dc.creator.ID |
FREITAS, M. S. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5824139505219994 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Henrique Miguel de Lima. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a produtividade semântica do cordel
Triste Partida de Patativa do Assaré, a fim de elaborar uma proposta de intervenção
em leitura para o segundo ano do Ensino Médio. Inicialmente, elencamos os
conceitos básicos da semiótica com foco especialmente na produtividade semântica,
em seguida, aplicamos os conceitos estudados na semiótica ao cordel Triste Partida
de Patativa do Assaré, depois elaboramos uma proposta de leitura do cordel Triste
Partida que pode ser aplicada no 2
0
ano do Ensino Médio. Para tanto, como teoria
de base, usamos a semiótica de linha francesa também chamada de semiótica
greimasiana que compreende um Percurso Gerativo da Significação compostos de
três níveis: um fundamental, um narrativo e um discursivo. Aqui, por meio da
transposição didática, propomos converter esses três níveis em níveis de leitura. E
para sistematizar a proposta de intervenção didática, buscamos inspiração na
Sequência Didática de Scheuwly e Dolz (2004). O universo de pesquisa
compreendeu 15 (quinze) cordéis do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva,
mais conhecido como Patativa do Assaré. Desse total, foi selecionado como corpus
Triste Partida. As categorias de análise são os temas e figuras presentes no cordel.
E como critérios de análise, elencamos três direcionamentos: 1) lemas presentes no
cordel Triste Partida; 2) figuras mobilizadoras dos temas; 3) leituras temáticas. Como
resultados da pesquisa, constatamos que é possível realizar um evento de leitura no
2º ano do Ensino Médio, tomando como base os conceitos da semiótica
greimasiana. Da análise em forma de intervenção, elencamos figuras como:
estiagem, seca, fé e esperança, desesperança, religiosidade, emigração, saudade,
morte, lamento. Vale salientar que as orientações aqui expostas podem servir de
base para a realização de trabalhos que envolvam a leitura tanto em outros gêneros
quanto em outras séries/anos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Produtividade semântica em triste partida de patativa do assaré: uma proposta de leitura para o 2° ano do ensino médio |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-21 |
|
dc.description.abstract |
The present research has the objective of analyzing the semantic productivity of the
Patativa do Assaré’s string Triste Partida, in order to elaborate a proposal of
intervention in reading for the second year of High School. Initially, we listed the basic
concepts of semiotics with a special focus on semantic productivity, then applied the
concepts studied in the semiotics of the Patativa do Assaré’s string Triste Partida,
then we elaborated a proposal of reading the string Triste Partida that can be applied
in the 2
nd
year of the High School. For this, as a base theory, we used the French line
semiotics also called greimasian semiotics which comprises a Gerative Path of
Signification composed of three levels: a fundamental, a narrative and a discursive.
Here, through didactic transposition, we propose to convert these three levels into
levels of reading. And to systematize the proposal of didactic intervention, we seek
inspiration in the Didactic Sequence of Schneuwly and Dolz (2004). The research
universe comprised 15 (fifteen) strings of the brazilian poet from Ceará, Antônio
Gonçalves da Silva, better known as Patativa do Assaré. Of this total, it was selected
as corpus Triste Partida. The categories of analysis are the themes and figures
present in the string. And as a criterion of analysis, we listed three directions: 1)
lemmas present in the string Triste Partida; 2) mobilizing figures of the themes; 3)
thematic readings. As results of the research, we verified that it is possible to hold a
reading event in the 2
nd
year of High School, based on the concepts of greimasian
semiotics. From the analysis in the form of intervention, we listed figures such as:
drought, dry, faith and hope, hopelessness, religiosity, emigration, longing, death,
lament. It is worth noting that the guidelines presented here can serve as a basis for
works involving reading both in other genres and in other series/years. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8838 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-04T20:34:08Z |
|
dc.date.available |
2019-11-04 |
|
dc.date.available |
2019-11-04T20:34:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Triste Partida |
pt_BR |
dc.subject |
Patativa do Assaré |
pt_BR |
dc.subject |
Semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Sad match |
pt_BR |
dc.subject |
Assaré's Patativa |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Mariana Santiago Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Semantic productivity in a sad departure from the patative of Assaré: A reading proposal for the 2nd year of high school |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Marina Santiago Ferreira. Produtividade semântica em triste partida de patativa do Assaré: uma proposta de leitura para o 2° ano do ensino médio. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |