dc.creator.ID |
DANTAS, K. S. A. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1391536709447175 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Jaqueline de Jesus. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9°ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-30 |
|
dc.description.abstract |
The Sociolinguistics is the field of the Linguistics that studies the language in use,
what is common in the classroom, in view that the classroom is an interaction space.
Through the Sociolinguistics it can be observed that the sistem of the language is
heterogeneous and dynamic. In that direction the objective of this work is to analyze
linguistic variation in the repertoire of the teacher and the student of 9th year of
Elementary School. In this end, we discuss about the Sociolinguistics, differentiating
that one that applies to the classroom; we raise a corpus of research in a classroom
of 9th year of Elementary School; we describe and caracterize the linguistics
variation in the repertoire of the teacher and the students of 9th year of Elementary
School. Therefore, we choose the School Sociolinguistics worked by Bortoni-Ricardo
(2004/2005/2006/2014) to be theorical basis of our discussions. This, in turn,
originated in Interactionist Sociolinguistics, widely discussed by Garcez (2002), and
emerged bringing an important social work, a research tradition and analysis of the
speech, based in the qualitative empirical and interpretive research with the objective
of to study the use of the language in interaction situation. The collaborating subjects
of this research were: the teacher and students of 9th year of Elementary School of
the Municipal School of Child Education Dr. José Dantas Pinheiro em São João do
Rio do Peixe. It‘s an ethnographic research of a qualitative nature. The Ethnography
studies the culture of the people, and the social interaction. The research instruments
used were: observation sheet and questionary. In developing this research, we
observe the linguistic heterogeneity present in the teacher and student‘s speech in
classroom, varying of the formal to the informal. |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8818 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T14:52:47Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T14:52:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Repertório docente e discente |
pt_BR |
dc.subject |
Língua-uso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and student repertoire |
pt_BR |
dc.subject |
Language-use |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Karla Samara Abrantes Viana. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sociolinguistics in the classroom: variation analysis 9th grade teacher and student repertoire elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Karla Samara Abrantes Viana. A sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no
repertório do professor e do aluno do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
|
dc.description.resumen |
A Sociolinguística é o ramo da Linguística que estuda a língua em uso, o que é
comum na sala de aula, haja vista ser um espaço de interações. Pela
Sociolinguística se pode observar que o sistema da língua é heterogêneo e
dinâmico. Nesse direcionamento, o objetivo deste trabalho é analisar a variação
linguística no repertório do professor e do aluno do 9° ano no Ensino Fundamental.
Nesse intuito, discorremos sobre a Sociolinguística, distinguindo aquela que se
aplica à sala de aula; levantamos o corpus da pesquisa numa sala do 9° ano do
Ensino Fundamental; descrevemos e caracterizamos a variação linguística no
repertório do professor e dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Para tanto,
elegemos a Sociolinguística Escolar trabalhada por Bortoni-Ricardo
(2004/2005//2014) para ser a base teórica de nossas discussões. Esta, por sua vez,
teve origem na Sociolinguística Interacionista, largamente discutida por Garcez
(2002), e surgiu trazendo um importante trabalho social, uma tradição de pesquisa e
análise do discurso, baseada na pesquisa qualitativa empírica e interpretativa com o
objetivo de estudar o uso da língua em situações de interação. Os sujeitos
colaboradores desta pesquisa foram: o professor e os alunos do 9°ano do ensino
fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Dantas Pinheiro em
São João do Rio do Peixe - PB. Trata-se de uma pesquisa Etnográfica de natureza
qualitativa. A Etnografia estuda a cultura dos povos, e a interação social. Os
instrumentos de pesquisa utilizados foram: ficha de observação e questionário. Ao
desenvolvermos esta pesquisa, observamos a heterogeneidade linguística presente
na fala do professor e do aluno em sala de aula, variando do formal ao informal. |
|