DSpace/Manakin Repository

Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PRATA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.advisor1ID FURTADO, Q. V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8795834940015902 pt_BR
dc.contributor.referee1 PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
dc.contributor.referee2 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata
dc.description.resumo Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
dc.date.accessioned 2019-11-05T17:59:44Z
dc.date.available 2019-11-05
dc.date.available 2019-11-05T17:59:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura de cordel e educação pt_BR
dc.subject Cordel e sala de aula pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano pt_BR
dc.subject Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais pt_BR
dc.subject Literatura del Cordón y Educación pt_BR
dc.subject Educación contextualizada pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Cord Literature and Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PRATA, Arysttótenes da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri. pt_BR
dc.title.alternative Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri. pt_BR
dc.identifier.citation PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo propone un análisis sobre el uso de la literatura de cordel, como una herramienta de ayuda en la educación y su relación con el contexto de la educación para la convivencia con el semiárido brasileño. La poesía popular, representada por el Cordel, como una manera de profesores cambiare pedagogías de enseñanza, recriando el escenario pedagógico proporcionando un desarrollo intelectual a través de la literatura popular de los áridos y su interacción con los profesores, estudiantes y contenidos diversos. El objetivo de este trabajo es reflejar sobre el uso de la literatura como una propuesta pedagógica en el proceso de contextualización de la educación en la región del Cariri Ocidental Paraibano. La investigación ha demostrado que tanto profesores como estudiantes del cariri paraibano, tiene una acogida positiva en relación a esta literatura, reconocen su valor literario y el atractivo de este tipo de lectura. Esta pesquisa tiene el propósito, esta investigación utiliza un enfoque cualitativo y se basa en las directrices de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) y Arievaldo Viana (2010). es


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta