dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, F. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Daniela Miguel de S. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como propósito apresentar um estudo acerca das estratégias de
leitura para compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa. Acredita-se
que as estratégias de leitura auxiliam de forma satisfatória na compreensão de
textos em inglês, assim, nota-se que as estratégias são indispensáveis para uma
leitura crítica. Em vista disso, o desenvolvimento deste trabalho partiu do
pressuposto de que, na disciplina de Língua Inglesa, uma das principais dificuldades
dos alunos está relacionada à leitura e compreensão textual. As perguntas que
nortearam a pesquisa foram: Será que as aulas de Língua Inglesa são
desenvolvidas por meio de textos? Professores de Língua Inglesa utilizam
estratégias de leitura em suas aulas para facilitar a compreensão de textos? Como a
leitura é contemplada durante as aulas? Deste modo, o principal objetivo da
pesquisa é de evidenciar a relevância das estratégias de leitura para a compreensão
e interpretação de textos em Língua Inglesa, propondo uma atividade de Análise
Linguística com questões linguísticas, metalinguísticas e epilinguísticas nas aulas,
contemplando as estratégias de leitura, para que, por meio delas, os alunos
consigam interpretar e compreender o texto de forma critica e reflexiva. Dentre as
inúmeras estratégias que podem ser utilizadas durante as aulas, abordamos no
trabalho as seguintes: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates,
word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks,
noun groups e grammar structure. Para a realização do nosso trabalho, partimos de
uma perspectiva discursiva de língua e linguagem como instrumento de interação e
práticas sociais. Como aporte teórico, nos referenciamos em Bakhtin (1992),
Bronckart (1999), Guimarães (2009), entre outros. Ao conceituarmos textos e
gêneros textuais, os principais teóricos foram Koch (2006), Marcuschi (2008) e
Meurer (2002). Os conceitos de leitura e estratégias de leitura foram fundamentados
em Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza
(2014), Munhoz (2001), Souza (2005) e Gallo (2008). E, os conceitos de atividade
linguística, metalinguística e epilinguistica foram ancorados em Franchi (1988). Por
fim, concluímos que as estratégias de leitura promovem uma melhor compreensão
leitora do aluno como leitores eficientes, sujeitos pensantes, críticos e ativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-11 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this work is to present a study about reading strategies for the
comprehension and interpretation of texts in the English Language. It is believed that
reading strategies help satisfactory at comprehension of texts in English, thus, It is
noted that strategies are indispensable for a critical reading. In this view, the
development of this work started from the assumption that in the discipline English
Language, one of the main difficulties of the students is related to reading and textual
comprehension. The questions that guided the research were: Are English Language
classes developed through texts? Do English Language teachers use reading
strategies in their classrooms to facilitate text comprehension? How is reading
contemplated during class? That way, the main objective of the research is to
evidence the relevance of reading strategies for the comprehension and
interpretation of texts in English Language, proposing an activity of Linguistic
Analysis with linguistics, metalinguistics and epilinguistics questions in class,
contemplating reading strategies, so that through them students can interpret and
understand the text in a critical and reflective way. Among the numerous strategies
that can be used during class, we approach the following ones: scanning, skimming,
prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words,
discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. For the
realization of our work, we start from a discursive perspective of language and
language as instrument of interaction and social practices. As a theoretical
contribution, we refer to: Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), among
others. When we conceptualize texts and textual genres, the main theorists were
Koch (2006), Marcuschi (2008) and Meurer (2002). The concepts of reading and
reading strategies were based on Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007),
Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001) and Souza (2008). The concepts
of linguistic, metalinguistic and epilinguistic activity were anchored in Franchi (1988).
Finally, we conclude that reading strategies promote rather a better reading
comprehension of the student as efficient readers, thinking, critical and active
subjects. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-05T10:10:21Z |
|
dc.date.available |
2019-11-05 |
|
dc.date.available |
2019-11-05T10:10:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão leitora |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Reading comprehension |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Text Genre |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Maiane Leite de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading strategies for comprehension and interpretation of texts in English: a proposal for didactic sequences. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Maiane Leite de. Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |