DSpace/Manakin Repository

Emma, de jane austen: um bildungsroman feminino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, M. L. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1469061112338401 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.referee2 SILVA, Fabione Gomes.
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa é analisar o romance Emma (1815) de Jane Austen (1775-1817) na perspectiva de Bildungsroman feminino, tendo como suporte teórico os trabalhos de Maas (2000), Pratt (1981) e Pinto (1990), dentre outros, os quais discutem a questão do Bildungsroman feminino, suas características, origens e principais enfoques. No romance, a personagem principal Emma Woodhouse, através de sua grande capacidade imaginativa somada à sua propensão a arranjar casamentos, comete uma série de erros envolvendo várias pessoas ao seu redor, o que a leva a refletir sobre o seu verdadeiro eu. Esta obra também revela críticas de Austen acerca de temas como casamento e sociedade da Inglaterra oitocentista na qual viveu. Assim, esta monografia busca analisar como os erros e o processo de amadurecimento da personagem caracterizam o romance como um Bildungsroman feminino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Emma, de jane austen: um bildungsroman feminino. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The objective of this research is to analyze the novel Emma (1815), by Jane Austen (1775- 1817) from the perspective of the female Bildungsroman, having as theoretical support the studies of Maas (2000), Pratt (1981) and Pinto (1990), among others, since they discuss the female Bildungsroman, its characteristics, origins and main aspects. In Austen’s novel, the protagonist, Emma Woodhouse, through her great imaginative capacity along with her propensity to matchmaking, commits a number of mistakes involving several people around her, what makes her reflect upon her true self. This novel also shows some of Austen’s critics about some themes, such as marriage and the English society of the XIX century in which she lived. Thus, this monographic work will analyze how the errors and the protagonist process of coming of age make this a female Bildungsroman. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8837
dc.date.accessioned 2019-11-04T19:11:35Z
dc.date.available 2019-11-04
dc.date.available 2019-11-04T19:11:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise Literária pt_BR
dc.subject Bildungsroman feminino pt_BR
dc.subject Romance Emma pt_BR
dc.subject Jane Austen - romancista pt_BR
dc.subject Literary Analysis pt_BR
dc.subject Female Bildungsroman pt_BR
dc.subject Jane Austen - novelist pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Maria Larissy Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Emma, ​​by Jane Austen: A female bildungsroman. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Maria Larissy Gonçalves. Emma, de jane austen: um bildungsroman feminino. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta