayor proporción de respuestas correctas en todas las preguntas. Así, se concluye que después de la actividad educativa se identificó una mayor confianza de las madres en relación al conocimiento, independientemente de otros aspectos, con un aumento en el número de aciertos, confirmando la efectividad de la intervención educativa realizada.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta