DSpace/Manakin Repository

A sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9°ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, K. S. A. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1391536709447175 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9°ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract The Sociolinguistics is the field of the Linguistics that studies the language in use, what is common in the classroom, in view that the classroom is an interaction space. Through the Sociolinguistics it can be observed that the sistem of the language is heterogeneous and dynamic. In that direction the objective of this work is to analyze linguistic variation in the repertoire of the teacher and the student of 9th year of Elementary School. In this end, we discuss about the Sociolinguistics, differentiating that one that applies to the classroom; we raise a corpus of research in a classroom of 9th year of Elementary School; we describe and caracterize the linguistics variation in the repertoire of the teacher and the students of 9th year of Elementary School. Therefore, we choose the School Sociolinguistics worked by Bortoni-Ricardo (2004/2005/2006/2014) to be theorical basis of our discussions. This, in turn, originated in Interactionist Sociolinguistics, widely discussed by Garcez (2002), and emerged bringing an important social work, a research tradition and analysis of the speech, based in the qualitative empirical and interpretive research with the objective of to study the use of the language in interaction situation. The collaborating subjects of this research were: the teacher and students of 9th year of Elementary School of the Municipal School of Child Education Dr. José Dantas Pinheiro em São João do Rio do Peixe. It‘s an ethnographic research of a qualitative nature. The Ethnography studies the culture of the people, and the social interaction. The research instruments used were: observation sheet and questionary. In developing this research, we observe the linguistic heterogeneity present in the teacher and student‘s speech in classroom, varying of the formal to the informal.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8818
dc.date.accessioned 2019-11-04T14:52:47Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T14:52:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Repertório docente e discente pt_BR
dc.subject Língua-uso pt_BR
dc.subject Sociolinguistics pt_BR
dc.subject Linguistic Variation pt_BR
dc.subject Teaching and student repertoire pt_BR
dc.subject Language-use pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Karla Samara Abrantes Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociolinguistics in the classroom: variation analysis 9th grade teacher and student repertoire elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Karla Samara Abrantes Viana. A sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.description.resumen A Sociolinguística é o ramo da Linguística que estuda a língua em uso, o que é comum na sala de aula, haja vista ser um espaço de interações. Pela Sociolinguística se pode observar que o sistema da língua é heterogêneo e dinâmico. Nesse direcionamento, o objetivo deste trabalho é analisar a variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9° ano no Ensino Fundamental. Nesse intuito, discorremos sobre a Sociolinguística, distinguindo aquela que se aplica à sala de aula; levantamos o corpus da pesquisa numa sala do 9° ano do Ensino Fundamental; descrevemos e caracterizamos a variação linguística no repertório do professor e dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos a Sociolinguística Escolar trabalhada por Bortoni-Ricardo (2004/2005//2014) para ser a base teórica de nossas discussões. Esta, por sua vez, teve origem na Sociolinguística Interacionista, largamente discutida por Garcez (2002), e surgiu trazendo um importante trabalho social, uma tradição de pesquisa e análise do discurso, baseada na pesquisa qualitativa empírica e interpretativa com o objetivo de estudar o uso da língua em situações de interação. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram: o professor e os alunos do 9°ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Dantas Pinheiro em São João do Rio do Peixe - PB. Trata-se de uma pesquisa Etnográfica de natureza qualitativa. A Etnografia estuda a cultura dos povos, e a interação social. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: ficha de observação e questionário. Ao desenvolvermos esta pesquisa, observamos a heterogeneidade linguística presente na fala do professor e do aluno em sala de aula, variando do formal ao informal.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta