Dépôt DSpace/Manakin

Desenvolvendo habilidades comunicativas em língua inglesa: uma proposta de sequência didática com o item cultural Thanksgiving Day, utilizando a série de TV friends.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID BRASIL, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2277316418761476 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.contributor.referee2 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumo A importância da inserção de aspectos culturais no ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras nem sempre foi algo discutido e compreendido por estudiosos e profissionais da área. No entanto, nos dias atuais, já podemos vislumbrar uma série de estudos e práticas pedagógicas voltadas a esse tema, reconhecendo, portanto, o papel crucial da inclusão do componente cultural no processo de aquisição de um novo idioma. Nesse sentido, compartilhamos da ideia de que ao se estudar uma língua estrangeira é imprescindível atentar- se para o seu contexto sócio-histórico-cultural, tendo em vista que a linguagem possui um propósito social e está intrinsecamente ligada a manifestações culturais, sociais, históricas e identitárias de um povo. Assim, visando à estima em se incorporar cultura no ensino de Línguas Estrangeiras, este trabalho objetiva analisar a importância de se desenvolver habilidades comunicativas em integração com o componente cultural nas aulas de língua inglesa. Para tanto, propomos atividades que contemplam o estudo das habilidades de fala, escuta, leitura, interpretação textual, aquisição lexical e gramatical em integração com o item cultural Thansgiving Day, utilizando como recurso didático a reconhecida série de TV Friends. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva bibliográfica e utiliza como fundamentação teórica as contribuições de Kramsch (1998), Brown (2001), Holden (2001), Harmer (2007), entre outros estudiosos da área. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Desenvolvendo habilidades comunicativas em língua inglesa: uma proposta de sequência didática com o item cultural Thanksgiving Day, utilizando a série de TV friends. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-10
dc.description.abstract The importance of inserting cultural aspects in the Foreign Languages teaching and learning was not always something discussed and understood by scholars and professionals of the area. However, nowadays, we can already glimpse a series of studies and pedagogical practices focused on this theme, recognizing, therefore, the crucial role of including the cultural component in the process of acquiring a new language. In that way, we share the idea that when studying a foreign language, it is essential to take into account its socio-historical- cultural context, since language has a social purpose and is intrinsically linked to cultural, social, historical and identity manifestations of a people. Thus, aiming at the esteem of incorporating culture in the Foreign Languages teaching, this work aims to analyze the importance of developing communicative skills in integration with the cultural component in the classes of English language, for that purpose, we propose activities that contemplate the study of the Speaking, listening, reading, textual interpretation, lexical and grammatical acquisition skills in integration with the cultural item Thansgiving Day, using as a didactic resource the well-known TV series Friends. This research is characterized as bibliographic descriptive and uses as theoretical foundation the contributions of Kramsch (1998), Brown (2001), Holden (2001), Harmer (2007), among other scholars in the area. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8845
dc.date.accessioned 2019-11-05T09:50:03Z
dc.date.available 2019-11-05
dc.date.available 2019-11-05T09:50:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Língua estrangeira pt_BR
dc.subject Habilidades comunicativas pt_BR
dc.subject English language - teaching and learning pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Foreign language pt_BR
dc.subject Communicative skills pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRASIL, Joscilânia Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Developing communicative skills in English: a proposal for a didactic sequence with the cultural item Thanksgiving Day, using the TV series friends. pt_BR
dc.identifier.citation BRASIL, Joscilânia Alves. Desenvolvimento habilidades comunicativas em língua inglesa: uma proposta de sequência didática com o item cultural Thanksgiving Day, utilizando a série de TV friends. 2018. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte