dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, P. R. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7823160681674258 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-08 |
|
dc.description.abstract |
This work is divided into three chapters. In the first chapter we analyze the Didactic
Book showing how the didactic authors list the process of word formation by the
historical perspective of the origin of the Portuguese language. In the second chapter
we present the historical course of the Portuguese language, since its emergence in
the Iberian Peninsula, with the emergence of classical Latin to modern Portuguese.
And, in the third chapte r we bring a survey about the formation of the lexicon of
Vulgar Latin to Brazilian Portuguese. In this way, we have as general objective to
analyze, how the textbook addresses the process of word formation, in the historical
perspective of the Portuguese language in the textbook of the sixth year of
elementary school II.For the accomplishment of the work, a qualitative bibliographical
research was carried out, based on the theoretical discussions that already exist, on
the reflections of the origin and the evolution of the history of the Portuguese
language, as well as the process of word formation of the Brazilian lexicon, with the
intention of deepening the theme in question.While, theoretical contribution we use:
Assis (s / d) Ilari (1999), Cherry and Co char (2015), Othero (2003), Teyssier
(2001).With the analysis of the didactic book it was concluded that the study of the
formation of the Portuguese lexicon in the school is still very deficient, in other words,
the didactic authors Cereja and Cochar brin g in a very succinct way the historical
aspects of the Portuguese Language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-05T10:16:05Z |
|
dc.date.available |
2019-11-05 |
|
dc.date.available |
2019-11-05T10:16:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Formação das palavras |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - história |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Word Formation |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - History |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |