Dépôt DSpace/Manakin

Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo O propósito para a realização desta pesquisa é o de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Com o intuito de promover uma reflexão acerca da história da Língua Portuguesa, desde a sua gênese, o Latim. Tendo como objetivo geral evidenciar a importância da abordagem contextualizada referente à história da língua portuguesa e as variações lexicais ao longo tempo. Além disso, com os objetivos específicos de desenvolver uma fundamentação que trate da evolução lexical da língua; identificar as possíveis lacunas presentes no livro didático; e sugerir uma melhor forma de abordar o ensino na sala de aula. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo, fundamentado nos autores Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) dentre outros que também foram de suma importância para a consolidação desta pesquisa. Contudo, após a análise realizada no livro didático, fica claro que a abordagem empregada pelos autores é lacônica ao tratar da contextualização histórica e evolução da língua portuguesa ao longo do tempo. Assim, sendo, mesmo que o(s) leitor (es) tenha (m) um conhecimento prévio sobre o tema, fica nítido que o livro didático analisado apresenta algumas lacunas, no que se refere à contextualização histórica e variação lexical da língua portuguesa, e não pode e nem deve ser empregado como o único meio de fonte de pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-21
dc.description.abstract The research developed aims to analyze the textbook Portuguese Languages from the student copy by the 6th level of basic teaching II, written by Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. Then, the work promotes a reflection about the History of the Portuguese Language since its beginning, the Latin. Therefore, the general objective is to analyze about the need for a contextualized approach regarding to the history of the Portuguese Language and the lexical variations over time. Furthermore, the research has as specific objectives to develop an explanation that deals with the lexical evolution of the language; to identify the possible gaps presents in the textbook; and to suggest a better way to approach the classroom teaching. It is a work with a bibliographic, descriptive and qualitative stamp, based on the following writers: Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) among others that also were great important for the consolidation of this research. However, after the analysis made about the textbook, it was observed that the approach used by the authors is laconic when they explore the historical contextualization and the evolution of the Portuguese language over time. Therefore, even if the reader(s) has(ve) a previous knowledge about the theme, it is evident that the textbook analyzed presents some gaps in relation to the historical contextualization and the lexical variation of the Portuguese language, and it cannot and it must not be employed as the only alternative for source of research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8862
dc.date.accessioned 2019-11-05T12:36:52Z
dc.date.available 2019-11-05
dc.date.available 2019-11-05T12:36:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - história pt_BR
dc.subject Variação lexical pt_BR
dc.subject Latim pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II pt_BR
dc.subject Portuguese Language - History pt_BR
dc.subject Lexical Variation pt_BR
dc.subject Latin pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Elementary School II pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Wendell Assis de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of approaches to lexical variation of the Portuguese language in the 6th grade elementary school textbook II. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Wendell Assis de. Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte