DSpace/Manakin Repository

Gramática e ensino: uma análise do estudo e do uso dos verbos no 2º ano do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DOMINGOS, F. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7547081865794797 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Danielle Maria Vieira dos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente no que respeita à abordagem da gramática, o aluno aprende sobre o sistema de funcionamento da língua, exercitando-se também para falar, escrever e ler de forma adequada às diversas situações sociais. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo geral de analisar a abordagem dos verbos em aulas do 2º ano do ensino médio em comparação com a abordagem teórica estruturalista e com as práticas reais no universo da sala de aula. Para tal execução, discorremos sobre a morfologia dos verbos; observarmos aulas sobre verbo no 2º ano do ensino médio; e descrevemos a abordagem e o uso dos verbos nas aulas observadas. Utilizamos como aporte teórico a perspectiva estruturalista de Camara Júnior (2011), articulando-a com a prática do ensino de verbos no contexto escolar, com as orientações dos documentos oficiais, bem como nossa experiência como estudante e docente em formação. Esta pesquisa se caracteriza por ser etnográfica, uma vez que manteve relação direta com os sujeitos sociais no meio de atuação deles. Participaram da pesquisa 33 alunos e o professor ministrante das aulas. Foram observadas um total de 07 horas aulas, entre as quais selecionamos 03 aulas para análise. Da análise do estudo do verbo, constatamos que a abordagem docente seguiu os critérios estabelecidos por Camara Júnior de forma, função e sentido, predominando os critérios formais e semânticos; que o uso, por sua vez, apresentou a variação entre os níveis formal e informal no que respeita à fonologia, no entanto, prevaleceu a flexão adequada dos verbos em concordância com o sujeito. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa pt_BR
dc.title Gramática e ensino: uma análise do estudo e do uso dos verbos no 2º ano do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract In Portuguese classes, specifically when it comes to the approach of grammar, the student learns about how the language system works, practicing also to speak, read and write adequately for different social situations. Following this path, this paper aims to analyze the approach of verbs in classes of the 2 nd year of high school compared to the structuralist theoretical approach and to the real practices in the range of classroom. For such, we discourse about the morphology of verbs; we observe classes about verbs on the 2 nd year of high school; and we describe the approach and the use of verbs in the observed classes. As a theoretical basis, we use the structuralist perspective of Camara Júnior (2011), articulating it with the practice of teaching verbs on a school context, with the orientations of official documents, and as well as our experience as student and teacher in formation.The research is classified as ethnographic, once it has direct relationship to the social subjects in their activities. A corpus of 33 students and the teacher who was teaching the classes participated on the research. A total of 7 lesson hours was observed, and from them 3 were chosen for analysis. From the analysis of the verb study, we observe that the teaching approach followed the criteria established by Camara Júnior of form, function and meaning, with formal and semantic criteria prevailing; that the use, in turn, presented the variation between the formal and informal levels regarding phonology, however, the adequate flexion of verbs matching the subject predominated. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8828
dc.date.accessioned 2019-11-04T16:35:39Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T16:35:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Português - Gramática pt_BR
dc.subject Verbo - uso pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Gramática - ensino pt_BR
dc.subject Portuguese - Grammar pt_BR
dc.subject Verb - use pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Grammar - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DOMINGOS, Francidalva Leonardo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Grammar and teaching: an analysis of the study and use of verbs in the 2nd year of high school. pt_BR
dc.identifier.citation DOMINGOS,Francidalva Leonardo da. Gramática e ensino: uma análise do estudo e do uso dos verbos no 2º ano do ensino médio. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta