dc.creator.ID |
BEZERRA, D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9790837130953574 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Fátima Maria Elias. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RAMOS, F. M. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
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dc.contributor.referee2 |
GONZAGA, Letícia da Silva. |
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dc.description.resumo |
No Brasil, o ensino de Língua Portuguesa tem recebido várias críticas, principalmente, em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, e isto é comprovado mediante as taxas de analfabetismo funcional que ainda são alarmantes em nosso país. Os alunos saem da escola com déficit, no que diz respeito à leitura, à escrita e à interpretação textual, talvez, isto aconteça pelo fato dos professores não fazerem uso dos gêneros textuais/ discursivos de maneira pertinente, bem como dos digitais para inovar e aprimorar o ensino. Assim, a presente pesquisa objetivou evidenciar a importância dos educadores trabalharem com o gênero hipertexto no ensino fundamental II, como também explicitar as opiniões dos professores, no que diz respeito ao ensino dos gêneros digitais em sala de aula; além de conhecer as opiniões dos alunos desse nível escolar sobre a aplicação desses gêneros nas aulas de língua materna e, em seguida, propor uma sequência didática para professores que desejarem contemplar os gêneros digitais em suas aulas, em especial, o hipertexto. Para a obtenção dos dados, aplicou-se dois questionários: um para os professores da respectiva área, e outro para os alunos que aceitaram participar voluntariamente e que apresentaram anuência (assinatura do TCLE) pelos pais ou responsáveis. A pesquisa foi realizada em uma Escola da Rede Estadual de São João do Rio do Peixe – PB. Os resultados obtidos indicam que educadores e alunos veem essa ferramenta de forma positiva para aprimorar o ensino, principalmente por ser algo inovador, e isto contribuirá para ampliar a competência comunicativa dos alunos e motivá-los a participarem mais das aulas, como também servirá de mecanismo para aperfeiçoar a relação entre professor e aluno dentro do contexto da sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Hipertexto como subsídio metodológico para o ensino de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
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dc.description.abstract |
In Brazil, Portuguese Language teaching has received various criticisms, mainly relating to the methodological procedures used in it, and this is evidenced by the rates of functional illiteracy that are still alarming in our country. Students leave school with a deficit in reading, writing and textual interpretation, perhaps because teachers do not use textual/discursive genres in a relevant way, as well as digital ones to innovate and improve the education. Thus, the present research aimed to highlight the importance of educators working with the genre hypertext in Elementary Education II, as well as to explain the opinions of teachers, regarding the teaching of digital genres in the classroom; in addition to knowing the opinions of the students of this school level on the application of digital genres in the mother language classes and then proposing a didactic sequence for teachers who wish to contemplate the digital genres in their classes, especially the hypertext. To obtain the data, two questionnaires were applied: one for the teachers in the respective area, and the other for the students who agreed to participate voluntarily and who presented their consent (signature of the TCLE) by the parents or guardians. The research was carried out in a school of the State of São João do Rio do Peixe – PB. The results indicate that educators and students see this tool in a positive way to improve teaching, mainly because it is something innovative, and this will contribute to increase the students’ communicative competence and motivate them to participate more in the classes, as well as serve as a mechanism to improve the teacher-student relationship within the context of the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8836 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-04T17:58:42Z |
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dc.date.available |
2019-11-04 |
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dc.date.available |
2019-11-04T17:58:42Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Hipertexto |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Hypertext |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Danilly de Sousa. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hypertext as a methodological support for the teaching of the Portuguese language. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Danilly de Sousa. Hipertexto como subsídio metodológico para o ensino de língua portuguesa. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |