DSpace/Manakin Repository

Língua padrão x escolarização: o que é falar correto?.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, V. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3700463592116957 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Pelo presente trabalho propomos demonstrar como a sociolinguística contribui na discussão da noção de “certo” ou “errado” a partir dos usos da Língua Portuguesa por pessoas com diferentes graus de escolarização, visto que é bem comum escutarmos tanto pessoas sem instrução escolar falando “errado”, como também pessoas com instrução escolar. Especificamente objetivamos apontar pontos de convergências e divergências entre língua e linguagem; evidenciar a noção de língua padrão vinculada a aspectos históricos da Língua Portuguesa; discutir a questão da variação linguística, do preconceito relacionando-o a abordagens teóricas e lógicas na escola. Optamos trabalhar com a pesquisa bibliográfica, de acordo com o que propõe Marconi & Lakatos (2001). As bases teóricas que assumimos se fundamentaram em Bagno (2007), Antunes (2009), Neves (2011), Martelotta (2012), Garcia e Nascimento (1981) entre outros. Concluímos que o reconhecimento da variação linguística é apenas o primeiro passo para uma mudança no ensino de Língua Portuguesa, possibilitando aos discentes um contato direto com todas as modalidades e permitindo que os mesmos escolham a modalidade que melhor se adapte a situação que esteja vivenciando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Língua padrão x escolarização: o que é falar correto?. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-24
dc.description.abstract By this work we demonstrate how sociolinguistics contributes to the discussion of the notion of "right" or "wrong" from the use of the Portuguese Language by people with varying degrees of education, since it is very common to hear both people without schooling talking "wrong", as well as people with schooling. Specifically we aim point points of convergence and divergence between language and language; highlight the default language notion linked to historical aspects of the Portuguese Language; discuss the issue of linguistic variation, prejudice relating to the theoretical and logical approaches in school. We chose to work with the bibliographical research, in which we seek input to govern us by the rules of ABNT in the book Methodology of Scientific Work Marconi & Lakatos and the theoretical foundation we based the authors Marcos Bagno (2007), Antunes (2009), Neves (2011), Martelotta (2012), Garcia and Nascimento (1981), among others. The recognition of linguistic variation is only the first step towards a change in the teaching of Portuguese Language, enabling student’s direct contact with all types and allowing them to choose the mode that best suits the situation you are experiencing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8832
dc.date.accessioned 2019-11-04T16:56:11Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T16:56:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Língua padrão pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Linguística - ensino pt_BR
dc.subject Sociolinguistics pt_BR
dc.subject Default Language pt_BR
dc.subject Linguistic Variation pt_BR
dc.subject Linguistics - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Vanessa de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Standard language vs. schooling: what is correct speaking?. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Vanessa de Oliveira. Língua padrão x escolarização: o que é falar correto?. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta