DSpace/Manakin Repository

Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up .

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, M. C. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4265949451961320 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.contributor.advisor1ID MORAIS, D. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2944185146993931 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.description.resumo É incontestável o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil tem sido fundamental para a formação crítica de alunos em escolas por todo o país. O histórico dos métodos e abordagens utilizados para ensinar tal língua foi marcado por diversas mudanças, tendo em vistas que não atendiam às necessidades percebidas a cada época. Uma das principais mudanças ocorridas neste meio diz respeito à integração de elementos culturais ao ensino da Língua Inglesa, que surgiu com a reviravolta dos estudos comunicativos na década de 1970. Nesse sentido, os materiais utilizados em sala de aula como auxílio ao professor também evoluíram com o tempo, como no caso do Livro Didático. Apesar de todas as evoluções tecnológicas que surgiram e ainda surgem hodiernamente, o LD ainda continua ocupando um lugar muito importante em sala de aula e também no aprendizado dos estudantes. Entretanto, nem sempre os livros abordam satisfatoriamente as temáticas mais atuais que são de interesse do alunado, o que também pode acontecer quando se trata dos aspectos culturais abordados neste tipo de material comum à sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os aspectos culturais e interculturais estão ou não representados no Livro Didático de Língua Inglesa Team Up, destinado ao sexto ano do ensino fundamental, o qual foi escolhido para ser trabalhado nas escolas da rede municipal na cidade de São Jose de Piranhas-PB no triênio 2017 a 2019. Essa pesquisa conta com auxílio de autores como Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), bem como os documentos oficiais cedidos pelo governo, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . pt_BR
dc.date.issued 2017-09-18
dc.description.abstract It is unquestionable that the process of teaching and learning the English Language in Brazil has been fundamental for the critical education of students in schools throughout the country. The history of the methods and approaches used to teach such language was marked by several changes, considering that they did not answer the needs of each time in the 1970s. One of the main changes in this area was the integration of cultural elements in the teaching of the English language, which arose with the overturn of communicative studies. That way, the materials used in the classroom as support to the teachers also evolved over time, as in the case of the Textbooks. Despite all the technological developments that have emerged and are still emerging today, TB continues occupying a very important place in the classroom and also in students' learning. However, the books do not always effectively approach the most current topics that are of interest to the student, which can also happen when it comes to the cultural aspects approached in this type of material common to the classroom. Thus, this work aims to analyze how cultural and intercultural aspects are represented or not in the English Language Textbook Team Up, intended for the sixth grade of elementary school, which was chosen to be worked in municipal schools , in the city of São Jose de Piranhas-PB, from 2017 to 2019. This research is supported by authors such as Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), as well as the official documents provided by the Brazilian Government, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and the Base Nacional Curricular Comum (BNCC). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831
dc.date.accessioned 2019-11-04T16:55:12Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T16:55:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa- ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Aprendizagem- língua inglesa pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject English Language Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the cultural and intercultural aspects present in the English language textbook Team Up. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta