DSpace/Manakin Repository

Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, P. R. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7823160681674258 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-08
dc.description.abstract This work is divided into three chapters. In the first chapter we analyze the Didactic Book showing how the didactic authors list the process of word formation by the historical perspective of the origin of the Portuguese language. In the second chapter we present the historical course of the Portuguese language, since its emergence in the Iberian Peninsula, with the emergence of classical Latin to modern Portuguese. And, in the third chapte r we bring a survey about the formation of the lexicon of Vulgar Latin to Brazilian Portuguese. In this way, we have as general objective to analyze, how the textbook addresses the process of word formation, in the historical perspective of the Portuguese language in the textbook of the sixth year of elementary school II.For the accomplishment of the work, a qualitative bibliographical research was carried out, based on the theoretical discussions that already exist, on the reflections of the origin and the evolution of the history of the Portuguese language, as well as the process of word formation of the Brazilian lexicon, with the intention of deepening the theme in question.While, theoretical contribution we use: Assis (s / d) Ilari (1999), Cherry and Co char (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).With the analysis of the didactic book it was concluded that the study of the formation of the Portuguese lexicon in the school is still very deficient, in other words, the didactic authors Cereja and Cochar brin g in a very succinct way the historical aspects of the Portuguese Language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
dc.date.accessioned 2019-11-05T10:16:05Z
dc.date.available 2019-11-05
dc.date.available 2019-11-05T10:16:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Formação das palavras pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - história pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Teaching pt_BR
dc.subject Word Formation pt_BR
dc.subject Portuguese Language - History pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta