dc.creator.ID |
FRANÇA, J. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9220930526706528 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRAGA, Elinaldo Menezes. |
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dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley de. |
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dc.description.resumo |
As canções infantis, por sua vez, são compostas por melodias e vocabulários simples, e
repletas de significações que puxam pelo imaginário infantil e despertam a curiosidade do
mundo fantástico. O presente trabalho tem por objetivo analisar a canção A história que
dormiu, de autoria de Naldinho Braga, como proposta de leitura aplicável ao Ensino
Fundamental II. Seguindo essa direção, compreendemos os conceitos básicos da teoria
semiótica; selecionamos e discorremos sobre o corpus de análise; posteriormente, com base
nos níveis do Percurso Gerativo da Significação da semiótica greimasiana, propomos uma
metodologia de leitura em três momentos: o primeiro; o segundo e o terceiro. Primamos por
uma pesquisa bibliográfico-analítica, pois para o seu desenvolvimento foi realizado um
levantamento bibliográfico em: livros, revistas, monografias, teses e pesquisas avulsas que se
relacionem diretamente com os estudos Semióticos de linha francesa de Greimas, além do
estudo da canção infantil, uma vez que, com base nas teorias de base, desenvolvemos uma
análise qualitativa da letra de um discurso dessa natureza. O universo de pesquisa constou de
doze (12) canções infantis lidas e ouvidas que estão no CD Meu Quintal: Roda Gigante,
organizado e produzido por Nara Limeira e Naldinho Braga. Desse universo, selecionamos a
canção A história que dormiu inspirada no conto homônimo de Norma Alves. A canção é
sobre um Rato que desencadeia uma sequência de ações metafóricas em busca do seu
objetivo. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: fichamentos e resumos, que
auxiliaram na melhor compreensão da teoria a ser abordada e na elaboração de sínteses que
viriam a ser fundamentais para a elaboração do texto. Na intenção de desenvolvermos uma
análise também fizemos um planejamento prévio, cujo vestígio está na sistematização do
olhar sobre a letra da música. Além disso, para construir um texto que apresentasse o autor da
canção corpus da pesquisa, elaboramos uma entrevista que foi gravada em celular e depois
transcrita. As categorias de análise foram: os programas, os percursos e a relação de junção e
disjunção dos sujeitos no primeiro nível de leitura; a actorialização, a espacialização, a
temporalização, as figuras e os temas no nível intermediário de leitura; e as tensões e valores
no terceiro nível de leitura. Tivemos como resultado uma proposta que pode ser aplicada ao
Ensino Fundamental, com as adaptações necessárias. Dá análise, constatamos a existência de
elementos que caracterizam o universo infantil, a exemplo da ressignificação do personagem
rato visto socialmente com sentido pejorativo e que ganha uma identidade positiva na canção,
mas também de valores do universo adulto como a quebra de valores que oprimem o sujeito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A semiótica e as canções infantis de naldinho braga: uma análise de a história que dormiu aplicável ao ensino fundamental II |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-03-28 |
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dc.description.abstract |
Children's songs are composed by simple melodies and words, full of meaning that appeal to
childhood imagination and arouse the curiosity towards the world of fantasy. This paper aims
to analyze the song A história que dormiu, by Naldinho Braga, as a valid reading proposal for
students aged 12 to 15. Following this directive, we understand the basic concepts of
semiotic theory; then, we select and elaborate on the analysis corpus; later, based on the levels
of the Meaning Generative Path of greimasian semiotics, we propose a reading methodology
in three moments: the first, the second and the third. We opted for a bibliographic-analytic
research, as we collected bibliographical data in books, magazines, papers, thesis and
independent researches that relate directly to the semiotic studies of Greimas's line of
research; moreover, the study of the child's song, since, based on the basic theories, we
develop a quantitative analysis of this discourse kind's lyrics. The research universe was
composed of twelve (12) child's song read and listened that are on the album entitled Meu
Quintal: Roda Gigante, organized and produced by Nara Limeira and Naldinho Braga. From
this universe, we selected the song A história que dormiu inspired by the homonym tale by
Norma Alves. The song is about a Mouse that causes a series of metaphorical actions in
search of its objective. Among the instruments of research, we used annotations and reports,
that helped achieve a better understanding of the addressed theory and also on the elaboration
of the syntheses that were fundamental to write the text. Aiming to develop an analysis, we
also made a previous planning, that can be perceived on the systematization of the view on the
song lyrics. Furthermore, to build a text that could present the author of the research's
corpus's song, we created an interview that was recorded on a mobile phone and then
transcribed. The analysis categories were the programs, the paths and the relation of junction
and disjunction of the subjects on the first level of reading; the actorialization, spatialization
and temporalization, the figures and themes on the intermediary level of reading; and the
tensions and values on the third level of reading. As a result, we achieved a proposal that can
be applied to elementary education, with some adaptations. From the analysis, we recognize
the existence of elements that characterize the childhood universe, as we can see with the
redimensioning of the mouse character, socially seen in a derogatory way but that gains a
positive identity on the song, but also of values from the adult universe like the rupture of
values that oppress the subject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8839 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-04T22:49:51Z |
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dc.date.available |
2019-11-04 |
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dc.date.available |
2019-11-04T22:49:51Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica |
pt_BR |
dc.subject |
Canção Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Song |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRANÇA, Janicleide de Oliveira |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Semiotics and children's songs by naldinho braga: a history analysis that was applied to teaching fundamental II |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Janicleide de Oliveira.A semiótica e as canções infantis de Naldinho Braga: uma análise de a história que dormiu aplicável ao ensino fundamental II. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |