DSpace/Manakin Repository

Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, P. R. O. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2928220018974174 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo A sociedade contemporânea é marcada pelo desenvolvimento tecnológico e científico, assinalada pelo desenvolvimento das diversas mídias e pelo crescente uso do espaço cibernético e das redes sociais. Diante deste contexto, as práticas de letramentos se tornam cada vez mais complexas, passando a exigir dos diversos grupos sociais e culturais o desenvolvimento de competências e habilidades individuais específicas e diferenciadas, ou seja, a exigência de multiletramentos para que haja uma melhor e significativa interação nas práticas comunicativas e sociais que se estabeleceu na sociedade atual. Neste cenário de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) onde existem novos textos, novas linguagens, devemos, pensar também nas inovadoras possibilidades e nas diferentes alternativas para a educação e para o ensino de Língua Portuguesa. Desse modo, para realizar esta pesquisa, nos fundamentamos nos estudos de Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo e Moura (2012) Barbosa e Rojo (2015) entre outros, com o escopo de refletir alguns conceitos de letramento e multiletramentos para darmos ênfase às investigações teóricas dos novos estudos sobre as linguagens que se desenvolveram nas últimas décadas e a sua importância no contexto da escola. Discorremos sobre a relevância das novas TICs no contexto das mudanças das práticas comunicativas atuais e a sua relevante abordagem no contexto escolar e sobre o uso do gênero textual digital Facebook como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da língua materna. Para isso, apresentamos possiblidades de atividades pedagógicas de retextualização que incentivam o professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho sistemático com os gêneros digitais atuais, em suas aulas, utilizamos como tema para a realização de tais atividades o Facebook, isso porque entendemos que é necessário levar em consideração que este novo contexto da sociedade hipermoderna, através do avanço tecnológico e do advento da internet, deve fazer parte das práticas de ensino-aprendizagem, como instrumentos capazes de proporcionar um estudo mais participativo e construtivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Contemporary society is marked by technological and scientific development, marked by the development of various media and the increasing use of space cybernetics and social networks. Given this context, literacy practices become increasingly complex, demanding from the various social and cultural groups the development of specific and differentiated individual competencies and skills, or that is, the requirement for multi-measures to have a better and meaningful interaction in communicative and social practices that have been established in today's society. In this new scenario Information and Communication Technologies (ICTs) where there are new texts, new languages, we must also think about the innovative possibilities and the different alternatives for Portuguese language education and teaching. Thus, to realize This research is based on the studies by Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo and Moura (2012) Barbosa and Rojo (2015) among others, with the scope of reflecting some concepts literacy and multi-tooling techniques to emphasize the theoretical investigations of the new studies on the languages ​​that have developed in the last decades and their importance in the school context. We discuss the relevance of new ICTs in the context of changing current communicative practices and their relevant approach in the school context and on the use of the digital textual genre Facebook as an important pedagogical tool for the mother tongue teaching. For this, we present possibilities of pedagogical activities of retextualization that encourage the Portuguese language teacher to develop a work with the current digital genres in their classes, we use as a theme for the conducting such activities Facebook, because we understand that it is necessary to take into whereas this new context of hypermodern society, by technology and the advent of the internet, should be part of teaching-learning practices, as tools capable of providing a more participative and constructive study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867
dc.date.accessioned 2019-11-05T14:10:24Z
dc.date.available 2019-11-05
dc.date.available 2019-11-05T14:10:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação e comunicação (TICs) - Ensino língua portuguesa pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica - Facebook pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Information and Communication Technology (ICTs) - Teaching Portuguese pt_BR
dc.subject Multitracking pt_BR
dc.subject Teaching tool pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multilocations and tics: new perspectives for teaching Portuguese speaking. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes. Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta