dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. |
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dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
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dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é analisar o tratamento que o livro didático (LD) dá aos processos
de flexão e derivação do substantivo. Para tanto, elaboramos uma base teórica partindo de
apontamentos sobre o LD, finalizando com os conceitos e critérios de flexão e derivação
estabelecidos por Mattoso (2004). Em seguida, verificamos se havia o trabalho com os
processos de flexão e derivação do substantivo no LD do 6º ano do Ensino Fundamental; logo
após, examinamos os conceitos trabalhados no LD; e posteriormente descrevemos como o LD
trata os processos de flexão e derivação do substantivo. A fundamentação teórica foi o
Estruturalismo Descritivo com base nas discussões de Mattoso (2004) no que diz respeito à
flexão e a derivação do substantivo; Costa; Freitag; Motta (1993) quando apontamos algumas
considerações sobre os LD e suas funções; e ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN, 1998) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao pontuarmos sobre a análise
linguística e os objetivos do ensino de língua portuguesa para o Ensino Fundamental, sem
desconsiderar os demais autores que seguem esta vertente e que nos auxiliaram nas teorias.
Esta é uma pesquisa documental de abordagem quanti-qualitativa. O universo de pesquisa
foram os quatro livros didáticos da coleção PORTUGUÊS LINGUAGENS. Dentre esse
universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 6º ano destinado aos alunos do
ensino fundamental II. As categorias de análise foram os critérios de
regularidade/irregularidade, concordância/não concordância, não opcionalidade/
opcionalidade que definem os processos de flexão e derivação do substantivo para Mattoso
(2004). O resultado da análise apontou que 29% das atividades do LD trabalham a flexão ou a
derivação do substantivo de forma completa, o que corresponde a 07 atividades, 21%
trabalham de forma incompleta, o que corresponde a 05 atividades, e 50% não trabalham os
processos de flexão e derivação dos substantivos. A partir desse resultado, consideramos que
há um baixo percentual para um trabalho efetivo de análise linguística dos devidos processos. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos processos de flexão e derivação do substantivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-18 |
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dc.description.abstract |
The objective of this study is to analyze how a textbook works with the noun inflection and
derivation processes. To do so, we elaborate a theoretical basis starting from notes about the
textbook, ending with the concepts and criteria of flexion and derivation established by
Mattoso (2004). Then, we verified if the 6th year of Elementary School textbook dealt with
the noun inflection and derivation processes; after this, we examine the concepts worked on it;
and later we describe how it treats noun inflection and derivation processes. The theoretical
framework of this study was Descriptive Structuralism based on the discussions of Mattoso
(2004) regarding flexion and derivation of the noun; Coast; Freitag; Motta (1993) when we
pointed out some considerations about the use of the textbook and its functions; as well as in
the Parâmetros Curricularees Nacionais (PCN, 1998) and in the Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), when we focused on the linguistic analysis and the objectives of
Portuguese language teaching for Elementary School, not mentioning other authors who
follow this strand and that helped us with their theories. This is a quantitative-qualitative
documentary research. The research universe was the four textbooks of PORTUGUÊS
LINGUAGENS collection. From this universe, we selected as corpus of analysis the book of
the 6th year destined to elementary students. The categories of analysis were the criteria of
regularity/irregularity, agreement/non-agreement, non-optionality/optionality that define the
noun inflection and derivation processes according to Mattoso (2004). The analysis result
indicated that 29% of the textbook activities work inflection or derivation of the noun in a
complete way, which corresponds to 07 activities, 21% work incompletely, which corresponds
to 05 activities, and 50% do not work the noun inflection and derivation processes. From this
result, we consider that there is a low percentage of effectiveness related to linguistic analysis
of the referred processes. |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8869 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-05T14:37:16Z |
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dc.date.available |
2019-11-05 |
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dc.date.available |
2019-11-05T14:37:16Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Substantivo |
pt_BR |
dc.subject |
Flexão e derivação |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Noun |
pt_BR |
dc.subject |
Flexion and derivation |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ESTRELA, Noábia Maria de Freitas. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the processes of flexion and derivation of the noun in textbook of the 6th grade of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ESTRELA, Noábia Maria de Freitas. Análise dos processos de flexão e derivação do substantivo no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
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