dc.creator.ID |
FERREIRA, P. R. O. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2928220018974174 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
A sociedade contemporânea é marcada pelo desenvolvimento tecnológico e científico,
assinalada pelo desenvolvimento das diversas mídias e pelo crescente uso do espaço
cibernético e das redes sociais. Diante deste contexto, as práticas de letramentos se tornam
cada vez mais complexas, passando a exigir dos diversos grupos sociais e culturais o
desenvolvimento de competências e habilidades individuais específicas e diferenciadas, ou
seja, a exigência de multiletramentos para que haja uma melhor e significativa interação nas
práticas comunicativas e sociais que se estabeleceu na sociedade atual. Neste cenário de novas
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) onde existem novos textos, novas
linguagens, devemos, pensar também nas inovadoras possibilidades e nas diferentes
alternativas para a educação e para o ensino de Língua Portuguesa. Desse modo, para realizar
esta pesquisa, nos fundamentamos nos estudos de Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo e
Moura (2012) Barbosa e Rojo (2015) entre outros, com o escopo de refletir alguns conceitos
de letramento e multiletramentos para darmos ênfase às investigações teóricas dos novos
estudos sobre as linguagens que se desenvolveram nas últimas décadas e a sua importância no
contexto da escola. Discorremos sobre a relevância das novas TICs no contexto das mudanças
das práticas comunicativas atuais e a sua relevante abordagem no contexto escolar e sobre o
uso do gênero textual digital Facebook como uma importante ferramenta pedagógica para o
ensino da língua materna. Para isso, apresentamos possiblidades de atividades pedagógicas de
retextualização que incentivam o professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho
sistemático com os gêneros digitais atuais, em suas aulas, utilizamos como tema para a
realização de tais atividades o Facebook, isso porque entendemos que é necessário levar em
consideração que este novo contexto da sociedade hipermoderna, através do avanço
tecnológico e do advento da internet, deve fazer parte das práticas de ensino-aprendizagem,
como instrumentos capazes de proporcionar um estudo mais participativo e construtivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Contemporary society is marked by technological and scientific development,
marked by the development of various media and the increasing use of space
cybernetics and social networks. Given this context, literacy practices become
increasingly complex, demanding from the various social and cultural groups the
development of specific and differentiated individual competencies and skills, or
that is, the requirement for multi-measures to have a better and meaningful interaction in
communicative and social practices that have been established in today's society. In this new scenario
Information and Communication Technologies (ICTs) where there are new texts, new
languages, we must also think about the innovative possibilities and the different
alternatives for Portuguese language education and teaching. Thus, to realize
This research is based on the studies by Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo and
Moura (2012) Barbosa and Rojo (2015) among others, with the scope of reflecting some concepts
literacy and multi-tooling techniques to emphasize the theoretical investigations of the new
studies on the languages that have developed in the last decades and their importance in the
school context. We discuss the relevance of new ICTs in the context of changing
current communicative practices and their relevant approach in the school context and on the
use of the digital textual genre Facebook as an important pedagogical tool for the
mother tongue teaching. For this, we present possibilities of pedagogical activities of
retextualization that encourage the Portuguese language teacher to develop a work
with the current digital genres in their classes, we use as a theme for the
conducting such activities Facebook, because we understand that it is necessary to take into
whereas this new context of hypermodern society, by
technology and the advent of the internet, should be part of teaching-learning practices,
as tools capable of providing a more participative and constructive study. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-05T14:10:24Z |
|
dc.date.available |
2019-11-05 |
|
dc.date.available |
2019-11-05T14:10:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação e comunicação (TICs) - Ensino língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramento |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta pedagógica - Facebook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Information and Communication Technology (ICTs) - Teaching Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Multitracking |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching tool |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multilocations and tics: new perspectives for teaching Portuguese speaking. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes. Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |