dc.creator.ID |
BEZERRA, J. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4019842779147984 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GONDIM, Patrícia Guedes Corrêa. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições de mapas conceituais na reescrita e
na retextualização de contos no 9º ano do Ensino Fundamental, primeiramente, por
meio da discussão das funções e estrutura dos mapas conceituais, bem como dos
conceitos e finalidades da reescrita e da retextualização; depois, através do
desenvolvimento de atividades de reescrita e de retextualização, usando-se mapas
conceituais e, por fim, através da descrição dos procedimentos e das contribuições
das tarefas de reescrever e de retextualizar, analisando-se os mapeamentos de
conceitos produzidos pelos alunos. O referencial teórico pauta-se, no que respeita à
reescrita e retextualização, especialmente nas discussões de Marcuschi (2001), no
que respeita aos mapas conceituais, em Novak e Gowin (1984) e Moreira (2010) e a
respeito da aprendizagem significativa, em Ausubel (2000). A investigação e o
levantamento do corpus foram realizados na Escola de Ensino Fundamental e Médio
Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato, estado do Ceará. Foram produzidos
40 mapas conceituais por 20 alunos. Desses, selecionamos 04 para análise. Esta é
uma pesquisação e tem uma abordagem quanti-qualitativa. A partir da análise
realizada, verifica-se que os mapas conceituais contribuem na reescrita e na
retextualização, possibilitando uma compreensão mais ampla dos textos lidos, a
organização, hierarquização de informações e a percepção das ideias principais e das
secundárias, contribuindo assim para um aprendizado significativo. Logo, é pertinente
discutir as contribuições dos mapas conceituais como estratégias para se reescrever
e retextualizar contos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-02-21 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the contributions of conceptual maps in the rewriting
and retextualization of tales in the 9th grade of Elementary Education, firstly, through
the discussion of the functions and structure of conceptual maps, as well as the
concepts and purposes of rewriting and retextualization; then, through the
development of rewriting and retextualization activities, using conceptual maps and,
finally, through the description of the procedures and the contributions of the tasks of
rewriting and of retextualizing, analyzing the mappings of concepts produced by the
students. The theoretical framework is based on rewriting and retextualization,
especially in the discussions of Marcuschi (2001), with regard to conceptual maps, in
Novak and Gowin (1984) and Moreira (2010) and in respect of meaningful learning, in
Ausubel (2000). The investigation and the collection of the corpus were carried out in
the Elementary and Middle School of Teodorico Teles de Quental, located in Crato,
state of Ceará. 40 conceptual maps were produced by 20 students. Among them, we
selected 4 for analysis. This is a research-action and has a quantitative-qualitative
approach. Based on the analysis, conceptual maps contribute to rewriting and
retextualization, allowing a wider understanding of texts read, organization,
hierarchization of information and perception of main and secondary ideas, thus
contributing to a meaningful learning. Therefore, it is relevant to discuss the
contributions of conceptual maps as strategies to rewrite and retextualize tales. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8835 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T17:24:23Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T17:24:23Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mapas Conceituais |
pt_BR |
dc.subject |
Reescrita |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Contos |
pt_BR |
dc.subject |
Concept Maps |
pt_BR |
dc.subject |
Rewrote |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Tales |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Jaqueline de Jesus. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of the contributions of concept maps in rewriting and retextualization of short stories in the 9th grade fundamental. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Jaqueline de Jesus. Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. |
pt_BR |