dc.creator.ID |
DANTAS, M. L. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1469061112338401 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Fabione Gomes. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo desta pesquisa é analisar o romance Emma (1815) de Jane Austen (1775-1817) na
perspectiva de Bildungsroman feminino, tendo como suporte teórico os trabalhos de Maas
(2000), Pratt (1981) e Pinto (1990), dentre outros, os quais discutem a questão do
Bildungsroman feminino, suas características, origens e principais enfoques. No romance, a
personagem principal Emma Woodhouse, através de sua grande capacidade imaginativa
somada à sua propensão a arranjar casamentos, comete uma série de erros envolvendo várias
pessoas ao seu redor, o que a leva a refletir sobre o seu verdadeiro eu. Esta obra também
revela críticas de Austen acerca de temas como casamento e sociedade da Inglaterra
oitocentista na qual viveu. Assim, esta monografia busca analisar como os erros e o processo
de amadurecimento da personagem caracterizam o romance como um Bildungsroman
feminino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Emma, de jane austen: um bildungsroman feminino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this research is to analyze the novel Emma (1815), by Jane Austen (1775-
1817) from the perspective of the female Bildungsroman, having as theoretical support the
studies of Maas (2000), Pratt (1981) and Pinto (1990), among others, since they discuss the
female Bildungsroman, its characteristics, origins and main aspects. In Austen’s novel, the
protagonist, Emma Woodhouse, through her great imaginative capacity along with her
propensity to matchmaking, commits a number of mistakes involving several people around
her, what makes her reflect upon her true self. This novel also shows some of Austen’s critics
about some themes, such as marriage and the English society of the XIX century in which she
lived. Thus, this monographic work will analyze how the errors and the protagonist process of
coming of age make this a female Bildungsroman. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8837 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T19:11:35Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T19:11:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Literária |
pt_BR |
dc.subject |
Bildungsroman feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Romance Emma |
pt_BR |
dc.subject |
Jane Austen - romancista |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Female Bildungsroman |
pt_BR |
dc.subject |
Jane Austen - novelist |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Maria Larissy Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Emma, by Jane Austen: A female bildungsroman. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Maria Larissy Gonçalves. Emma, de jane austen: um bildungsroman feminino. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |