Repositorio Dspace/Manakin

Perspectivas (pós) coloniais no romance Drácula.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID COSTA, É. N. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4887295109671940 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.description.resumo Os estudos póscoloniais podem ser entendidos como uma área das ciências humanas que analisa as relações entre os países chamados de Império e suas colônias; como a colonização afetou esses ambientes, e como a literatura retrata estas questões. Diante disso, o presente trabalho busca analisar sob uma perspectiva póscolonial, a obra gótica Drácula (1897), escrita pelo irlandês Bram Stoker (1847 – 1912). A história que narra a viagem do inglês Jonathan Harker à região dos Cárpatos mostra, por exemplo, como homens, mulheres de diferentes regiões do continente eram tratados pelo olhar imperialista vitoriano. Neste contexto, analisam-se também as relações de oposição entre Inglaterra e Irlanda; as relações de gênero, notadamente o papel da mulher; o contexto de escrita da obra, a Transilvânia e Inglaterra. Este trabalho consiste também em uma pesquisa bibliográfica e analítica, acerca da vida e obra de Stoker, aplicando ao corpus literário escolhido, as teorias póscoloniais. Para fundamentar a análise, contaremos com o aporte teórico de Bonnici (2000), Spivak (2010), Said (2011), Césaire (1978), dentre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Perspectivas (pós) coloniais no romance Drácula. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-14
dc.description.abstract Postcolonial studies can be understood as a area of human sciences which analyzes the relations between the countries called Empire and their colonies; as a colonization affected these environments, and how literature portrays such issues. Thus, this paper analyze from a postcolonial perspective the Gothic novel Dracula (1897), written by the Irish writer Bram Stoker (1847 - 1912). The story that tells of the journey of the Englishman Jonathan Harker to the Carpathian region shows, for example, how European men and women from different parts of the continente were treated by the imperialista Victorian gaze. In this context, is analyzed the relations of opposition between England and Ireland; genderrelations, notably the role of woman; the writing context of the novel, Transylvania and England. This paper consists also of a bibliographical and analytical feature about the life and work of Stoker, applying to the chosen literary corpus, the postcolonial theories. For such na enterprise, we will use the theoretical suport of Bonnici (2000), Spivak (2010), Said (2011), Césaire (1978), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8830
dc.date.accessioned 2019-11-04T16:41:45Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T16:41:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Pós-colonialismo pt_BR
dc.subject Drácula pt_BR
dc.subject Stoker, Bram pt_BR
dc.subject Gótico pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Literary analysis pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Postcolonialism pt_BR
dc.subject Dracula pt_BR
dc.subject Gothic pt_BR
dc.subject Gender Relations pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Érica Nayara da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative (Post) Colonial Perspectives in the Novel Dracula. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Érica Nayara da Silva. Perspectivas (pós)coloniais no romance Drácula. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta