DSpace/Manakin Repository

Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, J. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4019842779147984 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 GONDIM, Patrícia Guedes Corrêa.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do Ensino Fundamental, primeiramente, por meio da discussão das funções e estrutura dos mapas conceituais, bem como dos conceitos e finalidades da reescrita e da retextualização; depois, através do desenvolvimento de atividades de reescrita e de retextualização, usando-se mapas conceituais e, por fim, através da descrição dos procedimentos e das contribuições das tarefas de reescrever e de retextualizar, analisando-se os mapeamentos de conceitos produzidos pelos alunos. O referencial teórico pauta-se, no que respeita à reescrita e retextualização, especialmente nas discussões de Marcuschi (2001), no que respeita aos mapas conceituais, em Novak e Gowin (1984) e Moreira (2010) e a respeito da aprendizagem significativa, em Ausubel (2000). A investigação e o levantamento do corpus foram realizados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato, estado do Ceará. Foram produzidos 40 mapas conceituais por 20 alunos. Desses, selecionamos 04 para análise. Esta é uma pesquisação e tem uma abordagem quanti-qualitativa. A partir da análise realizada, verifica-se que os mapas conceituais contribuem na reescrita e na retextualização, possibilitando uma compreensão mais ampla dos textos lidos, a organização, hierarquização de informações e a percepção das ideias principais e das secundárias, contribuindo assim para um aprendizado significativo. Logo, é pertinente discutir as contribuições dos mapas conceituais como estratégias para se reescrever e retextualizar contos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-02-21
dc.description.abstract This research aims to analyze the contributions of conceptual maps in the rewriting and retextualization of tales in the 9th grade of Elementary Education, firstly, through the discussion of the functions and structure of conceptual maps, as well as the concepts and purposes of rewriting and retextualization; then, through the development of rewriting and retextualization activities, using conceptual maps and, finally, through the description of the procedures and the contributions of the tasks of rewriting and of retextualizing, analyzing the mappings of concepts produced by the students. The theoretical framework is based on rewriting and retextualization, especially in the discussions of Marcuschi (2001), with regard to conceptual maps, in Novak and Gowin (1984) and Moreira (2010) and in respect of meaningful learning, in Ausubel (2000). The investigation and the collection of the corpus were carried out in the Elementary and Middle School of Teodorico Teles de Quental, located in Crato, state of Ceará. 40 conceptual maps were produced by 20 students. Among them, we selected 4 for analysis. This is a research-action and has a quantitative-qualitative approach. Based on the analysis, conceptual maps contribute to rewriting and retextualization, allowing a wider understanding of texts read, organization, hierarchization of information and perception of main and secondary ideas, thus contributing to a meaningful learning. Therefore, it is relevant to discuss the contributions of conceptual maps as strategies to rewrite and retextualize tales. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8835
dc.date.accessioned 2019-11-04T17:24:23Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T17:24:23Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mapas Conceituais pt_BR
dc.subject Reescrita pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Contos pt_BR
dc.subject Concept Maps pt_BR
dc.subject Rewrote pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject Tales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the contributions of concept maps in rewriting and retextualization of short stories in the 9th grade fundamental. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Jaqueline de Jesus. Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta