DSpace/Manakin Repository

A pós-modernidade e sua influência no comportamento da criança: a ressignificação do brincar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID JALES, R. D pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1797362266097030 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINTO, Maria Benegelania.
dc.contributor.advisor1ID PINTO, Maria Benegelania. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0744669382341513 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.description.resumo O mundo contemporâneo, não favorece o desenvolvimento de brincadeiras em grupo ou tradicionais, seja devido à insegurança que toma as ruas; seja devido aos inúmeros compromissos que as crianças assumem. Os pais satisfazem os desejos de consumo dos seus filhos, a fim de compensar a sua ausência no cotidiano dos mesmos. Neste sentido, este estudo buscou compreender como as crianças das escolas públicas e privadas do município de Cuité-PB em idade escolar, relacionam o brinquedo ao significado do brincar. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva-exploratória e de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevista, subsidiada por um questionário semiestruturado que versa sobre a temática da pós-modernidade e a sua influência no comportamento da criança: a ressignificação do brincar. Os resultados foram analisados por meio da técnica da analise de conteúdo proposta por Minayo. Baseadas nas respostas das crianças de sete a dez anos de idade que participaram da pesquisa, foram construídas três categorias temáticas: as brincadeiras mais desfrutadas pelas crianças na hora do recreio, as brincadeiras e brinquedos e sua interferência nos relacionamentos interpessoais, os brinquedos preferidos pelas crianças na pós-modernidade. Através da analise dos discursos das crianças percebe-se: que quando estavam na escola preferiam as brincadeiras tradicionais, porém quando estavam em casa preferiam brincarem sozinhas, jogar no videogame ou assistir televisão. Assim os resultados da pesquisa, nos levam a refletir como essas crianças serão futuramente quando realmente se tornarem adultos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem Pediátrica pt_BR
dc.title A pós-modernidade e sua influência no comportamento da criança: a ressignificação do brincar. pt_BR
dc.date.issued 2015-02-11
dc.description.abstract The contemporary world, not conducive to the development of games in group or traditional, whether due to insecurity that takes the streets; due to the numerous commitments that children assume. The parents meet the wishes of their children's consumption, in order to compensate for his absence in the everyday life of the same. Thus, this study sought to understand how the children from public and private schools of the municipality of Cuité-PB in school age, relate the toy to the meaning of the meaning of the play. This is a descriptive-exploratory type lookup field and, with a qualitative approach. The data were collected by interview, semi-structured questionnaire for subsidised which deals with the theme of post-modernity and its influence on children's behavior: the ressignification of the play. The results were analyzed by means of the technique of content analysis proposed by Minayo. Based on the responses of children from seven to ten years of age rom seven to ten years old who participated in the survey, were built three thematic categories: Playtime more enjoyed by children at playtime, playtime and toys and its interference in interpersonal relationships, favorite toys for children in post-modernity. Through the analysis of speeches of children realize: that when they were in school preferred the traditional banter, but when were at home would rather play alone, play in video games or watch TV. So the search results lead us to reflect how these kids will be in the future when they become adults. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8820
dc.date.accessioned 2019-11-04T15:18:17Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T15:18:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Jogos e Brinquedos pt_BR
dc.subject Saúde pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Games and toys pt_BR
dc.subject Health pt_BR
dc.subject Niño
dc.subject Tecnología
dc.subject Juegos y juguetes
dc.subject Salud
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JALES, Renata Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Postmodernity and its influence on behavior of the child: the resignification of play. pt_BR
dc.title.alternative La posmodernidad y su influencia en el comportamiento de los niños: la reinterpretación del juego.
dc.identifier.citation JALES, Renata Dantas. A pós-modernidade e sua influência no comportamento da criança: a ressignificação do brincar. 2015. 87 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen El mundo contemporáneo no favorece el desarrollo de juegos grupales o tradicionales, ya sea por la inseguridad que se adueña de las calles; ya sea por los numerosos compromisos que asumen los niños. Los padres satisfacen los deseos de consumo de sus hijos para compensar su ausencia en su vida diaria. En este sentido, este estudio buscó comprender cómo los niños en edad escolar de los colegios públicos y privados de la ciudad de Cuité-PB relacionan los juguetes con el significado del juego. Se trata de una investigación descriptiva-exploratoria y de campo, con enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, subsidiadas por un cuestionario semiestructurado que trata el tema de la posmodernidad y su influencia en el comportamiento del niño: la redefinición del juego. Los resultados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Minayo. A partir de las respuestas de los niños de siete a diez años que participaron en la investigación, se construyeron tres categorías temáticas: los juegos que más disfrutan los niños en el recreo, los juegos y juguetes y su interferencia en las relaciones interpersonales, los juguetes preferidos por los niños en la posmodernidad. . A través del análisis de los discursos de los niños, se puede apreciar que cuando estaban en la escuela preferían los juegos tradicionales, pero cuando estaban en casa preferían jugar solos, jugar videojuegos o mirar televisión. Así, los resultados de la investigación nos llevan a reflexionar sobre cómo serán estos niños en el futuro cuando realmente se conviertan en adultos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta