dc.creator.ID |
ESTRELA, W. K. A. Q. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0568592047974370 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.referee1 |
BRAGA, Elinaldo Mendes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.description.resumo |
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é oferecer meios para facilitar o letramento literário em
sala de aula, ressaltando a importância do professor para o êxito desse processo. Para
promover o ensino de literatura, será proposto que se utilize de adaptações cinematográficas
de obras literárias, em especial do conto de fadas Cinderela, como forma de resgatar a
interesse pelo texto original. Será feito um resgate da importância dos contos de fada para
atrair a atenção dos alunos, por serem texto curtos e de uma identificação com a vida dos
alunos, e demonstrar-se-á, através das adaptações fílmicas, que os contos de fadas têm uma
importância fundamental para o desenvolvimento intelectual da criança. O cinema é veículo
atraente para um resgate dos contos de fadas para os alunos, visto que as obras mais adaptadas
para o cinema na atualidade são contos de fadas, e esse dado deve ser levado em consideração
quando se trata também do seu uso na sala de aula. Por fim, será feita a proposta de uma
sequencia didática, utilizando-se da interface entre literatura e cinema, com o filme Cinderela
(2015), o qual servirá como uma proposta para a promoção do letramento literário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura e cinema: sequências didáticas com contos de fadas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this research is to offer ways in order to facilitate literary literacy in the classroom,
highlighting the importance of the teacher to the success of this process. To promote the teaching of
literature, it will be proposed the use of film adaptations of literary works, specially the fairy tale
Cinderella, as a way of stimulating student’s interest by the original text. It will be discussed the
importance of fairy tales to attract student’s attention, since they are short and students can relate
themselves to the story, and it will be shown, through film adaptations that the fairy tales have a
fundamental importance for the intellectual development of children. The cinema is an attractive
vehicle to the raising of interests on fairy tales and this data should be taken into consideration when it
comes to its usage in class. Finally, it will be proposed a didactic sequence based on the interface
literature and cinema with the movie Cinderella (2015) that will work as a proposal to promote literary
literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8880 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-05T22:28:22Z |
|
dc.date.available |
2019-11-05 |
|
dc.date.available |
2019-11-05T22:28:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura-ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura-cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema-sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de fada-cinderela |
pt_BR |
dc.subject |
Literature-teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema-classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Cinderella Fairy Tales |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ESTRELA, Werlaynne Kelly Anacleto Quaresma. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literature and cinema: didactic sequences with fairy tales. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ESTRELA, Werlaynne Kelly Anacleto Quaresma. Literatura e cinema: sequências didáticas com contos de fadas. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |