DSpace/Manakin Repository

O ensino dos gêneros orais: uma análise em livros didáticos no 8° e 9° ano do fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, E. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0934448155226124 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 MENDES, Tathiane Pereira.
dc.description.resumo O trabalho com a oralidade ainda é hoje um tabu para muitos professores de língua portuguesa, a começar das dúvidas e desafios que emergem nas práticas escolares em torno dos gêneros orais que circulam socialmente. Neste sentindo, a presente pesquisa tem como objetivo geral abordar o ensino dos gêneros orais, contemplando propostas de ensino desses gêneros nas ultimas séries do ensino fundamental II, por meio de uma análise em livros didáticos do oitavo e nono ano, da coleção Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. Tem como objetivos específicos, observar se os gêneros orais estão sendo colados em evidência como atividade necessária em sala de aula, quais desses gêneros são trabalhados e de que forma são propostas suas produções, tomando como base teórica, para essa análise os PCN (1998), e um conjunto de teóricos que discutem sobre a importância dos gêneros textuais em sala de aula para prática significativa. É uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, com vistas a sugerir propostas ao professor de língua portuguesa para o ensino dos gêneros orais em sala de aula, através de uma sequência didática, como modelo de trabalho, considerando que a atenção às práticas orais em sala de aula contribui de modo eficiente para o desenvolvimento linguístico e discursivo do aprendiz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O ensino dos gêneros orais: uma análise em livros didáticos no 8° e 9° ano do fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-30
dc.description.abstract Nowadays, working with the orality still represents a taboo for most of Portuguese language professors, beginning at the questions and challenges which arise in the school practices related to the oral genres that circulate among society. Thus, this work has as general aim to address the oral genres teaching in more practical terms, emphasizing some proposals of working with those genres in the last grades of elementary school II, by analyzing didactic books which are often used at the 8th and 9th grades, from the collection “Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem”. The specific aims of this work are (1) to evaluate if the oral genres are being highlighted as requisites In-class learning activities, (2) which genres are being specifically developed and (3) how the proposals are implemented, using as knowledge source the “PCN (1998)” and a group of researchers who discuss about the importance of the text genres In-class for the significant practice. This is a literature review and qualitative work, which undertake to make suggestions for the professors of Portuguese about the oral genres teaching practice in the classroom, through a didactic sequence, as a work model, considering that the attention to the oral practices In-class contribute efficiently for the language and discursive development of the learner. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8866
dc.date.accessioned 2019-11-05T13:36:54Z
dc.date.available 2019-11-05
dc.date.available 2019-11-05T13:36:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero oral pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - livro didático pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Oral Genre pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Textbook pt_BR
dc.subject Text Genre pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Ellany Dias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of oral genres: an analysis in 8th and 9th grade elementary textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Allany Dias. O ensino dos gêneros orais: uma análise em livros didáticos no 8° e 9° ano do fundamental II. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta