DSpace/Manakin Repository

Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8601738898707402 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-27
dc.description.abstract A dialogical and interactional perspective, this research have the objective approach the importance of the written language in the context of teaching learning, considering the writing learning through texts in the light of the approach of genres, from the initial series, because we believe that the language at this stage it must now be understood as a dynamic and social phenomenon. In addition, we present as suggestion, a didactic sequence guided the genre fable to work with written texts through the elementary school as a way of contributing theoretical and methodologically for the teacher to make their most significant practices in the classroom. Bibliographical nature, the research took as theoretical basis the contributions of Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly and Dolz (2004), among others. At the end of the investigation, corroborate the didactization of genresearly as important tools for construction of the citizenship of learners. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
dc.date.accessioned 2019-11-04T17:10:38Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T17:10:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Textual Genres pt_BR
dc.subject Interaction pt_BR
dc.subject Following Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Annielly de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactics of writing in elementary school I through the fable genre. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta