dc.creator.ID |
DOMINGOS, F. L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7547081865794797 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Danielle Maria Vieira dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente no que respeita à abordagem da gramática,
o aluno aprende sobre o sistema de funcionamento da língua, exercitando-se também para
falar, escrever e ler de forma adequada às diversas situações sociais. Nessa direção, esta
pesquisa tem como objetivo geral de analisar a abordagem dos verbos em aulas do 2º ano do
ensino médio em comparação com a abordagem teórica estruturalista e com as práticas reais
no universo da sala de aula. Para tal execução, discorremos sobre a morfologia dos verbos;
observarmos aulas sobre verbo no 2º ano do ensino médio; e descrevemos a abordagem e o
uso dos verbos nas aulas observadas. Utilizamos como aporte teórico a perspectiva
estruturalista de Camara Júnior (2011), articulando-a com a prática do ensino de verbos no
contexto escolar, com as orientações dos documentos oficiais, bem como nossa experiência
como estudante e docente em formação. Esta pesquisa se caracteriza por ser etnográfica, uma
vez que manteve relação direta com os sujeitos sociais no meio de atuação deles. Participaram
da pesquisa 33 alunos e o professor ministrante das aulas. Foram observadas um total de 07
horas aulas, entre as quais selecionamos 03 aulas para análise. Da análise do estudo do verbo,
constatamos que a abordagem docente seguiu os critérios estabelecidos por Camara Júnior de
forma, função e sentido, predominando os critérios formais e semânticos; que o uso, por sua
vez, apresentou a variação entre os níveis formal e informal no que respeita à fonologia, no
entanto, prevaleceu a flexão adequada dos verbos em concordância com o sujeito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa |
pt_BR |
dc.title |
Gramática e ensino: uma análise do estudo e do uso dos verbos no 2º ano do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-30 |
|
dc.description.abstract |
In Portuguese classes, specifically when it comes to the approach of grammar, the student
learns about how the language system works, practicing also to speak, read and write
adequately for different social situations. Following this path, this paper aims to analyze the
approach of verbs in classes of the 2 nd year of high school compared to the structuralist
theoretical approach and to the real practices in the range of classroom. For such, we
discourse about the morphology of verbs; we observe classes about verbs on the 2 nd year of
high school; and we describe the approach and the use of verbs in the observed classes. As a
theoretical basis, we use the structuralist perspective of Camara Júnior (2011), articulating it
with the practice of teaching verbs on a school context, with the orientations of official
documents, and as well as our experience as student and teacher in formation.The research is
classified as ethnographic, once it has direct relationship to the social subjects in their
activities. A corpus of 33 students and the teacher who was teaching the classes participated
on the research. A total of 7 lesson hours was observed, and from them 3 were chosen for
analysis. From the analysis of the verb study, we observe that the teaching approach followed
the criteria established by Camara Júnior of form, function and meaning, with formal and
semantic criteria prevailing; that the use, in turn, presented the variation between the formal
and informal levels regarding phonology, however, the adequate flexion of verbs matching
the subject predominated. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8828 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T16:35:39Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T16:35:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Português - Gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Verbo - uso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese - Grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Verb - use |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar - Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DOMINGOS, Francidalva Leonardo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Grammar and teaching: an analysis of the study and use of verbs in the 2nd year of high school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DOMINGOS,Francidalva Leonardo da. Gramática e ensino: uma análise do estudo e do uso dos verbos no 2º ano do ensino médio. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |