dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, M. C. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4265949451961320 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MORAIS, Daniela Miguel de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MORAIS, D. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2944185146993931 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.description.resumo |
É incontestável o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no
Brasil tem sido fundamental para a formação crítica de alunos em escolas por todo o país. O
histórico dos métodos e abordagens utilizados para ensinar tal língua foi marcado por diversas
mudanças, tendo em vistas que não atendiam às necessidades percebidas a cada época. Uma
das principais mudanças ocorridas neste meio diz respeito à integração de elementos culturais
ao ensino da Língua Inglesa, que surgiu com a reviravolta dos estudos comunicativos na
década de 1970. Nesse sentido, os materiais utilizados em sala de aula como auxílio ao
professor também evoluíram com o tempo, como no caso do Livro Didático. Apesar de todas
as evoluções tecnológicas que surgiram e ainda surgem hodiernamente, o LD ainda continua
ocupando um lugar muito importante em sala de aula e também no aprendizado dos
estudantes. Entretanto, nem sempre os livros abordam satisfatoriamente as temáticas mais
atuais que são de interesse do alunado, o que também pode acontecer quando se trata dos
aspectos culturais abordados neste tipo de material comum à sala de aula. Assim, este trabalho
tem como objetivo analisar como os aspectos culturais e interculturais estão ou não
representados no Livro Didático de Língua Inglesa Team Up, destinado ao sexto ano do
ensino fundamental, o qual foi escolhido para ser trabalhado nas escolas da rede municipal na
cidade de São Jose de Piranhas-PB no triênio 2017 a 2019. Essa pesquisa conta com auxílio
de autores como Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), bem como os
documentos oficiais cedidos pelo governo, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base
Nacional Curricular Comum (BNCC). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras- Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up . |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-18 |
|
dc.description.abstract |
It is unquestionable that the process of teaching and learning the English Language in Brazil
has been fundamental for the critical education of students in schools throughout the country.
The history of the methods and approaches used to teach such language was marked by
several changes, considering that they did not answer the needs of each time in the 1970s.
One of the main changes in this area was the integration of cultural elements in the teaching
of the English language, which arose with the overturn of communicative studies. That way,
the materials used in the classroom as support to the teachers also evolved over time, as in the
case of the Textbooks. Despite all the technological developments that have emerged and are
still emerging today, TB continues occupying a very important place in the classroom and
also in students' learning. However, the books do not always effectively approach the most
current topics that are of interest to the student, which can also happen when it comes to the
cultural aspects approached in this type of material common to the classroom. Thus, this work
aims to analyze how cultural and intercultural aspects are represented or not in the English
Language Textbook Team Up, intended for the sixth grade of elementary school, which was
chosen to be worked in municipal schools , in the city of São Jose de Piranhas-PB, from 2017
to 2019. This research is supported by authors such as Kramsch (2012), Oliveira (2010),
Thompson (2011), as well as the official documents provided by the Brazilian Government,
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and the Base Nacional Curricular Comum (BNCC). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T16:55:12Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T16:55:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem- língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
English Language Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of the cultural and intercultural aspects present in the English language textbook Team Up. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
|
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |