dc.creator.ID |
TEMOTEO, T. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9118582018153035 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
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dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Mércia Cavalcanti da. |
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dc.contributor.referee2 |
PINTO, Zuleide Pereira dos Santos. |
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dc.description.resumo |
O avanço das tecnologias e mídias digitais traz consigo o surgimento de novos
gêneros textuais, impulsionando assim, a necessidade de a escola formar sujeitos
multiletrados. Nessa conjuntura questionamos como o professor poderá realizar
suas aulas de língua portuguesa de modo que forme estudantes multiletrados no
uso e produção dos gêneros textuais? Essa pergunta é a fonte norteadora que
direciona essa pesquisa, ao buscar na retextualização uma ponte para o processo
de ensino aprendizagem através dos gêneros, por meio dos multiletramentos. O
presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de retextualização do
gênero canção para o gênero hiperconto, por meio dos multiletramentos, como
prática pedagógica motivadora e significativa para alunos do século XXI. Para isso,
os estudos aqui apresentados estão fundamentados, especialmente, nos aportes
teóricos de Rojo (2012), ao abordar os multiletramentos e sua contribuição no ensino
de língua, Marcuschi (2008; 2010), com o processo de retextualização e o ensino
através dos gêneros textuais, Spalding (2010) e Dias (2012) com o gênero
hiperconto, e Tatit (2003) com o gênero canção. Quanto ao procedimento
metodológico, adotamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, pois
busca compreender como ocorre o processo de retextualização através dos
multiletramentos. Os resultados dos estudos apontam que, a retextualização de
gêneros textuais, através dos multiletramentos, é uma atividade que ocorre de forma
atrativa, significativa e eficiente, e, portanto, necessária para envolver os alunos em
suas práticas sociais. Nesse contexto faz-se necessário propiciar aos discentes
atividades que envolvam os novos gêneros textuais, como também os recursos
digitais, para que eles aprendam, de forma consciente e consistente, os mecanismos
de leitura e produção de texto, de forma motivadora, tornando-se sujeitos capazes
de atuar criticamente em seu espaço social. Para finalizar, propomos uma atividade
de retextualização do gênero canção para o gênero hiperconto, sob uma perspectiva
dos multiletramentos, a ser realizada numa turma de 2º ano do Ensino Médio, com a
intenção de contribuir para o trabalho docente em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O uso dos multiletramentos em sala de aula: uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-06 |
|
dc.description.abstract |
As the digital technologies and digital media evolve, new textual genres are
emerging, thus boosting the need for the school to form multilevel individuals. In this
context, we asked how the teacher could perform his / her Portuguese language
classes so that he / she would train multilevel students in the use and production of
textual genres? This question is the guiding source that directs this research, when
seeking in the retextualization a bridge to the process of teaching learning through
the genres, through the multilettering [multiletramentos]. So, this work aims to
understand the process of retextualization of the genre song to the “hypertale”
[hiperconto] genre, through multilettering, as a motivational, meaningful pedagogical
practice for the student of the 21st century. For this, the studies presented here are
based, in particular, on the theoretical contributions of Rojo (2012), when addressing
the multilettering and its contribution in language teaching, Marcuschi (2008; 2010),
with the process of retextualization and teaching through textual genres, Spalding
(2010) and Dias (2012) with the genre hypertale, and Tatit (2003) with the song
genre. As for the methodological procedure, we adopted a qualitative bibliographical
research, because it seeks to understand how the retextualization process occurs
through multilettering. The results of the studies indicate that the retextualization of
textual genres through multilettering is an activity that occurs in an attractive,
meaningful, efficient way, and so, it is necessary to involve the students in their social
practices. In this context, it is necessary to provide students some activities that
involve the new textual genres, as well as digital resources, so that they can learn, in
a conscious and consistent way, the mechanisms of reading and producing a text, in
a motivating way, becoming individuals capable of acting critically in their social
space. In order to finish it, we propose a retextualization activity, from the song genre
to the hypertale genre, in a multilevel perspective, to be carried out in a 2nd year
High School class, with the intention of contributing to the teaching work in the
classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8879 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-05T21:44:25Z |
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dc.date.available |
2019-11-05 |
|
dc.date.available |
2019-11-05T21:44:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros Textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero-canção |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero - hiperconto |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Multilistings |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Song Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Hypercontender Gender |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Thaise Duarte Temoteo. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of multi-classroom in the classroom: a proposal of retextualization of orality for writing. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Thaise Duarte Temoteo. O uso dos multiletramentos em sala de aula: uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |